sexta-feira, 10 de maio de 2013

É O GOVERNO DO PT FAZENDO MAIS PELA EDUCAÇÃO.


Apresentar o Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa. este foi o objetivo do encontro realizado no último dia (08) pela Prefeitura Municipal de Parelhas através da Secretaria Municipal de Educação. 
O Programa do Governo Federal atua em parceria com Estados e Municípios para garantir que toda a criança seja alfabetizada até os 8 anos de idade e é direcionado para os professores alfabetizadores, do 1º ao 3] ano do Ensino Fundamental, da rede municipal. O curso de formação foi dividido em duas etapas, com duração total de 120 horas. Este ano, os professores serão capacitados em língua portuguesa e, em 2014, em matemática. 
A Secretaria Municipal de Educação está disponibilizando todo o suporte para que o Pacto seja realizado em Parelhas, uma vez que o objetivo do Pacto é que aos oito anos de idade, as crianças tenham a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência da leitura e o domínio de estrategias de compreensão e produção de textos escritos.  
O Prefeito, Professor Francisco Medeiros (PT) destacou a importância do Pacto, "irá manter os Professores atualizados e em constante aperfeiçoamento, dois aspectos fundamentais para a educação, além da oportunidade que os nossos alunos estão tendo  de aprofundarem os seus conhecimentos". 

GOVERNO FEDERAL DARÁ BOLSA PARA ESTUDANTES CARENTES.


Estudantes das universidades federais com renda inferior a 1,5 salário mínimo, de cursos com carga horária de no mínimo cinco horas diárias, poderão participar do Programa Nacional de Bolsa Permanência anunciado hoje (9) pelo Ministério da Educação (MEC). A bolsa será R$ 400 mensais. Para estudantes indígenas e quilombolas, o valor será superior, R$ 900.

O programa será disponibilizado a partir da próxima segunda-feira (13). Primeiramente, as universidades terão acesso e poderão cadastrar os pró-reitores de cada área como interlocutores. A partir de então, os estudantes poderão se cadastrar, explica o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Speller. As bolsas serão distribuídas conforme a necessidade de cada instituto.

Os estudantes receberão um cartão do Banco do Brasil. A bolsa será recebida por meio dele Segundo Speller, o cadastramento será online, com duração permanente e atualizado a cada mês pelas universidades. O secretário disse que a bolsa deverá dar tranquilidade ao aluno que enfrenta dificuldades econômicas.

TEXTO: Genúbia Soares