terça-feira, 27 de abril de 2021

GESTÃO: "Prefeitura de Parelhas inicia o programa de recuperação de estradas nas comunidades rurais"


Seguindo as metas do Plano de Governo do Prefeito Dr. Tiago Almeida, nossos técnicos continuam empenhados em solucionar as demandas das comunidades rurais.

Através da Secretaria de Agricultura, foram iniciados os levantamentos em campo para identificar os maiores problemas nas estradas que ligam a cidade a zona rural. Para que possam ser efetivadas as ações de recuperação com eficiência, o estudo apontou, dentro da demanda solicitada pelos munícipes, os casos de maior urgência com dificuldade de locomoção e acesso.

Em um esforço conjunto para que as mesmas possam ser reconstituídas e proporcionem melhores condições de trafegabilidade, nossas equipes estão realizando toda a terraplanagem e nivelamento das estradas, facilitando a locomoção entre o campo e a cidade.
Além disso, a prefeitura de Parelhas já beneficiou mais de 430 famílias de agricultores, só em 2021, efetuando mais de 740 horas de corte de terra através do Programa “Terra Pronta”, sem custo para o homem do campo.
“Estamos cuidando do homem do campo, das suas demandas... e continuamos, além de realizar essa recuperação das vias de acesso, fazendo a preparação do solo dos pequenos proprietários rurais visando o cultivo da safra agrícola deste ano. O trabalho de aragem do solo é realizado através da frota de tratores da Prefeitura Municipal e a expectativa é que compreenda todo o setor rural de Parelhas, no menor tempo possível. Essa é uma das formas de incentivar a agricultura familiar em nosso município e apoiar o crescimento dessa atividade em Parelhas”, concluiu o prefeito Dr. Tiago Almeida.



RESPONSABILIDADE: "Campanha de vacinação contra Covid-19 avança em Parelhas."


As equipes de saúde seguem intensificando o cumprimento do cronograma de vacinação contra o coronavírus no município. Iniciamos ontem (26) a vacinação nos idosos com 62 e 63 anos.

Acompanhe o cronograma:
📍UBS Ivan Bezerra:
🕜Na segunda- feira, 26 de abril, foram vacinados 100% dos idosos da área com a faixa etária de 62 e 63 anos✅
🕘 Terça-feira, 27 de abril, será aplicada a 2° dose em idosos com 65 a 69 anos;
📍UBS Dinarte Mariz:
🕘Quarta- feira, 28 de abril, das 09:00h às 11:00h, a vacinação ocorrerá para os pacientes com idade de 63 anos; e no período 13:00h às 15:00h, a vacinação ocorrerá para pacientes com idade de 62 anos que forem até a referida unidade;
UBS Centro:
🕜Quarta-feira, 28 de abril, 13:30h às 16:00h, a vacinação ocorrerá para os pacientes que forem até a referida unidade;
📍ESF Boqueirão:
🕢Quarta-feira, 28 de abril, das 07:30h às 08:30h, a vacinação ocorrerá para os pacientes que forem até o ponto de apoio da unidade;
📍ESF Maria Terceira:
🕗Quarta-feira, 28 de abril, das 08:00h às 10:30h, a vacinação ocorrerá para os pacientes que forem até a referida unidade, na área coberta ao lado da unidade;
📍UBS Cruz do monte:
🕗Quinta-feira, 29 de abril, das 08:00h às 10:30h, a vacinação ocorrerá para os pacientes que forem até a referida unidade;
📍ESF Antônio Jacinto:
🕗Quarta-feira, 28 de abril, as equipes de saúde cumprirão o cronograma de vacinação no Povoado Santo Antônio e nas Comunidades Joazeiro, Cachoeira e Boa Vista dos Lucianos;
📍UBS São Sebastião:
🕖Quinta-feira, 29 de abril, às 07:00h, na Escola Estadual Barão do Rio Branco, ocorrerá vacinação para os idosos que residem no Centro e são assistidos no posto de saúde do São Sebastião;
🕘Quinta-feira, 29 de abril, às 09:00h, na Escola Municipal Inácio Miranda, ocorrerá a vacinação dos idosos que residem no bairro São Sebastião e são atendidos pela referida unidade de saúde.



INUSITADO: "Vereador abre caixão com facão para provar que homem não morreu de COVID-19"


O vereador William Faria (PT), de Santa Bárbara do Leste, em Minas Gerais, chocou os moradores de sua cidade nesse domingo (25/4), quando usou um facão para abrir um caixão lacrado, com o corpo de um homem de 92 anos, que morreu depois de apresentar os sintomas da COVID-19. O vereador alega que o homem não morreu por COVID-19 e sim por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

O lacre no caixão revoltou o vereador, que contestou o procedimento adotado pela Prefeitura de Santa Bárbara do Leste, alegando que o idoso merecia um funeral digno, e não ser sepultado envolvido em plásticos.

O rompimento do lacre do caixão foi filmado e o vídeo postado nas redes sociais do vereador. O vídeo ganhou muitos compartilhamentos e foi visto por policiais civis, que agora estão investigando o vereador por crime de Infração de Medida Sanitária Preventiva (Art. 268 do Código Penal).

De acordo com a Polícia Civil, o fato de o atestado de óbito atribuir a causa da morte à síndrome respiratória e não por COVID-19, se deve à espera do resultado do exame RT-PCR, que vai determinar se a COVID-19 foi a causadora da SRAG.

O procedimento adotado para lacrar o caixão foi correto, de acordo com a Polícia Civil, porque o homem apresentava os sintomas clássicos da COVID-19 e, neste caso, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde determinam o procedimento.

A Prefeitura de Santa Bárbara do Leste lamentou e informou que o fato é de total responsabilidade do vereador. “Ele chamou ao cemitério uma representante da Vigilância Sanitária que ficou sem ação diante do fato, pois, quando chegou ao local, o caixão já havia sido aberto. E, por pressão do vereador, a funcionária ficou sem ação e concordou com ele com relação ao enterro. Porém, a definição de protocolos referentes a funerais cabe ao estado e não ao município”, informou a prefeitura, em nota.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara do Leste, Altair Nunes Ferreira (MDB), também lamentou o fato e disse que o vereador William Faria será ouvido por uma Comissão Parlamentar de Inquérito. “Tão logo esse processo seja instaurado, daremos mais informações sobre esse lamentável evento.”

O vereador William Faria, em suas redes sociais, disse que lamentava a posição do presidente da Câmara e disse que sua função é fiscalizar, estar ao lado do povo, e reafirmou que o homem cujo corpo estava no caixão que ele abriu, não morreu vítima da COVID-19.

Confira o vídeo: bit.ly/3sVjs2v

Estado de Minas

Via Blog do BG