.

quinta-feira, 22 de março de 2018

ENQUETE: "Qual a maior liderança política hoje, em Parelhas?"

2018 é ano de eleições e é neste período, que as lideranças políticas municipais se destacam mostrando seu poder de transferências de votos para seus respectivos candidatos.

Atento aos acontecimentos políticos, o Blog quer saber a opinião dos internautas a respeito dessa "força política" fazendo a seguinte pergunta:

"Na sua opinião, qual a maior liderança política hoje, em Parelha?"

O internauta pode participar, votando na enquete que estar no  lado direito de seu computador, ou celular.

Acesse, vote, participe a sua opinião é muito importante!


PARELHAS: "Francisco Medeiros terá pré-candidatura lançada dia 07 de abril"

"O RN enfrenta muitos problemas que vêm se acumulando ao longo de séculos de conservadorismo no nosso Estado, em especial nas áreas de segurança pública, saúde e educação. A situação que já era ruim chegou ao seu pior momento com o agravamento do quadro de falência dos serviços públicos. 

Com a disposição de contribuir para mudança desse cenário, convidamos você a debater e construir conosco uma pré-candidatura que pretende ser um instrumento a serviço de um projeto que vise o desenvolvimento econômico e social do nosso estado, a melhoria e a ampliação dos serviços públicos, a valorização dos servidores/as e o diálogo permanente com os movimentos sociais e entidades de classe. 

O lançamento da pré-candidatura será dia 07 de abril, no Recanto Verde, na Barragem do Boqueirão, em Parelhas, às 09h30".  

Diretório Municipal do PT de Parelhas/ RN



NATAL: "Vereadora do PT é ameaçada de morte e estupro na internet após chamar delegado de criminoso"

Vereadora em Natal pelo PT, Natália Bonavides recebeu ameaças nas redes sociais após ter feito um pronunciamento no qual teceu críticas a Maurílio Pinto, delegado aposentado da Polícia Civil do Estado. Para a Câmara dos Vereadores, inclusive, já foi solicitado providências para resguardar a integridade física da parlamentar.
O comentário de Natália Bonavides foi feito na sessão dessa quarta-feira, 21, para apartar a fala do colega Cícero Martins, do PMB, que lamentava o fato de, conforme dito por ele, os policiais estarem sendo rotulados como “marginais”. “’Tão’ pedindo que acabe a Polícia Militar, o nome disso é organização paramilitar. Aqui a gente tem muito homem de bem fardado, e aqui eu cito que sinto falta de Maurílio Pinto. Não tinha Direitos Humanos para dizer que bandido tinha que ter casa, comida e roupa lavada”, bradou o vereador.
Bonavides respondeu: “Chega a ser irônico alguém falar que é contra bandidos e grupo paramilitar e, ao mesmo tempo, falar bem de Maurílio Pinto, um dos grandes criminosos do nosso estado. Inclusive, responsável, exatamente, por grupos paramilitares”.

Professores da rede estadual decidem deflagrar greve no Rio Grande do Norte

Os professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte aprovaram a deflagração de greve por tempo indeterminado. Em assembleia realizada no pátio da Escola Estadual Winston Churchill, na tarde desta quinta-feira, 22, a categoria reforçou a recusa pela proposta do Governo do Estado para evitar a paralisação.
A greve terá início a partir da próxima segunda-feira, 26. José Teixeira, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), explicou que a categoria irá normalmente às escolas nesta sexta-feira, 23, para informar aos alunos e pais do indicativo de greve.
De acordo com Teixeira, a proposta apresentada pela secretária de Educação, Cláudia Santa Rosa, foi “insuficiente” para atender às demandas do sindicato, que pede a aplicação do reajuste de 6,81% nos salários dos professores e demais profissionais da Educação – o que não aconteceu.
Ainda conforme José Teixeira, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) se reuniu com o Sinte-RN no início de março, quando foi proposto iniciar a aplicação do reajuste apenas em abril para os ativos. Para os servidores aposentados, a proposta previa pagamento parcelado em seis vezes sem acúmulo de retroativo. O sindicato recusou.
“A categoria não admite esse prejuízo. Desde janeiro estamos esperando esse reajuste”, disse Teixeira. Hoje a rede de ensino estadual conta com 15 mil professores espalhados em 640 escolas pelo Rio Grande do Norte.

