.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

ELEIÇÕES 2016: "Continua “fria” a política em Currais Novos

Parece até que existe o desafio do balde de gelo na política da Princesa do Seridó, este ano. Pois bem, enquanto todas as cidades da região estão com suas movimentações políticas a todo vapor, Currais Novos parece até não fazer parte do calendário político nacional.
Em contato com assessores de candidatos a prefeito, a conversa é uma só: “Não temos dinheiro para gastar, estamos esperando os adversários caírem em campo”.
O município conta hoje com cinco candidatos a prefeito, contudo, o número de eleitores indecisos ainda é muito grande.

Jean Souza

SERIDÓ: "17 cidades pediram presença das Forças Armadas no dia das eleições"

No Rio Grande do Norte 52 Zonas Eleitorais compostas por 121 municípios solicitaram reforço policial para as eleições 2016. Os MUNICÍPIOS da região Seridó do RN que integram as Zonas Eleitorais que solicitaram Tropas Federais foram: ACARI, BODÓ, CAICÓ, CARNAÚBA DOS DANTAS, CRUZETA, FLORÂNIA, IPUEIRA, JARDIM DE PIRANHAS, JUCURUTU, SANTANA DO MATOS, SÃO FERNANDO, SÃO JOÃO DO SABUGI, SÃO JOSÉ DO SERIDÓ, SÃO VICENTE, SERRA NEGRA DO NORTE, TENENTE LAURENTINO CRUZ e TIMBAÚBA DOS BATISTAS.
Os motivos são diversos. Em sua maioria, a insegurança pública registrada em algumas localidades e o pleito municipal apresentar, na maioria das vezes, uma disputa mais acirrada, predominam as justificativas.
Aprovado pelo pleno do Regional potiguar, as reivindicações seguem para o deferimento ou não do Tribunal Superior Eleitoral, a quem compete, quando ratificada a necessidade, solicitar junto ao Governo Federal.

Candidata à vereadora de Natal, Wilma lança site da campanha

A ex-governadora e candidata a vereadora de Natal, Vilma de Faria, lançou neste sábado o site oficial de sua campanha. No endereço www.vilmadefaria.com.br os eleitores podem encontrar informações sobre a história política da candidata, explorar um novo meio de comunicação entre a atual vice-prefeita e a população natalense. Outra ferramenta disponível na plataforma é um mapa com suas obras.
No site de campanha da presidente estadual do Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), o primeiro material disponível é o Manifesto de Amor a Natal. Um vídeo com Vilma declarando seu amor pela cidade onde construiu sua carreira de guerreira e representante popular, relembrando seus marcos políticos, sua experiência e encerrando com um convite a todos que a apoiam e aprovam seu trabalho para estarem do mesmo lado no dia 2 de outubro, dia das eleições.

ROBINSON FARIA: “Se o Brasil não afundar, concluiremos o saneamento básico de Natal”

Para o governador Robinson Faria (PSD), não existe cidade inteligente e desenvolvimento sustentável se não existir saneamento básico. 
Ele pretende concluir o projeto do Governo Rosalba de deixar Natal 100% saneada até 2017. Com recursos do Governo Federal. 
“Se o Brasil não afundar, concluiremos o saneamento básico de Natal”, discursou Robinson

PARNAMIRIM: "Taveira abre vantagem sobre adversários, aponta Pesquisa Certus"

O vereador Rosano Taveira (PRB), aumenta a vantagem sobre os adversários na corrida eleitoral em Parnamirim. É o que revela a segunda rodada de pesquisa da Certus/Nominuto para prefeito do município. 
Segundo os dados da pesquisa estimulada divulgados hoje (29), Taveira tem 25,75% das intenções de voto, seguido por Carlos Augusto (PSD) com 11,75% das preferências. 
Em terceiro lugar, a Certus aponta o vereador Ricardo Gurgel (PSB) com 11,25%.
O candidato Tita Holanda (PSOL) aparece em quarto lugar com 1,50% das citações. 
Nenhuma das opções somou 24,25%, e os que não souberam responder totalizaram 25,25%.
Nenhuma resposta totalizou 0,25%.
A pesquisa da Certus em Parnamirim foi contratada pelo portal Nominuto.com, e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com nº de protocolo RN - 03999/2016.
A Certus entrevistou 400 eleitores do município de Parnamirim entre os dias 21 e 22 de agosto. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

Dilma se compara a Getúlio e diz que impeachment é “pena de morte política”

A presidente afastada, Dilma Rousseff, se comparou a ex-presidentes que deixaram o cargo ao discursar no Senado nesta segunda-feira (29) para se defender do julgamento do processo de impeachment. Ela citou três ex-presidentes: Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart. No discurso, Dilma também chamou o impeachment de “golpe” e “pena de morte política”.
“O presidente Juscelino Kubitschek, que construiu essa cidade, foi vítima de constantes e fracassadas tentativas de golpe”, afirmou. “O presidente João Goulart (…) superou o golpe do parlamentarismo, mas foi deposto e instaurou-se a ditadura militar em 1964. O presidente Getúlio Vargas, que nos legou a CLT e a defesa do patrimônio nacional, sofreu uma implacável perseguição, a hedionda trama orquestrada pela chamada República do Galeão, que o levou ao suicídio”, declarou.
Ela discursou por quase 50 minutos e foi aplaudida ao final. Em alguns momentos do discurso, como ao relembrar o câncer, a presidente se emocionou e embargou a voz.

