terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Nunca antes na história deste país...4 em cada 5 brasileiros aprovam governo Lula: ONDE O PT GOVERNA, DÁ CERTO!



Luiz Inácio Lula da Silva chegou lá: aos 65 anos, sairá do Palácio do Planalto no dia 1º como o mais bem avaliado ocupante daquela cadeira entre todos os eleitos pelo voto direto pós-ditadura. Está com 83% de aprovação popular.

O Datafolha apurou a popularidade de Lula em pesquisa feita de 17 a 19 de novembro, em todo o país, com 11.281 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Para 13% dos brasileiros, Lula faz um governo regular. Só 4% classificam sua administração como ruim ou péssima.

Fernando Collor de Melo deixou o cargo em 1992, após um processo de impeachment, com só 9% de aprovação. Fernando Henrique Cardoso, com 26% --57 pontos percentuais abaixo de Lula.

Itamar Franco ficou em segundo lugar como o mais popular ao sair do cargo, com 41%. Entretanto, ele não foi eleito --vice na época, herdou a cadeira de Collor.

Segundo o Datafolha, 84% acham que o país está melhor após Lula. Com FHC ocorreu uma assimetria. Embora 35% dissessem em 2002 que o Brasil estava melhor depois de oito anos administrado pelo tucano, só 26% o aprovavam.

Mensalão

O pior momento de Lula foi em dezembro de 2005 --sofria os efeitos do mensalão. Na época, 28% achavam seu governo bom ou ótimo; 29, ruim ou péssimo; e 41%, regular.

Em 2006, Lula se recuperou. Foi reeleito. Manteve certa estabilidade até 2007. De 2008 em diante veio a arrancada, com recordes de aprovação.

A crise econômica de 2009 foi só um soluço na popularidade de Lula. Sua taxa caiu pouco no primeiro trimestre daquele ano, de 70% para 65%. Mas ele entrou em 2010 já com 73%.

Expandiu esse percentual até os atuais 83%.

Melhor e pior

Sobre o que não vai bem no governo Lula, 23% apontaram o sistema de saúde. Segurança pública vem em segundo lugar (19%). Depois, educação (7%) e corrupção (6%).

As áreas nas quais saiu-se melhor foram o combate à fome e à miséria (19%) e a condução da economia (13%).

Lula vai bem no Brasil inteiro, mas há um descompasso entre as avaliações feitas por pobres e ricos. Ou entre Nordeste versus Sul e Sudeste.

Ele é aprovado por 67% dos ricos e por 84% dos pobres. No Nordeste, 88% acham seu governo ótimo ou bom. No Sul, 77%. No Sudeste, 79%.

Essas diferenças, numa gradação um pouco diferente, surgiram nas urnas neste ano, quando Lula ajudou a eleger Dilma Rousseff.Na tucana Folha

Ibope deu 87% á Lula

87%

No topo das buscas no Google News, com Reuters, "Lula sai com popularidade recorde". E no texto, "o primeiro presidente da classe trabalhadora está mais popular que nunca", no Ibope. Na alemã DPA, "Lula sai com popularidade próxima de 90%". Na France Presse, "Brasil se despede de Lula com 87% de popularidade e confia em Dilma". Dow Jones, "62% estão otimistas com o governo Rousseff". E Bloomberg, "Dilma Rousseff tem o apoio de 62% dos brasileiros antes de tomar posse".Para o Valor Online, "Ação no Rio ajuda avaliação de Lula", que pela primeira vez obteve mais avaliação positiva que negativa também em segurança.

Íntegra da entrevista do Presidente Lula à Rede TV!


Bloco 1


Bloco 2


Bloco 3


O presidente Lula foi entrevistado no programa É Notícia, da RedeTV!, por Kennedy Alencar. Foi ao ar, ontem, domingo (19).

A entrevista foi feita durante a visita presidencial aos estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, para visitar um trecho da Ferrovia Transnordestina e obras no Rio São Francisco.

Dilma Rousseff: "Vou honrar as mulheres, cuidar dos mais frágeis e governar para todos"


Foto: Divulgação
O presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, entregou na tarde desta sexta (17), em cerimônia no Tribunal Superior Eleitoral, os diplomas de presidente a Dilma Rousseff (PT) e de vice-presidente a Michel Temer (PMDB).

No breve discurso que fez após receber o diploma de presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff afirmou que é uma “grande responsabilidade” suceder um presidente da “estatura” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ela prometeu “honrar as mulheres, cuidar dos mais frágeis e governar para todos".

Disse ainda que vai trabalhar pela estabilidade econômica do país e defender a liberdade de imprensa.

Dilma também se disse emocionada. "Sem sombra de dúvida é uma imensa emoção receber esse diploma da corte responsável pelo processo eleitoral brasileiro", declarou.

Declarou que é preciso aliar crescimento econômico com desenvolvimento social.

“Nenhuma estratégia política e econômica é efetiva se não se refletir na vida de cada trabalhador, empresário e família”, afirmou Dilma.

Dilma elogiou a Justiça Eleitoral pela modernidade na apuração dos votos nas eleições deste ano e a forma como conduziu o processo eleitoral.

“Nós conquistamos no Brasil um processo excepcional. A lisura e eficiência da nossa Justiça Eleitoral são reconhecidas em todo o mundo”, disse a presidente eleita.

Ela afirmou que o povo brasileiro amadureceu ao eleger um trabalhador e uma mulher para a Presidência da República.

Fátima Bezerra se despede do presidente Lula

 

Fátima Bezerra participou de encontro com o presidente Lula


A deputada federal Fátima participou na manhã desta segunda-feira(20), no Palácio da Alvorada, em Brasília, de encontro da Executiva Nacional do PT com o presidente Lula.

O encontro foi uma espécie de sessão de despedida, uma vez que o presidente Lula deixa o cargo no próximo dia 31.

Para Fátima Bezerra o encontro de hoje foi bastante descontraído e proveitoso.

“O presidente Lula está em estado de graça. Feliz com as realizações do governo, com a vitória da nossa futura presidenta Dilma e com o desempenho do nosso partido nas últimas eleições”, disse a deputada.

Além da visita ao presidente Lula, a Executiva Nacional se reuniu para discutir a realização do Congresso Nacional Extraordinário do partido em 2011; os encontros setoriais; a Escola Nacional de Formação e também para fazer uma avaliação do processo de transição de governo.