AgoraRN


CORRUPÇÃO: "Ex-deputado federal, Laíre Rosado, é preso pela Polícia Federal"

O ex-deputado federal, Laíre Rosado (PSB), foi preso no final da manhã desta quinta-feira, 22, pela Polícia Federal em Mossoró. Aos 72 anos, Rosado é acusado por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e formação de quadrilha. Os policiais federais prenderam o ex-deputado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Belo Horizonte, onde Rosado atuava como médico
Detenção se deu em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela 7ª Vara da Justiça Federal de Mato Grosso, que o condenou a 11 anos e 2 meses de reclusão em regime fechado.
Alvo da Operação Sanguessuga, Laíre foi condenado na metade do ano passado a cumprir 9 anos e 6 meses de prisão. Em 2006 foi acusado pelo Ministério Público Federal por ter destinado R$ 110 milhões em emendas parlamentares.
Segundo as investigações, o ex-deputado era envolvido em um esquema criminoso que envolvia diversos parlamentares federais e prefeitos entre os anos 2000 a 2005, onde recebia 10% de propina em cima das emendas.
Os recursos tinham como destino municípios do Estado, por meio de fundações controladas por sua família, sendo elas a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APAMIM) e a Fundação Vingt-Un Rosado. o MPF apresentou como provas depoimentos de envolvidos e comprovantes bancários.
Rosado foi condenado em primeira instância em meados de 2014. No ano de 2016, foi à segunda instância e julgado no fim de 2017. Por haver condenação de uma das cortes, o ex-deputado foi detido, mesmo havendo possibilidade de Recurso.
Após passar por exame de corpo de delito, o ex-deputado será encaminhado para a Cadeia Pública de Mossoró onde ficará à disposição da Justiça.
AgoraRN

POLÍTICA: "Governador Marcelo Miranda(MDB), tem mandato cassado no Tocantins"

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (22) cassar o mandato do governador de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), e da vice-governadora, Cláudia Lelis (PV).
Por 5 votos a 2, os ministros da Corte consideraram a existência de caixa 2 na campanha de 2014, com utilização de recursos não declarados à Justiça Eleitoral.
A decisão tem efeito imediato e o governador deverá deixar o cargo para realização de novas eleições. O vencedor deverá ocupar o cargo até o final deste ano.
Até a nova eleição, que deverá ocorrer entre 20 e 40 dias, assumirá o cargo de governador o presidente da Assembleia Legislativa de Tocantins, Mauro Carlesse (PHS).

PESQUISA: "Desempenho do vice governador é pífio, porém"...

O desempenho pífio do vice-governador Fábio Dantas (PSB) nas pesquisas de opinião tem provocado zombaria em torno do seu projeto de disputar o Governo.

No entanto, pesquisas retratam o momento. É bom lembrar que nas eleições de 2006 a hoje prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP), começou a campanha para o Senado com 2% das intenções de voto e venceu a eleição. Fábio pode tanto decolar como não.

No balanço das horas tudo pode mudar...


POLÍTICA: "Zenaide Maia se filia ao PHS neste sábado 24"


A filiação da deputada Federal Zenaide Maia ao Partido Humanista da Solidariedade (PHS), já tem data marcada. 
A solenidade acontecerá no próximo sábado (24), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, a partir das 9h. 
Zenaide aproveita a janela partidária para sair do PR e com isso disputar por outra sigla partidária uma possível vaga no Senado Federal.


PARELHAS: "Primeira turma formada no IFRN faz homenagem ao ex-prefeito Francisco Medeiros"

Foi inaugurada recentemente a  placa da primeira turma concluinte do IFRN-Campus Avançado de Parelhas.