PARELHAS: "Justiça eleitoral irá multar em 5 mil reais quem divulgar gravações feitas clandestinamente"

Por decisão da Justiça Eleitoral, fica proibida a divulgação em comícios ou outros atos públicos e nas redes sociais a gravação clandestina destinada a manchar a imagem do candidato Alexandre Petronilo.
O juiz ainda fixou multa de 5000 reais por divulgação em ato público e de 1000 reais por dia nas divulgações nas redes sociais.


BRASIL: "Dilma é julgada por ladrões e vigaristas, diz ex-marido"

O advogado Carlos Araújo, ex-marido de Dilma Rousseff (PT), afirma que a presidentepetista está sendo julgada por um bando de ladrões e vigaristas. De sua casa em Porto Alegre, ele concedeu longa entrevista à jornalista, Cynara Menezes, do blog Socialista Morena.
Araújo diz que seu principal sentimento diante do processo de impeachment é da ex-companheira de lutas contra a ditadura é de indignação: “Não tem nada contra ela, é julgada por um bando de ladrões, vigaristas e pessoas sem escrúpulos. Essa é a inversão dos fatores, uma coisa inacreditável. O New York Times publicou uma matéria longa dizendo exatamente isso, é inconcebível. A história vai marcar isso e pode ser ainda na nossa era.”
Polêmico, o ex-militante da resistência à ditadura diz que o PT quer cristianizar a ex-mulher. “O PT nunca suportou a Dilma. Quer se ver livre dela para atribuir a ela todos os problemas que estão enfrentando”, afirma.
Araújo afirma que parte do poder econômico se voltou contra Dilma, usando recursos e influência para dar suporte ao golpe. “O Trabuco e o pessoal do Itaú a apoiaram, mesmo nessa crise. Quem se voltou contra ela, e essa é uma questão que o Brasil tem que examinar, foi a Fiesp. Foi a Fiesp quem comandou isso aí tudo. A Fiesp vem sendo um baluarte reacionário desde 1932”, denuncia.

ELEIÇÕES 2016: "Redes sociais de candidatos estão na mira da justiça eleitoral"

As redes sociais são o maior alvo das ações na Justiça Eleitoral para remoção de conteúdo, segundo levantamento feito pela Fundação Getulio Vargas. O estudo, que considerou 484 processos abertos nas eleições de 2014, em todo o país, indicou que 56,9% das demandas visavam postagens em espaços como Facebook, Twitter e Youtube. Segundo os dados preliminares divulgados hoje (26), os blogs vêm em seguida como alvo preferencial das ações (12%), depois as páginas da administração pública direta (11,4%) e os portais de notícias (9,7%).

Em caráter liminar, 66% das ações propostas foram deferidas, pelo menos parcialmente. Nas sentenças, o índice de deferimento se reduz ligeiramente e fica em 62%. Enquanto nos acórdãos, quando o caso é apreciado por um grupo de magistrados, o índice de aceitação dos pedidos de remoção de conteúdo é de 58%.

A maior parte das ações foi iniciada por partidos ou coligações (46,7%) e, em seguida, estão as demandas feitas diretamente por candidatos (30,3%) e pela imprensa (22,8%). A maior parte dos réus nos processos eram os próprios candidatos (43,6%), depois as pessoas físicas, com 17,7% e os provedores que oferecem plataforma ao conteúdo (14,6%).

Os dados que compõem a pesquisa foram coletados a partir de todos os processos disponibilizados online pelos tribunais regionais eleitorais das 27 unidades da federação e pelo Tribunal Superior Eleitoral.

ECON: "Especialistas da Semana de 29 de agosto á 03 de setembro. Confira!"


PARELHAS: "Em noite memorável Alexandre Petronilo lança Francisco para deputado estadual em 2018"

A Praça Arnaldo Bezerra foi palco de uma das maiores concentrações políticas já realizada em Parelhas.
O povo saiu as ruas, demonstrando que já decidiu por Alexandre e Nazilda, para conduzirem os destinos da cidade á partir de janeiro de 2017.
Em mais um discurso empolgante, o prefeito Francisco, reafirmou o compromisso da Senadora Fátima Bezerra com a candidatura de Alexandre.
"Eu quero dizer que aqui na cidade de Parelhas a Senadora tem lado Alexandre, e esse lado é o do seu partido, o PT, é o lado de Dr. Antônio, de Nazilda é o lado da nação bacurau".
Em seu discurso, o candidato a prefeito Alexandre Petronilo,lançou o nome do prefeito Francisco, para Deputado Estadual em 2018.
"Eu queria pedir o voto de todos vocês, para prefeito, mas também para vereador, temos que fazer a maioria na Câmara Municipal, para não acontecer o que aconteceu com o doutorzinho, que teve as suas contas reprovadas. Não podemos deixar que aconteça o mesmo com o Prefeito Francisco, porque vamos eleger esse mago trabalhador, para deputado estadual em 2018". Discursou Alexandre, arrancando aplausos da mutidão presente.