.

sexta-feira, 11 de maio de 2018

MANDATO POPULAR: "Vereador Frank Professor apresenta projeto que cria Frente Parlamentar em defesa da educação"

Foi apresentado na sessão de ontem (10/05) pelo vereador Frank professor, o Projeto de Resolução 001/2018, que dispõe sobre a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Educação Parelhense.

A Frente Parlamentar em Defesa da Educação, terá como finalidade propor, discutir, incentivar, implementar, acompanhar e fiscalizar as políticas públicas voltadas à educação do município de Parelhas nas suas diversas formas.

Compete também à Frente Parlamentar, acompanhar o bom funcionamento das escolas com a finalidade ser um espaço de interlocução entre os vereadores e Sociedade Civil referente a temas ligados a educação.


PARELHAS: "Suplente de vereador Dedeca tomou posse na manhã de hoje"

Como o Blog havia anunciado, o segundo suplente de vereador José Tadeu Pereira Vilar, tomou posse na manhã de hoje(11), no anexo da Câmara Municipal, na vaga deixada pelo 1º suplente Messias Medeiros.

Dedeca, ocupará o cargo por pelo menos trinta dias, tempo que durará a licença do vereador José Patrocínio Neto.

José Tadeu Pereira Vilar, que é conhecido popularmente como Dedeca, já foi vereador e presidente da Câmara.


VEREADOR POR UM DIA: "Messias Medeiros assume mandato, pede licença e volta á Secretaria"

O vereador Messias Medeiros(PT), assumiu ontem(10), durante a sessão da Câmara a cadeira de vereador deixada por Netinho Senador, que precisou tirar uma licença por pelo menos 30 dias.

Pois bem, Messias Medeiros 1º suplente na coligação, assumiu o mandato, participou da sessão, mas vai pedir licença também, para voltar a assumir a Secretaria de Turismo. 

Entenderam? Não né? Eu explico!

Como o prazo da licença do vereador Netinho Senador, hipoteticamente, será de apenas trinta dias, o suplente de vereador Messias Medeiros, achou por bem ficar mesmo á frente da Secretaria, mas para isso, teria que assumir o mandato, depois, pedir licença ao presidente da Casa, para só então reassumir  o seu posto no Turismo.

Meio enrolado, mas foi isso mesmo. 

Netinho se licenciou do mandato, assume o 1º suplente, o 1º suplente pede uma licença e reassume a secretaria, tudo certo? 

Não, a vaga de Netinho ainda está aberta, e será chamado para assumir, o 2º suplente da coligação, José Tadeu Pereira Vilar(Dedeca), que deverá tomar posse nas próximas horas.

Por que Messias fez isso se sempre sonhou com o mandato de vereador?  

Aí, só ele poderá explicar!





OPORTUNIDADE: "Educação do RN abre edital para contratação de professores temporários"

A Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte publicou um edital para a contratação temporária e formação de cadastro de reserva para o cargo de professor da rede pública de ensino. O número de vagas não foi definido em razão da variabilidade da demanda. Contudo, os contratados devem atuar em centros e escolas estaduais de Educação Profissional distribuídos em cidades que compõe as 16 Diretorias Regionais de Ensino(Direc).
A remuneração prevista é de até R$ 2.414,32, para a carga horária de 30h. A vigência do contrato é de 12 meses, prorrogável por igual período. A Seec informou que a publicação das vagas com a respectiva convocação dos candidatos selecionados ocorrerá posteriormente, “em qualquer data dentro da validade do processo seletivo”. O edital tem validade de um ano.
As vagas são em diversas áreas de formação: informática, administração, recursos humanos, engenharia elétrica, engenharia eletrônica, engenharia industrial e sistemas elétricos, segurança no trabalho, guia de turismo ou gestão de turismo, de meio ambiente ou gestão ambiental.

POLÍTICA: "PT reúne técnicos para construir programa de governo para Fátima Bezerra"

Fátima vai levar para o debate, durante a campanha, a rediscussão dos orçamentos dos poderes estaduais e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do RN, o Proadi.
Nos bastidores do PT, a informação é que mais de 100 pessoas estariam envolvidas na discussão desse projeto. A maior dor de cabeça está sendo encontrar uma receita para fazer o Estado melhorar suas finanças públicas, sem que isso signifique cortar ou congelar gastos públicos. Alias, não só isso: ter ainda dinheiro para melhorar a saúde, a educação e, principalmente, a segurança.
Oficialmente, o PT tem evitado falar sobre isso. Até porque as propostas que estão sendo apresentadas ainda passarão pelo “crivo” dos aliados e, principalmente, da sociedade. “Tenho absoluta noção da situação que está hoje o RN. Tanto é que meu partido está neste exato momento, através de técnicos, professores, das universidades, dos institutos federais, especialistas das mais diversas áreas, debruçado sobre fazer um estudo sobre o estado, para que a gente possa ter uma proposta para apresentar para os aliados e, depois, para a população”, afirmou Fátima Bezerra, em entrevista recente.
Apesar de evitar detalhar as propostas, a própria Fátima já antecipou algumas propostas, como, por exemplo, a necessidade de revisar a divisão do orçamento entre os poderes. “Não acho sensato o funcionalismo dispor de um mínimo calendário de pagamento, enquanto tem poder onde até sobra de dinheiro”, antecipou a senadora.
Outra proposta já soltada pela pré-candidata diz respeito a rediscussão do Proadi, o programa de apoio e incentivo ao desenvolvimento da indústria do RN, e também de combate à sonegação de impostos.
Agora RN