.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

RETROSPECTIVA DO MANDATO POPULAR DO VEREADOR FRANK PROFESSOR: "Programa Justiça na Escola"

A partir de hoje,23/12/15 o Blog do Ivanildo Souza,vai realizar uma retrospectiva das ações do mandato do vereador Frank Professor em 2015. O principal objetivo é fazer uma prestação de contas do mandato nesse ano. Vamos iniciar essa retrospectiva pelo mês de Agosto, que através do requerimento 22/2015 chega a Parelhas o programa Justiça e Escola, com a parceria  do Tribunal de Justiça do RN e a Prefeitura Municipal, através da secretaria de educação.
O  principal objeto do programa, foi capacitar professores através de temas como: Cidadania ,Justiça, Zelo, Responsabilidade, Respeito e Sinceridade. A capacitação além de motivar os professores para o dia a dia da sala de aula, foram trabalhados temas que contribuíram para a qualidade da aula dos Professores durante o ano de 2015.
A culminância do evento, teve a participação do Prefeito Francisco, da secretaria Ildelita Roque,da desembargadora Maria Zeneide, vereadores secretários e funcionários do tribunal de justiça  e  da educação do nosso município.

PARELHAS: "Pereira do Cartório também teria sido convidado a compor a chapa da oposição"

A política na cidade de Parelhas está pegando fogo, todos os dias surgi fatos novos, mas a informação de que Pereira do Cartório teria sido convidado para ser vice na chapa de oposição, foi pronunciada em alto e bom som pelo próprio Pereira na reunião do "dia 15".
"Eu também fui convidado para ser vice de Dr. Tiago, mas meu pré-candidato a prefeito é Alexandre". Quem estava lá ouviu...

PARELHAS: "Pela 3ª vez consecutiva Vereador Pepeu é escolhido o mais atuante pela maioria dos internautas"

Pelo terceiro ano seguido o Vereador Francisco Genidson é escolhido pelos internautas que acessam este Blog, como o vereador mais atuante do ano.
Foi assim nos últimos dois anos, e em 2015 mais uma vez, a maioria dos leitores escolheram Pepeu como vereador destaque.
Para 37% ,Francisco Genidson foi o destaque da Câmara Municipal em 2015.


Do Blog: "Parabéns ao nobre vereador pelo TRI, e desejo ao mesmo muita saúde e prosperidade no ano que se avizinha".

TECNOLOGIA NAS ELEIÇÕES 2016: "TSE adotará aplicativo móvel para eleitor auditar resultado das Eleições"

Os eleitores poderão auditar o resultado do pleito municipal de 2016 por meio do Código QR – um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica.

A ferramenta permitirá que qualquer cidadão acesse de forma rápida, segura e simplificada as informações contidas nos Boletins de Urna (BU), que são impressos após o encerramento da votação e afixados em quadros de aviso nas seções eleitorais.

O BU já é disponibilizado na internet após o resultado da eleição, o que permite a qualquer pessoa conferir se a informação fornecida pela seção eleitoral é a mesma consolidada na totalização do resultado pelo TSE.


Mas, a partir das Eleições Municipais de 2016, com o recurso do Código QR, o eleitor poderá usar seu smartphone ou tablet para fazer a leitura do código que estará estampado no relatório disponível nas seções eleitorais.

O desenvolvimento do aplicativo foi autorizado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, e não terá qualquer custo para a Justiça Eleitoral, já que o uso do Código QR é livre de qualquer licença. A ferramenta será disponibilizada para os sistemas operacionais iOS e Android.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, a utilização do Código QR permitirá que o eleitor faça sua própria auditoria após o encerramento da votação e a impressão do Boletim de Urna. Ele explica que o aplicativo vai gravar as informações e a checagem se tornará mais rápida e precisa. “A Justiça Eleitoral tem o compromisso junto aos cidadãos de promover um processo cada vez mais seguro e transparente. Segurança e transparência são nossos dois pilares básicos e o compromisso da Justiça Eleitoral é investir cada vez nesse binômio”, disse.

O coordenador de Sistemas Eleitorais do TSE, José Melo Cruz, lembra que o Código QR foi utilizado internamente pela Justiça Eleitoral em 2014, no processo de carregamento de informações na urna eletrônica. Por isso, sua inclusão no Boletim de Urna foi uma consequência natural do processo de aperfeiçoamento tecnológico. “A Justiça Eleitoral não dá saltos, ela vai seguindo num processo constante de evolução, buscando cada vez mais transparência e segurança, com todo o respaldo técnico das nossas equipes”, afirmou.

A inclusão do Código QR nos Boletins de Urna foi aprovada pelo Grupo de Trabalho (GT) do Ecossistema da Urna Eletrônica. O coordenador do GT, Rodrigo Coimbra, ressalta a importância da utilização da nova tecnologia: “O cidadão vai ganhar um mecanismo simples e rápido de verificação do Boletim de Urna e vai poder comparar, com muito mais segurança e tranquilidade, se o resultado de uma seção corresponde àquele que foi recebido pelo TSE.”

