sexta-feira, 29 de julho de 2022

FANTASMAS: ''Câmara Municipal de Natal (RN) pode estar na mira do MP''



É possível que a qualquer momento a Câmara Municipal de Natal (RN) seja alvo de uma rigorosa investigação do Ministério Público Estadual do Rio Grande do Norte (RN) por causa de supostas denúncias de funcionários FANTASMAS em seu quadros. Os rumores estão se fortalecendo a cada momento e poderá culminar com uma ação imediata do MP que – pelo que se comenta – já tenha tomado conhecimento do assunto.

Se confirmadas as suspeitas a FOGUEIRA vai ferver no Legislativo Municipal da Capital Potiguar e jogar FAÍSCAS em possíveis Candidaturas nas eleições deste ano. O assunto é tenebroso.

Consta que o FOGO poderá ficar tão alto que precisará de muitos BOMBEIROS para apagar o INCÊNDIO.

Robson Pires



Entidades religiosas do RN não devem se envolver em propaganda política nas Eleições de 2022, alerta Procuradoria Regional Eleitoral

 


A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE/RN) expediu recomendação para que entidades religiosas não pratiquem atos de propaganda eleitoral relativos às eleições deste ano. O período de campanha se inicia no próximo dia 16 de agosto. O documento foi enviado a mais de 10 entidades das mais diferentes religiões no estado.

De acordo com a recomendação, dentro dos templos não se deve realizar ou permitir a realização de “qualquer espécie de propaganda eleitoral, inclusive a negativa, pedido de voto, ainda que dissimulado, manifestação de apoio ou de agradecimento público a pré-candidatos ou candidatos a cargos públicos nas Eleições de 2022”. Para tanto, os dirigentes de entidades religiosas devem instruir todos que façam uso da palavra na respectiva instituição sobre a vedação de propaganda eleitoral nos templos, seja verbal ou impressa, sob pena de multa pela Justiça Eleitoral.

A PRE/RN orienta, ainda, que a recomendação seja amplamente divulgada a todos os membros de entidades religiosas que sejam candidatos ou pré-candidatos nestas eleições. Em caso de descumprimento da legislação eleitoral, eles poderão ser responsabilizados pelos atos irregulares em conjunto com a entidade.

Eleições e religião – A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) proíbe que candidatos e partidos políticos recebam doação de organizações religiosas, seja em dinheiro, estimável em dinheiro ou por meio de qualquer tipo de publicidade. A legislação também veda a veiculação de propaganda eleitoral em bens acessíveis a população em geral, o que inclui os templos religiosos.

A recomendação da PRE/RN enfatiza, ainda, que nenhuma pessoa jurídica pode fazer doação eleitoral (ADIN nº 4.650 e Lei nº 13.165/2015), o que reforça a impossibilidade de contribuição financeira a campanha eleitoral por entidades religiosas. Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral firmou entendimento de que a prática de atos de propaganda em prol de candidatos por instituição religiosa, ainda que de modo velado, pode caracterizar hipótese de abuso de poder econômico.


Blog do FM




DATAFOLHA: ''18 pontos percentuais separam Lula de Bolsonaro''


A pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28) revelou os índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022. Na pesquisa estimulada (em que é apresentada ao eleitor uma lista com nome dos candidatos), o ex-presidente Lula (PT) aparece com 47% das intenções de voto, contra 29% de Jair Bolsonaro (PL) e 8% de Ciro Gomes (PDT).

Em comparação com a última pesquisa, de 23 de junho, Lula manteve os mesmos 47%. A diferença entre os dois caiu de 19% para 18% entre um levantamento e outro.

Pesquisa estimulada de intenções de voto no 1º turno
  • Lula (PT): 47% (47% na pesquisa anterior, em junho)
  • Jair Bolsonaro (PL): 29% (28% na pesquisa anterior)
  • Ciro Gomes (PDT): 8% (8% na pesquisa anterior)
  • Simone Tebet (MDB): 2% (1% na pesquisa anterior)
  • André Janones (Avante): 1% (2% na pesquisa anterior)
  • Pablo Marçal (Pros): 1% (1% na pesquisa anterior)
  • Vera Lúcia (PSTU): 1% (1% na pesquisa anterior)
  • Em branco/nulo/nenhum: 6% (7% na pesquisa anterior)
  • Não sabe: 3% (4% na pesquisa anterior)

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01192/2022. Foram ouvidos 2.566 eleitores em 183 cidades brasileiras, nos dias 27 e 28 de julho.

Jair Sampaio



PESQUISA: ''67% dos jovens brasileiros não votam em Bolsonaro de jeito nenhum''


Jair Bolsonaro (PL) é o candidato ao Planalto mais rejeitado entre jovens e adolescentes, de acordo com pesquisa Datafolha realizada em 12 capitais. Segundo o levantamento, 67% das pessoas ouvidas não votariam de jeito nenhum no presidente, ante 32% que disseram a mesma coisa sobre Lula (PT). Ciro Gomes (PDT) é o terceiro da lista, com 22%.

Na sequência, aparecem o general Santos Cruz (Podemos), com 10%, Vera Lúcia (PSTU), com 7%, Pablo Marçal (Pros) e Eymael (DC), com 6%. Felipe d’Ávila (Novo), Simone Tebet (MDB) têm 5% de rejeição, enquanto Luciano Bivar (União Brasil), André Janones (Avante), Leornade Péricles (UP) têm 4. Sofia Manzano (PCB) tem 1%.

O levantamento também mostra que 55% dos jovens e adolescentes ouvidos consideram o governo Bolsonaro ruim ou péssimo, enquanto 31% avaliam como regular, e 12% como bom ou ótimo.

Nos dias 20 e 21 de julho, o instituto fez perguntas sobre eleição e política para pessoas de 16 a 29 anos, num levantamento à parte de sua pesquisa periódica sobre a disputa ao Planalto, que está sendo realizada nesta semana e será divulgada amanhã. A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE sob o número 05688/2022.

Roberto Flávio



Deputado Francisco do PT participa da Feirinha de Sant'Ana ao lado da governadora Fátima Bezerra


A tradicional Feirinha da Festa de Sant'Ana, em Caicó, foi o destino do deputado Francisco do PT, na tarde desta quinta-feira (28), onde esteve no evento acompanhando a governadora Fátima Bezerra. 

O candidato a vice, Walter Alves e o candidato ao senado, Carlos Eduardo, também estiveram presentes, juntamente com várias lideranças. 

Além da concentração nas ruas, Francisco do PT também visitou a Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (FAMUSE). 

"A Festa de Sant'Ana de Caicó é sempre encantadora. Um momento de muita alegria e confraternização, onde tenho a satisfação de reencontrar sempre muitos ex-alunos e ex-alunas, da época em que fui professor aqui em Caicó", disse o deputado Francisco do PT.