terça-feira, 5 de novembro de 2019
FÁTIMA BEZERRA: "Nossa aposta de desenvolvimento vem com um esforço concentrado para melhorar o ambiente de negócios no RN"
O Governo do Rio Grande do Norte promoveu nesta segunda-feira (4), no escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo, o RN Invest: um evento para apresentar as potencialidades do RN ao público empresarial e atrair investimentos para o estado. Elaborado no formato de Roadshow, o ciclo de debates foi marcado por apresentações sobre os principais setores do mercado potiguar, dentro da nova política de desenvolvimento econômico do Estado, e cases de sucesso de empresas sediadas no RN.
“Nossa aposta de desenvolvimento vem com um esforço concentrado para melhorar o ambiente de negócios no RN”, declarou a governadora Fátima Bezerra. E acrescentou: “Reformulamos nossa política de incentivos fiscais e adotamos medidas para garantir segurança jurídica, eficiência e agilidade nos processos de licenciamento ambiental”.
O diálogo com os setores, a profissionalização e modernização da gestão pública e a ética na administração foram as três principais diretrizes apresentadas pela governadora para a construção de políticas públicas que promovam o crescimento econômico e a geração de empregos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, reforçou a importância de uma política pautada no diálogo, e citou iniciativas como criação das Câmaras Setoriais, a realização das Feiras Regionais de Negócios, Ciência e Tecnologia a cada três meses, a modernização dos incentivos fiscais e a criação de novos incentivos, e o esforço do Governo em levar conectividade a todos os municípios do RN. “A conectividade hoje é indispensável para o desenvolvimento pleno”, defendeu o secretário.
Representantes de empresas situadas no território potiguar apresentaram o painel “Por que investir no Rio Grande do Norte”. Luís Barcelos, proprietário da Agrícola Famosa, maior produtora de melões do mundo, localizada em Mossoró, explicou os motivos de sucesso do empreendimento no Rio Grande do Norte, em especial os recursos naturais disponíveis no estado. “Eu sou testemunha viva de que ir para o RN é uma iniciativa fadada ao sucesso”, disse. Segundo o empresário, o povo potiguar é “extremamente acolhedor e trabalhador”.
O diretor-presidente do grupo Três Corações, Pedro Lima, destacou as medidas da atual gestão para tornar o estado mais competitivo. “A governadora Fátima Bezerra tem feito um trabalho dedicado e focado em medidas para colocar o Rio Grande do Norte no caminho do desenvolvimento”.
E o presidente do grupo Coteminas lembrou o pai já falecido, empresário José de Alencar, para ressaltar a decisão acertada de escolher o RN para investir. “Meu pai costumava dizer que o que importa é o bem comum, as políticas certas para nos colocarmos no caminho certo. E a governadora sabe o que é certo e está implementando no estado o que é certo”.
Marcelo Alecrim, membro do Conselho de Administração da ALE, lembrou do sonho de ver sua empresa grande, a trajetória até se tornar a maior empresa privada do estado na sua área de atuação e agradeceu o empenho da governadora Fátima Bezerra em estabelecer um ambiente de proximidade com a classe empresarial. “Vejo esse momento como um momento importantíssimo para o RN e o mais importante é a gente não ficar ilhado”. O empresário finalizou o painel demonstrando sua satisfação com a atual gestão do Estado em relação ao desenvolvimento econômico. “A empresa vai continuar no RN por uma promessa que você me fez, de olhar para os empresários, e fico feliz de ver que isso está dando resultado”.
Para os empresários que participaram, o evento teve uma avaliação bastante positiva. “Esse tipo de encontro é fundamental e tem de ser feito. Eu parabenizo a governadora pela iniciativa, porque o setor privado, ou seja, o investidor, quer ouvir da governadora quais são as visões, qual é a política, quais são os apoios. O empresário precisa ouvir isso da chefe do Executivo e não apenas ouvir falar. O governo do RN está de parabéns”, disse Sérgio Rodrigues Costa, CEO e fundador da empresa Streams Investimentos.
Assecom RN
"Deoclécio Marques NÃO deixará de realizar cirurgias ortopédicas", garante Secretaria de Saúde
Natal (RN), 4 de novembro de 2019
Cirurgias ortopédicas no Hospital Deoclécio Marques
"A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que o Hospital Deoclecio Marques não deixará de realizar cirurgias ortopédicas.
