quarta-feira, 30 de setembro de 2020

SALÁRIOS EM DIA: "Fátima anuncia pagamento de décimo e de salários atrasados"


A governadora Fátima Bezerra (PT/RN) fez há pouco pronunciamento pelas redes sociais para falar sobre o pagamento do funcionalismo público estadual. A chefe do Executivo potiguar falou sobre o décimo terceiro salário e os meses que estão em atraso.

Fátima Bezerra afirmou que a administração estadual pagará 40% do décimo terceiro salário ao funcionalismo público no próximo dia 10 de outubro e que os 60% restantes serão quitados em dezembro.

Sobre os dois meses em atraso (dezembro e décimo terceiro salário de 2018), ela afirmou que serão pagos no início de 2021. A governadora lembrou das dificuldades financeiras e fiscais porque passa o Estado, mas reafirmou a disposição de pagar os salários em dia.

Das 4 folhas salariais em atraso deixadas pela administração do ex-governador Robinson Faria (PSD), a gestão Fátima Bezerra quitou duas.

Fonte: Portal do RN



TSE lança campanha “#EuVotoSemFake”, contra a desinformação nas eleições


A nova campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a desinformação, “#EuVotoSemFake”, espera falar diretamente com o eleitor. A iniciativa, que será lançada nesta terça-feira (29), busca conscientizar os eleitores sobre o papel que eles têm na divulgação de informações verdadeiras durante as Eleições Municipais 2020 e sobre como podem se juntar à Justiça Eleitoral no combate à desinformação.

Segundo Thiago Rondon, coordenador digital de Combate à Desinformação do TSE, o principal objetivo da campanha é passar informações precisas sobre o processo eleitoral, como os cuidados sanitários para a realização do voto no dia das eleições, o funcionamento do fluxo de votação e as orientações para os eleitores em relação à apresentação de documentos, entre outras.

Blog do Seridó




ATUAÇÃO: "Francisco do PT ressalta protagonismo do seu mandato na construção do Marco Regulatório do Desenvolvimento Territorial do RN"


Em parceria com o mandato do deputado estadual Francisco do PT, a Secretaria Estadual de Planejamento e Finanças (Seplan), promoveu hoje (30 de setembro), de forma virtual,  o Seminário: “Marco Regulatório do Desenvolvimento Territorial do RN”, cujo objetivo foi recepcionar contribuições e firmar compromissos com a construção da iniciativa legislativa que regulará as ações governamentais por meio dos Territórios da Cidadania.

O mandato do deputado estadual Francisco do PT tem contribuído de forma proativa com a temática, inclusive elaborou uma primeira versão da minuta do Marco Regulatório do Desenvolvimento Territorial do RN, que foi entregue a Seplan para servir de base de discussão e formulação da versão final, que será encaminhada pela governadora Fátima Bezerra a Assembleia Legislativa do RN.

“Sou entusiasta da abordagem territorial das políticas públicas desde os tempos em que fui prefeito de Parelhas, pois percebi que é o caminho indutor da promoção do desenvolvimento social e da redução das desigualdades”, ressaltou Francisco do PT ao destacar que o seu mandato animou o processo de retomada da rede estadual dos Colegiados Territoriais do RN, com uma reunião em Lajes, no início do ano, depois seguidas por várias outras virtuais, além de live sobre a temática, que contou com a participação da doutora em economia Tânia Bacelar (referência internacional no assunto).

Em sua fala, a governadora Fátima Bezerra fez questão de frisar o empenho do deputado Francisco do PT na construção do marco. “O deputado Francisco do PT tem dado uma contribuição imensa na a elaboração coletiva do Marco Regulatório do Desenvolvimento Territorial do RN, que será um feito histórico para o planejamento, a execução dos recursos e investimentos públicos do Governo do Estado”, completou Fátima. 

Os 10 territórios do RN são: Alto Oeste, Sertão do Apodi, Seridó, Vale do Assu, Potengi, Trairi, Agreste e Litoral Sul, Mato Grande, Terras Potiguares e Sertão Central.



CURIOSIDADES ELEIÇÕES 2020: "Eleitorado do RN cresceu 11% nos últimos dois anos"


Nos últimos dois anos, o eleitorado potiguar cresceu cerca de 11%. Enquanto nas Eleições de 2018 o estado teve 2.373.691 eleitores, em 2020, o número de pessoas aptas a votar nas Eleições Municipais é de 2.447.178, de acordo com dados levantados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). Com 52,8% dos registros, as mulheres são maioria do eleitorado no RN, enquanto homens representam 47,1% dos votantes.

Na divisão por faixa etária, os mais jovens (entre 16 e 17 anos) representam apenas 1,12% do eleitorado. Vale lembrar que o voto é facultativo a partir dos 16 anos de idade, mas não é obrigatório antes dos 18 anos. O número de eleitores com idade entre 18 e 24 anos representa 13,3% do total. Já os votantes que têm entre 25 e 34 anos são 22,01%. Aqueles entre os 35 e 44 anos, 20,87%. Entre 35 e 59 anos, o número representa 24,38%. Dos 60 aos 69, são 9,93%.

Blog do Seridó



Deputado Francisco do PT homenageia a UERN pelos 52 anos de fundação


O deputado estadual Francisco do PT apresentou, nesta terça-feira (29), na Assembleia Legislativa do RN, “Voto de Louvor” em alusão aos 52 anos de história da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). 

“A UERN é a terceira maior universidade estadual do Nordeste, com atuação em 18 municípios, espalhada por todas as regiões do RN. É uma das principais instituições de ensino superior do nosso estado e cumpre papel fundamental na interiorização e democratização do ensino superior. Sem a menor sombra de dúvida, a UERN é um dos maiores patrimônios e motivo de orgulho para todo o povo potiguar”, justificou Francisco do PT a homenagem apresentada. 

Nas redes sociais, o parlamentar lembrou a importância da instituição para o povo do Rio Grande do Norte. "Orgulho Gigante! É o que nós potiguares temos desse nosso patrimônio. São 52 anos formando cidadãos (ãs) e excelentes profissionais, que contribuem para o desenvolvimento de nosso Estado e nosso país", destacou o parlamentar.

Francisco lembrou ainda que o mandato dele estará sempre em defesa da Universidade. "Nossa defesa agora é pela aprovação do projeto de lei do Governo do Estado, que garante a nomeação de reitores(as) eleitos(as). Nossa luta será sempre por uma educação democrática e inclusiva", completou.

História 

A UERN foi criada em 28 de setembro de 1968, pela Lei Municipal nº 20/68. Nasceu com o nome de Universidade Regional do Rio Grande do Norte – URRN, vinculada à Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte – FURRN. Em 1987, com a edição da lei estadual 5.546, a universidade foi estadualizada.