sexta-feira, 12 de abril de 2019

Vereador João Grandão pede a recuperação e manutenção da pista de atletismo do anitIgo CSU


O vereador João Dantas Filho entrou na sessão de ontem, quinta-feira, com um requerimento, pedindo para que a prefeitura através da Secretaria de Esportes realize a manutenção e recuperação da pista de atletismo existente no pátio do antigo prédio do CSU.

"Essa pista de atletismo por onde já passou tantos atletas importantes, está bastante danificada e é por isso que eu estou pedindo a recuperação da mesma, com a máxima urgência, uma vez que muitos jovens usam o local para treinamentos." Justificou o vereador João Dantas




Nota de esclarecimento da Prefeitura Municipal de Parellhas


NOTA DE ESCLARECIMENTO

"A Prefeitura Municipal de Parelhas, através da Secretaria de Saúde tem feito o que é possível para melhor atender a nossa população em todos os serviços que são ofertados tanto pela Secretaria de Saúde do Município como em todas as outras Secretarias. Diante do fato ocorrido ontem com relação ao abastecimento do micro-ônibus que faz o transporte de pacientes para Natal, o município está apurando, e procurando saber o que ocorreu de fato para que se corrija essa falha e que não aconteça mais posteriormente. Pedimos desculpas e compreensão a todos, principalmente os pacientes que tanto necessitam desse serviço, deixando a certeza de que vamos corrigir esse ocorrido, uma vez que já estamos apurando os fatos para detectar o que realmente aconteceu."

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARELHAS- COMPROMISSO, HONESTIDADE E TRABALHO


Ao lado do prefeito Odon Jr., Francisco do PT busca alternativas de abastecimento e recuperação asfáltica para Currais Novos

As sedes do DER e da CAERN foram os destinos do deputado estadual Francisco do PT e do prefeito de Currais Novos, Odon Jr., na tarde desta quinta-feira (11), para buscar alternativas de soluções para demandas do município.

A primeira reunião aconteceu no Departamento de Estradas e Rodagem (DER), com o diretor geral do órgão, Manoel Marques Dantas, onde o objetivo foi propor parcerias para a recuperação asfáltica de rodovias que dão acesso a Currais Novos, além de juntar equipes para produzir asfalto e possibilitar a pavimentação de ruas da cidade.

Na CAERN, a reunião foi com o diretor-presidente do órgão, Roberto Linhares, e o objetivo foi solicitar que a Companhia utilize também no abastecimento de Currais Novos, águas do açude “Torrão”, no vizinho município de São Vicente, o que melhoraria as condições hídricas da cidade, que hoje depende apenas de uma adutora de engate rápido. A ideia é construir a estrutura que possa fazer essas águas se somarem no abastecimento de Currais Novos.

O deputado e o prefeito avaliaram como bastante positivas as reuniões. “Temos sempre contado com o apoio do deputado Francisco, que é o nosso representante do Seridó. Ele tem um excelente diálogo com os órgãos do governo e isso facilita muito”, declarou Odon Jr.

Francisco do PT também aproveitou as reuniões para apresentar pleitos de outros municípios do Seridó, a exemplo do alargamento das pontes estreitas da rodovia 086. “Todo mundo sabe que a situação financeira do governo é muito difícil e nós queremos sempre colaborar com alternativas que possam viabilizar a realização de ações em favor do nosso povo”, acrescentou o deputado.


Governadora do RN assina edital para antecipar royalties; medida visa quitar salários atrasados.

A governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra (PT) anunciou que vai abrir nesta sexta-feira (12) o edital que trata da operação financeira para a venda antecipada dos royalties de petróleo e gás previstos até 2022. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (11) no evento que marcou os 100 dias da gestão. O governo, que também definiu a assinatura do edital para esta quinta, espera arrecadar cerca de R$ 315 milhões com a operação. 

Em fevereiro, o governo sancionou a Lei nº 10.485, que abriu caminho para a contratação de empréstimo na rede bancária dando como garantia a arrecadação dos royalties de petróleo e gás natural. A intenção de antecipar o recebimento dos royalties é poder quitar a dívida que o Executivo estadual possui com os servidores aposentados e pensionistas. 

Ainda estão atrasados parte do décimo terceiro de 2017 e 2018, parte dos salários de novembro e dezembro do ano passado. "O primeiro foco é não só pagar dentro do mês aos servidores públicos do Rio Grande do Norte, mas igualmente lutar dia a dia, hora a hora, de forma incansável, em busca de receitas extras para quitar os atrasados", anunciou a governadora no evento. 