No último dia 31 de outubro, foi encerrado o contrato que previa a realização de procedimentos pela Coopmed nessa unidade de saúde. Ressalta-se que não havia a possibilidade de renovação, pois o contrato já estava em excepcionalidade, e que as negociações com a cooperativa já vinham sendo realizadas.
Existe, atualmente, um processo licitatório para contratação de empresa para realização de plantões de ortopedia. Além disso, também está em tramitação chamada pública para contratação de empresa para realização de procedimentos cirúrgicos, incluindo ortopedia.
Até que os processos sejam concluídos, uma equipe de ortopedistas estatutários da Sesap realizará as cirurgias no Hospital Deoclécio Marques. Está vigente o contrato com prestadores da rede privada para realização de cirurgias ortopédicas.
Os serviços de ortopedia dos Hospitais Walfredo Gurgel, Deoclécio Marques e Ruy Pereira funcionarão de forma integrada para atendimento da demanda, com reorganização dos fluxos de atendimento."
Destaca-se, ainda, que está prevista a nomeação de 134 novos médicos servidores, sendo 42 ortopedistas.
SESAP.
JANAINA PASCHOAL: "Ou Bolsonaro melhora ou será necessário construir uma alternativa"
A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) afirmou nesta segunda-feira que existe o risco de o presidente Jair Bolsonaro não concluir seu mandato por conta de maus aconselhamentos e de erros da sua família. Para Janaína, “ou ele (Bolsonaro) melhora” ou será necessário “construir uma alternativa”.
Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, Janaína disse que não vê nenhuma acusação que atinja Bolsonaro ou algum de seus filhos, mas que erros políticos podem enfraquecê-lo a ponto de ele não conseguir manter sua sustentação no cargo até 2022.
“Acho que há [risco]. Não pela prática de crimes, mas ele se circulou de pessoas que não o aconselham bem” disse Janaína e emendou “tem situações em que ele cria conflitos onde flagrantemente não precisa. E não é só ele, é a família”.
A deputada não explicou qual seria a alternativa caso Bolsonaro perdesse o cargo. Segundo ela, a retórica contra a democracia e pró-ditadura usada em determinados momentos pelo vereador Carlos Bolsonaro e pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro é digna de críticas, mas não é surpresa.
“Eles acreditam nisso mesmo. Eles nunca mentiram, durante a campanha ou quaisquer entrevistas. Mas o país tem instituições fortes o suficientes para que fique claro que não existe espaço para isso. Eles pensam muito com esse saudosismo de 1964” disse a deputada.
Segundo Janaína, não há risco de crescimento de autoritarismo no governo pela falta de apoio do presidente pelos “formadores de opinião”.
Ao longo do programa, a deputada também defendeu a atuação do ministro da Justiça Sérgio Moro. “Não sinto nele um desejo de intervenção para melhorar a situação para o presidente. Não vejo o ministro Moro como um advogado do presidente como no passado recente.”
ESTADÃO CONTEÚDO
Francisco do PT defende uma reforma tributária que promova desenvolvimento com justiça social
Em audiência pública realizada na manhã de hoje (04), na Assembleia Legislativa do RN, que debateu o atual modelo tributário brasileiro e as propostas de reforma que tramitam no Congresso Nacional, o deputado estadual Francisco do PT defendeu a ideia de que qualquer mudança que venha a ser pautada caminhe no sentido de corrigir as distorções existentes com vistas a promover justiça social.
Propositor da audiência, Francisco do PT, que é membro da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, frisou que essa pauta não vem de hoje, e, apesar da importância, ainda não avançou como prioridade no Congresso Nacional. “Esperamos que essa audiência contribua na mobilização por uma modificação no sistema tributário brasileiro, tornando-o mais justo para o povo”.
O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do RN (SINDIFERN), Carlos Roberto, disse que a reforma tributária deve ser considerada como pauta prioritária para o país. “É a mais urgente e importante”. O secretário estadual adjunto de Tributação, Manoel Assis, considerou também a relevância do tema. “Discutir o pacto federativo passa obrigatoriamente pela reforma tributária. Tudo que diferir a isso é falácia”.
O auditor fiscal e representante do RN na COTEPE/ICMS, Augusto Dutra, considerou que a reforma tributária solidária “é a verdadeira reforma”. Segundo ele, essa reforma poderá fazer o Brasil crescer, gerar emprego e renda. Na ocasião, detalhou os projetos em tramitação na Câmara (PEC 45) e no Senado (PEC 110), evidenciando a proposta de Reforma Tributária Solidária, defendida por entidades representativas de servidores do Fisco.