Aplicativos da Justiça Eleitoral
O Código QR dos Boletins de Urna é o mais novo dentre os vários aplicativos já oferecidos pela Justiça Eleitoral. Atualmente, é possível baixar, na época das eleições, aplicativos que permitem consultar informações sobre candidatos, pesquisar locais de votação e pontos de entrega da justificativa eleitoral, além de acompanhar, em tempo real, a apuração dos votos.

Do TSE

POLÍTICA: "“A oposição abandonou Michel Temer em 24 horas”, diz Jaques Wagner"

Por Fernando Rodrigues
No cargo mais importante da Esplanada desde o início de outubro, Jaques Wagner, 64 anos, faz uma avaliação sobre o ano de 2015, a política e a nova equipe econômica.
“Não é hora de soltar foguetes. Mas apenas de celebrar um momento melhor do que aquele em que estávamos há algum tempo”, diz Wagner –como é conhecido na Bahia, Estado no qual fez carreira política. Em Brasília, é chamado de Jaques.
Quando fala da oposição, do impeachment e do vice-presidente, Michel Temer, o ministro da Casa Civil é perfurocortante.
Qual o futuro de Michel Temer? “Continuará sendo vice-presidente da República. Acho que é tudo”, responde Wagner, sem elaborar muito.
Para o ministro, “a oposição abandonou Michel Temer em 24 horas” depois que o impeachment ficou “hibernando”. Só que “a população percebe”, porque “quem trai uma vez, trai 10”. SobreAécio Neves: “Tenta trafegar na impopularidade do governo”, mas não apresenta propostas que poderiam “emparedar” a presidente.

Senador recomenda aprovar contas de Dilma com ressalva

O relator das contas do governo da presidenta Dilma Rousseff em 2014 na Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador Acir Gurgacz (PDT-RO), apresentou há pouco parecer favorável à aprovação das contas do governo federal, com ressalvas.
O parecer de Gurgacz contraria a posição adotada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que recomendou ao Congresso Nacional a rejeição das contas. Segundo o relator, os argumentos apresentados pelo TCU para a rejeição das contas “não são relevantes o suficiente para levar à rejeição”. O parecer de Gurgacz deverá ser votado pela CMO até o dia 6 de março do ano que vem.

Governo Federal prepara pacote para reforma da Previdência Social

O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, informou nesta terça-feira (22) que a presidente Dilma Rousseff vai se reunir com a nova equipe econômica na próxima segunda-feira, 28, para “uniformizar” o discurso e preparar o pacote de medidas que ela pretende apresentar ao Congresso na volta do recesso parlamentar.
“Na volta do Natal, no dia 28, a presidente deve ter uma reunião com a equipe (econômica) e com os ministros do Palácio (do Planalto) para uniformizar a fala e preparar um conjunto de medidas que ela vai ter que apresentar ao Congresso no retorno”, disse Wagner, em entrevista coletiva no comitê de imprensa do Palácio do Planalto.
Uma das prioridades do governo no próximo ano é enviar ao Legislativo uma proposta de reforma da Previdência. Ele adiantou sem dar detalhes, que o governo trabalha com até quatro cenários de adoção da idade mínima. Segundo ele, essas hipóteses tratam de simulações sobre as regras de transição que podem ser adotadas, mas serão discutidas com os partidos da base aliada no Legislativo a fim de se buscar um consenso.

Governo sanciona lei que regulamenta programa ‘RN Gás+’

O governador Robinson Faria sancionou na tarde desta terça-feira (22) a Lei Complementar n° 558/2015 que regulamenta o RN Gás+, programa que garante o incentivo às indústrias pelo subsídio do gás natural. O documento será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, 23.
A Lei Complementar altera a Lei Estadual 272/2004. O RN Gás+ surge em substituição ao programa Progás e seguirá as mesmas determinações da Lei 7.059/97, instituída para o apoio ao desenvolvimento industrial pelo incentivo do gás natural. Atualmente, nove indústrias são beneficiadas com o subsídio do gás natural com desconto de 48,77% em cima de percentuais estabelecidos no regulamento. O incentivo impacta a geração de 20 mil empregos diretos.

UFRN vai pesquisar sobre a Microcefalia

O aumento do número de casos de dengue e o surto de microcefalia relacionada ao zika vírus tem motivado ações efetivas de combate ao mosquito Aedes aegypti em todo país. No campo da pesquisa, o papel da Universidade Federal do Rio Grande Norte, que já se destaca por desenvolver o método ovitrampa – uma espécie de armadilha que ajuda a entender onde há maior incidência do mosquito, a monitorar os focos e estabelecer estratégias de combate – deverá ser ampliado.
O Ministério da Saúde pediu que o Instituto do Cérebro (Ice) comece a pesquisar o comportamento do cérebro dos pacientes diagnosticados com microcefalia, com o objetivo de garantir ações que possibilitem uma melhor qualidade de vida para eles. “Estamos começando as pesquisas, que até então não existiam. O foco é dar o suporte necessário aos pacientes diagnosticados com microcefalia”, afirmou o diretor do Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o neurocientista Sidarta Ribeiro.