A turma, fez questão de homenagear o ex-prefeito de Parelhas Francisco Medeiros, colocando seu nome na turma concluinte.

O gesto é o reconhecimento da luta do ex-prefeito na construção do IFRN, luta essa, travada desde o primeiro dia que assumiu o mandato de vereador no ano de 2002.

A turma destaca ainda o protagonismo da agora Senadora Fátima Bezerra durante os governos Lula e Dilma.





RECONHECIMENTO: "Dr. Tiago Almeida recebe mensagens de agradecimento durante passagem do Instituto Mais Saúde por São José e Cruzeta"

No último domingo(18) pela manhã o Instituto Mais Saúde esteve também no município de São José do Seridó/RN à convite do vereador Solteiro, onde foram realizados atendimentos gratuitos e de forma voluntária nas especialidades de ortopedia, pediatria e nutrição. 
Ao todo foram realizadas 56 consultas na casa de Dinha. O dia ainda contou com homenagens de famílias do município ao trabalho de Instituto Mais Saúde e em especial à atuação do médico ortopedista Dr. Tiago Almeida.
Da mesma forma, a equipe se dirigiu a cidade de Cruzeta/RN, desta vez a convite do vereador Itan Lobo, os atendimentos aconteceram na casa de Louro de Zezão, onde foram atendidas 44 pessoas distribuídas nas três especialidades.
“Graças a Deus nos propomos a nos dedicar neste domingo à realizar esses atendimentos e tudo deu certo, quero agradecer à todos, em especial as homenagens prestadas, isso é o que nos motiva a continuar nesta luta, dia a dia, sempre buscando contribuir com a saúde do nosso estado” – destacou Dr. Tiago Almeida.

POLÍTICA: "Bolsonaro oferece vaga de vice ao PR"

Pré-candidato à Presidência pelo PSL, o deputado federal Jair Bolsonaro (RJ) ofereceu ao PR a vaga de candidato a vice-presidente em sua chapa. O presidenciável busca aliança com o partido para aumentar seu tempo na propaganda eleitoral no rádio e na TV.
O PR pode agregar cerca de 45 segundos ao tempo de Bolsonaro. Sozinho pelo PSL, ele teria menos de 10 segundos. A oferta para dividir a chapa foi feita ao senador Magno Malta (PR-ES).
“Tenho conversado com o Magno não é de hoje. Acho um excelente parlamentar. E logicamente, se prosperar nossa ideia de disputar a convenção agora para presidente da República, o Magno Malta, se quiser somar conosco, da minha parte está fechado”, afirmou Bolsonaro ao Estadão/Broadcast. “Já conversei com ele, mas não aprofundamos detalhes”, disse ele. 
Blog do VT


CAICÓ: "Pela 1ª vez na história Poder Legislativo será comandado por uma mulher"

Pela 1ª vez na história, Câmara de Vereadores de Caicó à mesa será presidida por uma mulher – a vereadora Mara Costa foi eleita legalmente através do pleito com sete votos.
Para o pleito de antecipação da eleição, foram registradas duas chapas, mas a do vereador Zaqueu Fernandes, foi impugnada por erro no registro, tendo apenas uma única chapa legal concorrente no processo.
Mara Costa comandará a Casa Legislativa no biênio 2019/2020. Ela é filiada ao PROS e está no seu segundo mandato.
Gláucia Lima


APAGÃO: "Falta de energia atinge todos os Estados do Nordeste e quatro do Norte"

Municípios de ao menos 13 estados do Norte e do Nordeste do país enfrentam queda de energia nesta quarta-feira (21): Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.
Também houve registro de falta de energia em São Paulo e Minas Gerais.
O problema foi registrado às 15h48. Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que uma “perda de carga” causou o apagão. Ainda segundo o ONS, as causas do desligamento estão sendo investigadas, e as equipes trabalham para a recomposição dos sistemas.