O vice-presidente de Estudos e Assuntos Tributários da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil - ANFIP, Cesar Roxo Machado, apresentou o projeto “Reforma Tributária Solidária”, que objetiva tributar menos o trabalho e o consumo, e, mais a renda e o patrimônio.
Durante a apresentação, Cesar Roxo defendeu que o sistema tributário da forma como tem sido discutido no Congresso Nacional está longe de representar soluções para o financiamento de políticas de proteção social. “A carga tributária do Brasil é uma das mais altas do mundo. Com isso, o nosso sistema tributário é altamente regressivo, o que aprofunda a desigualdade, atrasa e impede o crescimento e o desenvolvimento do país. Agora, cabe ao Estado mudar esse cenário”.
Presentes também na atividade o Controlador Geral do RN, Pedro Lopes, o presidente FENAFISCO, Charles Alcantara, o presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/RN, Igor Silva e os representantes Igor Farias (FECOMÉRCIO), José Bezerra (FIERN) e Henrique Freitas (Delegacia Sindical do RN no SINDFISCO Nacional).
Avião que levava governador Paulo Câmara apresenta defeito no Recife
Um avião em que viajavam o governador Paulo Câmara (PSB) e secretários estaduais apresentou um problema técnico, nesta segunda-feira (4). A aeronave, operada pela companhia aérea Gol, fazia a rota entre o Recife e o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Segundo a assessoria de comunicação do governo, a comitiva seguiu no mesmo voo.
Estavam no avião com o governador os secretários de Imprensa, Eduardo Machado, e de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, e um ajudante de ordens, que não teve o nome divulgado. O voo 01557 estava previsto para decolar às 13h50. Segundo a Gol, o avião apresentou uma limitação técnica antes da decolagem.
O problema ocasionou atraso na decolagem, que ocorreu às 14h50, após todas as verificações. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) confirmou a ocorrência.
G1/PE
Tales Vale
CASO MARIELLE: "Carlos Bolsonaro divulgou voz de outro porteiro e não o que disse ter falado com “Seu Jair”
Uma das grandes contradições da investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), especialmente no envolvimento do nome de Jair Bolsonaro, é a anotação feita por um porteiro do condomínio Vivendas da Barra – onde o atual chefe do Planalto tem duas residências – de que o ex-PM Élcio de Queiroz teria anunciado a casa 58 (de Jair Bolsonaro) para entrar no local no dia do crime.
Élcio de Queiroz é apontado como motorista do veículo que operou os assassinatos de Marielle e seu motorista, Anderson Gomes, no dia 14 de março de 2018. Horas antes dos assassinatos, chegou ao condomínio e, de acordo com uma anotação feita num caderno por um dos porteiros, que prestou depoimento no caso, chamou pela casa 58, mas ao entrar, se direcionou para a residência de Ronnie Lessa, outro ex-PM acusado de ser o autor dos disparos.
Em seu depoimento à polícia, o porteiro declarou que, ao ligar para a casa 58, teve a liberação de “seu Jair” para a entrada de Élcio. Neste dia, Jair Bolsonaro, então deputado federal, estava em Brasília.
No dia seguinte a uma reportagem do Jornal Nacional revelando o envolvimento do nome de Bolsonaro na investigação, por meio do depoimento do porteiro, o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente, divulgou um vídeo nas redes sociais demonstrando que, de acordo com os registros da portaria do condomínio, o porteiro telefonou para a casa 65 (de Ronnie Lessa) e teve a liberação do próprio para que o veículo de Élcio pudesse entrar.
Novidades na investigação da Polícia Civil do Rio de Janeiro agora revelam, de acordo com o colunista Lauro Jardim, que “o porteiro que prestou depoimento e anotou no livro o número 58 (o da casa de Jair Bolsonaro) não é o mesmo que fala com o PM reformado Ronnie Lessa (dono da casa 65) no áudio divulgado por Carlos Bolsonaro e periciado em duas horas pelo Ministério Público. Trata-se de outro porteiro”.
“O porteiro que prestou os dois depoimentos em outubro — e disse ter ouvido o o.k. do ‘seu Jair’ quando Élcio Queiroz quis entrar no condomínio — ainda está de férias”, informa ainda o colunista.
Assinar:
Postagens (Atom)