terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Vereador Felisberto solicita ao deputado Girão emenda para restauração do terminal turístico


No último sábado (15) o Deputado Federal General Girão, esteve em  uma visita técnica, ao lado  Prefeito Dr Tiago, vereador Felisberto e Vice-presidente do Moto Clube Cachorros loucos, Assis, no terminal turístico de Parelhas.

O Vereador Felisberto solicitou ao deputado uma emenda para recuperação do terminal turístico de nossa cidade, que a anos vem abandonado, e o moto clube Cachorros Loucos tem a proposta de reabrir o local para ser novamente um lugar turístico e ser também a sede do clube. O Moto Clube vai aguardar os trâmites legais para essa sessão de uso seja feito.

A emenda será destinado para a Prefeitura municipal de Parelhas ainda este ano de 2022.





Novo decreto do governo libera carnaval mas exige passaporte de vacinas em ambientes fechados


O Governo do RN publica no Diário Oficial desta terça-feira (18), novo Decreto com regras para contenção da transmissão da nova variante da Covid-19 – a Ômicron – e do vírus da gripe influenza.

As medidas foram discutidas durante todo o dia com representantes do empresariado, do Tribunal de Justiça, dos Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho, do Tribunal de Contas do Estado, da Defensoria Pública Estadual, da Procuradoria Geral do Estado, da Universidade Estadual do RN e com prefeitos através da federação e associações de municípios.

O decreto traz medidas baseadas na Recomendação n° 33 do Comitê de Especialistas da SESAP/RN para o Enfrentamento da Pandemia pela COVID-19.

As medidas são a exigência do passaporte vacinal, como já existe, com maior rigor para os eventos públicos e privados, bares e restaurantes, tanto em áreas fechadas como em áreas livres com capacidade acima de 100 pessoas. Centros comerciais e shoppings com ar-condicionado também devem exigir o passaporte da vacina.

Recomenda ainda aos municípios a suspensão de todos os eventos de rua até 16 de fevereiro, uma vez que nestes casos não é possível exigir o passaporte vacinal.

Como o Carnaval acontecerá no fina de fevereiro, significa que a festa na rua vai estar liberada.

As novas regras começam a vigorar na sexta-feira (21), mas existe a possibilidade de rediscussão das medidas dentro do prazo de vigência, se a situação de contágio se reverter significativamente.

Permanece a obrigatoriedade do uso de máscara e quem apresentar sintomas da covid deverá ser afastado de todas as atividades e instruídos a permanecer em isolamento total.

Bares, restaurantes, centros comerciais, galerias e shopping centers que utilizem sistema de ar condicionado deverão controlar a entrada das pessoas mediante comprovação do esquema vacinal.

Ficam dispensados da obrigatoriedade do passaporte de vacina os bares e restaurantes abertos com capacidade máxima de 100 pessoas.

Os municípios também foram orientados a reorganizar as feiras livres e similares, de modo a assegurar o distanciamento social, evitando-se aglomeração de pessoas e mantendo as condições de higiene dos ambientes.

O Decreto também autoriza a busca ativa da população que está atrasada em relação à segunda dose ou que ainda não foi vacinada;

FONTE: thaisagalvao.com.br



João Maia declara que não vai apoiar reeleição de Fátima e o PL deverá o deixar governo


Em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, o deputado federal João Maia, presidente do PL no Rio Grande do Norte, declarou que não vai apoiar a reeleição da governadora Fátima Bezerra.

Fátima chegou a contar com o apoio do PL antes da filiação do presidente Bolsonaro ao partido.

Na Assembleia Legislativa, os 3 deputados do PL, Kleber Rodrigues, Ubaldo Fernandes e George Soares, integrantes da base da governadora, passam a fazer parte de uma bancada independente.

Os 3 tem os nomes cotados pelo PSDB para assinarem ficha de filiação ao partido comandado pelo presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira.

Kleber disse que a situação do PL está sendo definida pelo deputado João Maia. Reafirmou o bom relacionamento com a governadora Fátima Bezerra e que a definição sobre eleições será tomada junto aos colegas de partido.

O deputado Ubaldo considera o PSDB “o caminho natural”. Foi o que ele disse em entrevista a uma rádio nesta terça-feira, também levando em consideração a nominata formada pelo PL, que poderá lhe ser favorável.

“A declaração do presidente do diretório estadual do PL, João Maia, de que não apoia a reeleição da governadora Fátima, do PT, é natural, diante da orientação que vem da presidência nacional da legenda, após filiação do presidente da República, Jair Bolsonaro. Mas, enfatizo que nossa postura na Assembleia Legislativa, como já foi debatida com nosso dirigente estadual, continua sendo de votar a favor do RN”, disse Ubaldo ao Blog.

“Já nossa postura com relação à eleição majoritária, e até mesmo proporcional de outubro próximo, será definida nos próximos dias após analisarmos o melhor contexto político-partidário que garanta viabilidade eleitoral para renovarmos nosso mandato e continuarmos fazendo esse trabalho relevante para o desenvolvimento do RN, que vem recebendo aprovação popular”, concluiu o deputado Ubaldo.

O deputado George Soares também repercutiu a declaração de João Maia contra apoio à reeleição de Fátima.

“Uma decisão dele. E como presidente do PL no RN seria o caminho normal”, disse George, afirmando que até o final de fevereiro deverá tratar de mudança ou não de legenda, com base na janela que vai abrir para troca de legendas.

“Até lá defino tudo porque realmente não sentei com ninguém ainda esse ano”, disse George, ao ser questionado sobre apoio à reeleição da governadora Fátima Bezerra.

FONTE: thaisagalvao.com.br



RN: "Terceirizados do Walfredo Gurgel iniciam greve por atraso de pagamento dos salários e 13º"


Nesta terça-feira(18), por meio de uma nota a população potiguar tomou conhecimento de uma greve iniciada por profissionais terceirizados que prestam serviço no Hospital Walfredo Gurgel. 

Os profissionais alegam atrasos nos salários e outros benefícios.

Veja a nota:

"Em razão do atraso no pagamento dos salários, 13º salário, vale alimentação e vales transportes, os trabalhadores das empresas prestadoras de serviços de mão de obra: JMT, SAFE e PETROGÁS realizaram paralisação de advertência durante 1h no dia de ontem (17/01/2022), na frente do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel- PSCS.

Ainda, pelo mesmo motivo, a categoria deflagrará GREVE por tempo indeterminado a partir da data de hoje (18/01/2022), até o efetivo pagamento dos direitos trabalhistas em atraso.

Ressaltamos que os trabalhadores da categoria são vítimas de constantes atrasos de salários. Diante do descumprimento de compromisso de regularização dos pagamentos assumidos pela SESAP/RN e as empresas, os trabalhadores, junto com o SIPERN, se viram obrigados novamente a convocar e deflagrar GREVE até a regularização e pagamento das verbas em atraso.

Destacamos, por fim, que serão mantidas escalas mínimas de trabalhadores para que sejam mantidos os serviços essenciais, minimizando o máximo possível os impactos à população Potiguar. Ainda que tão logo sejam pagas as verbas salariais em atraso, a greve será encerrada.

Os trabalhadores estão em greve pelo mais básico dos seus direitos, o pagamento pelo trabalho prestado. Sendo este sua única fonte de renda para o sustento de sua família."

Domingos da Silva Ferreira

Diretor Presidente

SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM, TÉCNICOS, DUCHISTAS, MASSAGISTAS E EMPREGADOS EM HOSPITAIS, CASAS DE SAÚDE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – SIPERN


Daltro Emerenciano