sábado, 21 de setembro de 2024

O "Já ganhou" e o "Salto alto" já perderam muita eleição por aí, a história mostra isso

 


Há duas fórmulas infalíveis para se perder uma eleição. Uma é adotar o otimismo exagerado e irresponsável do “já ganhou”. 

A segunda é a recusa à humildade de ir pedir votos possíveis nos redutos dos adversários. O cenário da derrota fica irreversível quando essas duas fórmulas se conjugam, criando uma mistura explosiva do “já ganhou” com “não preciso do seu voto”.

O otimismo do “já ganhou” não mobiliza, ao contrário, acomoda forças que poderiam estar em campo na busca dos apoios fundamentais para a vitória. 

Aos que dizem que a certeza otimista da vitória mantém a militância firme e aguerrida, eu contesto afirmando que o “já ganhou”ajuda é a abrir o flanco para os adversários corroerem as bases de apoio do candidato favorito. 

O “já ganhou” tem, sim, uma grande força mobilizadora, mas mobilizadora… do adversário! É traduzido por ele como desafio a ser superado. 

Já vi muito candidato, por excesso de otimismo, empáfia ou arrogância, dormir vitorioso e acordar derrotado.

Prudência e canja de galinha, não faz mal a ninguém...



ELEIÇÕES 2024: "Candidatos não poderão ser presos a partir deste sábado (21)"


A partir deste sábado (21), candidatos que estão disputando as Eleições Municipais de 2024 não poderão ser presos, salvo em caso de flagrante direto. A data marca 15 dias antes do primeiro turno.

O prazo está previsto no artigo 236 do Código Eleitoral. O texto traz também que mesários e fiscais de partido, durante o exercício de suas funções, não poderão ser detidos, salvo em caso de flagrante direto.

Para os eleitores, a medida passa a valer em 1° de outubro, cinco dias antes das eleições, até 48 horas depois do encerramento do pleito. A não ser que haja um delito flagrante ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto o eleitor não será detido.

O TSE esclarece que, ocorrendo qualquer prisão, o detido será imediatamente conduzido à presença do juiz competente que, se verificar a ilegalidade da detenção, a relaxará e promoverá a responsabilidade do coator.

De 5 a 7 de outubro, um dia antes até um depois do 1° turno, fica proibido a colecionadores, atiradores e caçadores transportar armas e munições em todo o território nacional.

Em razão da possibilidade de 2° turno em diversos municípios, também não podem circular armas e munições no período de 26 a 28 de outubro em todo o território nacional.

Metrópoles




SANTANA DO SERIDÓ: "Dra. Emanuella realiza uma das maiores movimentações políticas da história da cidade"


O sentimento de mudança tem tocado a população de Santana do Seridó, que saiu as ruas para dizer sim a Dra Emanuela e Nego de Deli em uma noite memorável.

Com a presença do Deputado Estadual Francisco do PT, o "time" de Lula lotou as avenidas, em um dos maiores comícios da história política da cidade.

O povo livre e sem amarras foi as ruas, com a esperança  e a fé, de que Dra Emanuella veio pra mudar a realidade, e transformar vidas, atrás de uma política séria, e voltada para os que mais precisam.

O aumento da participação popular nos atos políticos da Doutora, deixa claro que a mudança está mais perto do que se imagina.