quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Fátima participa em Brasília de assinatura da portaria estabelecendo as 53 metas do Plano Nacional de Cultura




 Foto: Assessoria/Fátima
 Fátima Bezerra discursa na cerimônia de lançamento das metas do PNC


A deputada federal Fátima Bezerra participou nesta terça-feira(13) da assinatura na manhã das portarias que estabelecem as metas do Plano Nacional de Cultura (PNC) e o lançamento das diretrizes para a implantação do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). Fátima foi a relatora do PNC na Câmara.

A cerimônia foi realizada na Sala Cássia Eller, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em Brasília. O PNC será implementado até o ano de 2020 e dele fazem parte 53 metas elaboradas com ampla participação da sociedade e também de gestores públicos, em todo o país. A solenidade marcou a regulamentação das metas do Plano, o que coloca a cultura como uma política de Estado.

Estavam presentes a ministra da Cultura, Ana de Hollanda; o secretário executivo de Cultura, Vitor Ortiz; o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Sérgio Mamberti; e o secretário de Articulação Nacional do MinC, Roberto Peixe.

Foram elaboradas 53 metas a partir de consultas públicas e avaliação do Conselho Nacional de Política Cultural. “Por que o Plano Nacional de Cultura é bom? Porque é resultado de ampla participação da sociedade”, disse Fátima Bezerra.

Ela chamou a atenção para a necessidade de se aumentar os investimentos para a Cultura e citou o esforço para a aprovação no Congresso Nacional da PEC 150, que fixa em 2%, 1,5% e 1% o percentual de investimentos de União, Estados e Municípios, respectivamente, na área cultural.

“É crucial que aprovemos mecanismos que deem sustentabilidade orçamentária para que o Plano Nacional de Cultura seja realmente executado e não se transforme em uma carta de intenções”, afirmou a deputada do PT.

ONDE O PT GOVERNA, DÁ CERTO:Prefeitura vai Construir Praça no Conjunto da COHAB




A Prefeitura Municipal de Parelhas anuncia que os moradores do Conjunto Habitacional da COHAB serão beneficiados com a construção de uma praça.

A ordem de serviço foi assinada na manhã da ultima sexta-feira, dia 9, contando com a presença do Prefeito Francisco Medeiros, Secretários e do representante da empresa F&F Construções, vencedora do processo de licitação.

O valor da obra é de R$ 95.627,83 e tem um prazo de 90 dias para ser concluída pela empresa F&F Construções Ltda. 

O Prefeito Municipal Francisco Medeiros reconhece a importância desse empreendimento para os moradores do Conjunto COHAB: “Eles agora vão ter uma opção para se reunir e confraternizar. O povo de Parelhas tem um carinho muito grande pelas praças da cidade, pois é nelas que eles aproveitam o tempo livre”.

Rafaela Gomes
Coordenadora de Comunicação

CUIDANDO DE TODOS...




Parelhas já está pronta para os festejos natalinos. A decoração ecológica foi inaugurada na noite de ontem (11), com a inauguração e iluminação da árvore natalina de 12 metros de altura e da Praça Teodora Adonis ao lado da igreja matriz de São Sebastião, além da iluminação do calçadão da Padre Bento, Comendador José Gomes e Praça Antão Eliziario. Os festejos contou com a participação de diversas autoridades, da Banda de Música Filarmônica 11 de Fevereiro e do Grupo Violões do Seridó que entoaram canções natalinas.

O trabalho faz parte do projeto “Minha cidade mais bonita neste Natal” desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Educação e da Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais. O terceiro ano do projeto permitiu a ampliação do trabalho por meio da intensificação da campanha ambiental nas escolas com os alunos. “É uma iniciativa que ganha mais brilho por envolver toda a comunidade, que contribui ao mesmo tempo com a decoração e a educação ambiental através da arrecadação desses materiais”, disse o prefeito Francisco Medeiros.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Ildelita Roque, mais de 20 mil garrafas foram arrecadadas. “No momento em que utilizamos vinte mil garrafas estamos retirando essas vinte mil do lixo e contribuindo com o Meio Ambiente”, afirmou ao destacar que o material leva de 100 a 200 anos para se decompor.

O trabalho, que conta com a parceria das escolas, integra a Campanha de Preservação e Valorização Ambiental, que está em sua 19ª edição. “Além de incentivar o espírito natalino e embelezar a cidade nas festas de fim de ano, o projeto também tem como objetivo a educação ambiental”, afirmou a Secretária Municipal de Educação, Ildelita Roque.


Alex Beretta

Assessor de Comunicação – PMP

(84) 9925-5368
--