E POR FALAR EM SANTANA: "MPRN orienta Prefeitura a usar apenas as cores da bandeira do Município nos prédios e bens públicos"

O Prefeito de Santana do Seridó, município a 240km da capital, deve promover a pintura, às suas próprias custas, dos prédios públicos do Município de Santana do Seridó, tais como o imóvel onde funciona a Secretaria Municipal de Educação, como também outros bens públicos, a exemplo de carteiras escolares, que porventura tenham sido pintados se destacando a cor azul. A ação está contida na recomendação expedida no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (11) pela Promotoria de Justiça de Parelhas.
O MPRN editou a recomendação depois de ter tomado conhecimento que prédios públicos do Município de Santana do Seridó, além de cadeiras escolares, uniformes de crianças atendidas pelo CRAS e até mesmo a publicidade do Município, inclusive veiculada na internet, apresentam ostensivamente a cor azul.
O problema é que as cores da bandeira de Santana do Seridó e, portanto, símbolos da cidade são verde e amarelo, não sendo a cor azul identificadora do referido Município. Na recomendação, o MPRN explica ainda que azul é a cor que identifica o partido político ao qual se encontra filiado o atual Prefeito, sendo esta identificadora dele enquanto candidato, inclusive nas últimas eleições municipais de 2016. 
Na recomendação, o MPRN diz ainda que o atual gestor do município deve se abster daqui por diante de ostentar predominantemente a cor azul em bens públicos, a exemplo dos fardamentos vinculados a programas municipais, bem como em publicidade institucional da Prefeitura, seja em meio impresso, seja em mídia digital, inclusive na divulgação de eventos públicos pela internet e em redes sociais, substituindo a cor azul pelas cores da bandeira do Município (verde e amarela) ou cores neutras e que não proporcionem identificação com a sua pessoa, com o partido a que se encontra filiado ou com a coligação de que faz parte.
O prefeito tem o prazo de 30 dias úteis para informar ao Ministério Público as medidas adotadas, apresentando documentos e fotos que as comprovem, bem como que utilizou recursos próprios para realizar as pinturas necessárias.

Para ler a recomendação na íntegra, clique aqui.
As informações são do Blog do Jair Sampaio

MANDATO POPULAR: "Audiência pública proposta pelo vereador Frank vai discutir a instalação de uma central de cortes em Parelhas"

A Câmara Municipal de Parelhas, aprovou na sessão desta quinta-feira(11), o requerimento de Nº 126/2019, de autoria do Vereador Frank Kleber, onde o mesmo solicita a realização de uma audiência pública para debater a instalação de uma central de cortes em Parelhas

Um requerimento com o mesmo conteúdo foi apresentado também na Assembleia Legislativa pelo deputado Francisco do PT, que juntamente com a governadora Fátima Bezerra, já recebeu um grupo de empresários para discutir a implantação da central de costura em Parelhas.

De acordo com o vereador Frank essa tem sido uma luta de seu mandato em parceria com os mandatos do deputado Francisco e da governadora do estado, que unem forças com os faccionistas para que essa central de cortes seja uma realidade.

“A criação de uma central de cortes e costura no município de Parelhas vai facilitar a entrada de novas empresas no Seridó, viabilizando a captação de novos clientes para as oficinas de costura de nossa região, fortalecendo assim os empreendedores das oficinas de costuras e gerando mais empregos para Parelhas e região”. - justificou o Vereador Frank Kleber.


SANTANA DO SERIDÓ: "Oposição deve formar bloco com um único partido visando 2020"

A oposição de Santana do Seridó, segue com o único pensamento: "Devolver Santana aos santanenses", segundo o ex-prefeito Adriano Gomes.

De lá, nos chega a informação de que o grupo poderá se filiar a apenas um partido, buscando fortalecer ainda mais a oposição.

O destino do grupo poderá ser um dos partidos que compõem a base, que é formada por MDB, PT e o Solidariedade.

"Não pensem que estamos mortos, perdemos a eleição por apenas 100 votos, vamos nos fortalecer ainda mais e o atual prefeito não terá vida fácil, estamos montando também uma nominata forte para a Câmara Municipal, e vamos devolver Santana a quem lhes é de direito, o povo.", Comentou um dos líderes da oposição.




Mesmo após apreensão de adolescente suspeito de matar dois PMs, Movimento dos Policiais Antifascismo ainda cobra elucidação

Um adolescente de 16 anos, apreendido na semana passada por policiais militares da Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) e do 11º BPM, confessou ter participado dos assassinatos de dois policiais militares – crimes ocorridos no ano passado em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Contudo, o Movimento dos Policiais Antifascismo ainda cobra esclarecimentos. 

