quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ESSA MERECE MILHÕES DE VOTOS,VALEU FÁTIMA!


Sob os olhares de centenas de agentes de saúde, que lotavam as galerias da Câmara dos Deputados, o plenário aprovou na noite desta quarta-feira (10), em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC391/09) que prevê a definição, por lei federal, de um piso salarial para a categoria e das diretrizes para os planos de carreira a serem formulados pelos estados e municípios. A matéria precisa ser votada em dois turnos também pelo Senado e depois promulgada pelo Congresso Nacional.

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN), relatora da proposta na comissão especial, afirmou que a aprovação foi um ato de justiça que vai beneficiar mais de 300 mil profissionais em todo o país. “Essa categoria exerce papel extremamente importante no contexto da saúde pública do nosso País e parabenizo todos os profissionais. Valeu o sonho e valeu a luta”, disse a parlamentar petista. A proposta segue para apreciação do Senado.

O texto aprovado por unanimidade é o do substitutivo da deputada Fátima. A principal novidade em relação à proposta original, do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), é a ajuda financeira que a União deverá dar aos estados e municípios para o cumprimento do piso nacional.

As mudanças alcançam os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, que já haviam sido beneficiados pela Emenda Constitucional 51, aprovada em 2006.

DO BLOG:ESSE É O MODO PETISTA DE GOVERNAR!

FEIRA DE CIÊNCIA E ABERTURA DO NATAL DE PARELHAS ACONTECEM NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA






Na próxima sexta-feira (11) os estudantes de Parelhas se reunirão em Praça Pública para mostrar à população diversos trabalhos confeccionados com materiais recicláveis. A exposição, que contará com a participação das 17 escolas da cidade, refere-se à III feira de Ciência e Tecnologia do Município. O evento será realizado a partir das 16h30 na Praça Arnaldo Bezerra, onde haverá também a inauguração da decoração ecológica natalina.



“A decoração natalina faz parte da feira e por isso decidimos fazer a abertura do natal da cidade no mesmo dia”, explicou a Secretária Municipal de Educação, Ildelita Roque ao acrescentar que tanto a decoração quanto a feira de ciência estão inseridas da XVII Campanha de Preservação e Valorização Ambiental.



Durante a abertura, que será realizada pelo Prefeito Francisco Medeiros, haverá apresentações natalinas de grupos de teatro e coral de crianças. “É um momento muito importante por ser a culminância da campanha ambiental e uma grande oportunidade de toda comunidade escolar mostrar seus trabalhos voltados à cultura de sustentabilidade”, disse Ildelita.



Para o período foram confeccionadas árvores, boneco de neve, bolas, estrelas e outros adereços produzidos com garrafa pet. Os enfeites ecológicos, que ficarão expostos na Praça Arnaldo Bezerra, integram o projeto “Minha cidade mais bonita neste Natal”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Educação; da Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais; e Assistência Social e Cidadania.

Planejamento, democracia e transparência na administração de Parelhas.


Planejamento, democracia e transparência na administração de Parelhas. A Prefeitura, através das Secretarias de Planejamento e Gabinete Civil, realizou na noite de ontem (08), no Plenário da Câmara Municipal, Audiência Pública com o objetivo de apresentar proposta orçamentária para o ano de 2010 à sociedade civil organizada e vereadores.



Mais de 30 representantes de associações rurais e urbanas, sindicatos, igrejas, além do prefeito, secretários e vereadores da cidade, marcaram presença. “A participação popular e a transparência são fundamentais para o bom desempenho do nosso trabalho”, disse o Prefeito e Parelhas, Francisco Medeiros.



A proposta apresentada foi baseada no planejamento realizado desde o início do ano de 2009 a partir das reivindicações da população. “É importante que todos entendam o que é, como funciona e a previsão de despesa da administração”, acrescentou Francisco que fez explanações sobre o assunto.



As reuniões, que objetivaram traçar metas para o planejamento do Município, foram realizadas nas 23 comunidades rurais e nos principais bairros da cidade. Segundo o Secretário Municipal do Gabinete Civil, Ailton José dos Santos, a Audiência foi bastante positiva devido à participação ativa da comunidade. “O interesse da população nos surpreendeu e a participação superou as expectativas”, afirmou.