quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Fátima Bezerra e mais 10 governadores negociam aquisição da vacina CoronaVAC


Governadores de pelo menos 11 estados estão negociando diretamente com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), a aquisição da CoronaVac, desenvolvida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. 

Segundo reportagem do site Congresso em Foco, as negociações estão sendo feitas pelos governadores do Acre, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Pará, Paraíba e Pernambuco. Além disso, prefeitos de quatro capitais também teriam demonstrado interesse em adquirir o imunizante.

O Ministério da Saúde chegou a anunciar um contrato prévio para adquirir 46 milhões de doses da CoronaVac, mas poucas horas após do anúncio feito pelo ministro Eduardo Pazuello, Bolsonaro vetou a compra alegando que os brasileiros não seriam “cobaias”. Segundo o calendário proposto pelo governo federal, a campanha de vacinação terá início em março do próximo ano. No último dia 3, porém, Doria disse que a campanha paulista será deflagrada no dia 25 de janeiro. Ele também afirmou que iria vai disponibilizar o imunizante para outros estados.  

Os governadores do Ceará, Camilo Santana, do Pará, Helder Barbalho, e da Paraíba, João Azevedo, além do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, usuram as redes sociais para confirmar que estão negociando a compra da CoronaVac. Já o governador do Maranhão, Flávio Dino, postou que ingressou com uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para solicitar autorização de maneira que os estados possam negociar diretamente a compra de imunizantes autorizados por outros países.

Blog do Barbosa



ATUAÇÃO: "Francisco do PT pede ao governo do RN realização de concurso público para EMATER"


O deputado estadual Francisco do PT defendeu nesta terça-feira (08) a realização de um concurso público para a Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN). A proposta foi encaminhada pelo parlamentar em forma de requerimento ao Governo do Estado e suas secretarias. O pronunciamento do petista ocorreu durante o horário dos deputados na sessão da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

“Temos que reconhecer a importância do trabalho dos servidores da Emater, instituição que tem sofrido uma redução forte do seu quadro funcional. É importante a recomposição por meio de concurso público. Mais uma vez reforço que sabemos dificuldades que estado atravessa do ponto de vista fiscal e financeiro, pelos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas é necessário esforço no sentido de se encontrar um caminho do ponto de vista da legalidade, para que os quadros da Emater possam ser recompostos”, disse Francisco.

Ainda em seu discurso, o deputado acrescentou que apresentou outra solicitação ao Governo envolvendo a Emater, dessa vez solicitando a reestruturação da tabela do plano de cargos, carreiras e salários dos servidores públicos do órgão. “Acreditamos que apesar das dificuldades vivenciadas pelo RN, é importante destacar que se faz necessário a atualização dessas medidas que visam o fortalecimento do corpo de servidores, sobretudo a recomposição inflacionária dos últimos 10 anos”, completou.