As vítimas foram o sargento reformado Helton Cabral da Silva, de 42 anos, morto a tiros no dia 8 de abril, e o soldado João Maria Figueiredo da Silva, de 36 anos. Este último, morto no dia 21 de dezembro, fazia parte da equipe de segurança da recém-eleita governadora Fátima Bezerra (PT). Na época, ela cobrou uma "investigação séria e profunda". 

Segundo a Polícia Civil, os casos estão sendo investigados por delegados da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que já estão com o depoimento do garoto. A apreensão do adolescente, no entanto, não significa que os crimes estão desvendados, até porque as investigações ainda apuram o envolvimento de outras pessoas nos dois assassinatos. 

Motivação

Em nota enviada à imprensa nesta quarta-feira (10), o Movimento de Policiais Antifascismo agradeceu o trabalho realizado pela PM em colaboração com as investigações que apuram os homicídios do soldado Figueiredo – que era integrante do Movimento – e do sargento reformado Helton Cabral, mas também cobrou esclarecimentos quanto à motivação dos assassinatos. 

“Ressaltamos que o trabalho realizado e o resultado por hora obtido estão em estreita comunhão com o que defendemos enquanto Movimento de Policiais Antifascismo, além de confirmar alguns nomes de suspeitos que ajudamos a levantar junto à Delegacia de Homicídios, poucos dias após a ocorrência”, destacou o cabo do Corpo de Bombeiros Militar Dalchem Viana, que faz parte do Movimento.

“A possibilidade de o crime não ter motivações políticas pode oferecer um conforto para a sociedade e ao Movimento. Embora vivamos tempos difíceis e a morte do colega Figueiredo tenha sido uma barbárie, alguns limites civilizacionais podem não ter sido transpostos, caso não seja realmente um crime de viés político. Não foi afirmado expressamente pelo movimento qual seria a motivação real do crime, mas sim, levantadas todas as hipóteses. O que deveria assombrar ou causar vergonha não seria uma descoberta da real motivação do crime (crime comum x crime político), mas a possibilidade, por si só, de este último ter acontecido, pois, João Maria Figueiredo, era ameaçado por alguns colegas de farda. Isso sim é motivo de constrangimento: operadores da segurança pública ameaçando até colegas, apenas e tão somente, por conta de suas opiniões políticas”, acrescentou Dalchem. 

O Movimento encerrou a nota agradecendo mais uma vez a atuação de todos os envolvidos, destacando “a solidariedade de pessoas de dentro e fora do estado, e até de outros países”, e das instituições que lidaram diretamente com o caso, como os investigadores da DHPP e PMs. 

“E reforçamos a nossa atuação e nossos ideais em busca de uma polícia que respeite mais os seus próprios quadros (especialmente a base, que é, inclusive, a que tomba), que seja mais eficiente e que se veja parte da sociedade. Ao Companheiro Figueiredo, onde quer que esteja, esperamos que tenha encontrado algum conforto. Você estará sempre em nossos pensamentos e ideais e não sossegaremos até que todo caso seja esclarecido e todos os envolvidos punidos”, concluiu.


Sindicato dos Policiais Federais do RN volta a debater reforma da previdência

O Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Rio Grande do Norte (Sinpef-RN) voltou a debater a reforma da previdência. No início desta semana, foi a vez do deputado Federal Beto Rosado (PP) ouvir os pontos que mais preocupam a categoria. O parlamentar reafirmou estar compromisso com os policiais. 

Representantes da União dos Policiais do Brasil (UPB) também participaram da reunião – a quarta envolvendo membros da Bancada Federal potiguar. No mês passado, encontros foram realizados com os deputados federais Rafael Motta (PSB), Walter Alves (MDB) e Benes Leocádio (PRB). Todos também se comprometerem em apoiar os policias.  

“O deputado federal Beto Rosado é componente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal. Portanto, é fundamental que ele ouça o nosso pleito, que é de ter uma reforma justa com os trabalhadores, em especial para com todos os policiais”, ressaltou José Antônio Aquino, presidente do Sinpef-RN.

Aquino listou algumas preocupações da categoria que foram apresentadas ao deputado, como a definição da capitalização individual por contribuinte, além de outros pontos específicos, como casos de policiais que não estão sendo contemplados com horas extras, adicional noturno ou insalubridade, mas que estão expostos permanentemente a riscos cotidianos.

“O parlamentar reafirmou seu compromisso com as demandas dos policiais e disponibilizou seu mandato em nossa defesa, e isso precisa ser ressaltado”, destacou Aquino.