sexta-feira, 1 de outubro de 2021

SANTANA DO SERIDÓ: "Não discuto eleições de 2024, o momento é de manter a união do grupo, ajudando meu prefeito Hudson e minha vice Tatiana", Diz vereador Ivan

 


Em conversa com o veterano vereador, Ivan Dantas da cidade de Santana do Seridó, o Blog quis saber, o  que ele achava da discussão em torno da escolha do nome para  vice de Tatiana Fátima para eleições de 2024.

Experiente, o nobre parlamentar disse que, a hora é de manter o grupo, unido e coeso, ajudando o prefeito Hudson no desenvolvimento da cidade.

"Não é o momento de discutir eleição, muito menos a de 2024. Estamos á apenas nove meses da segunda gestão de Hudson e Tatiana, aliás, uma gestão brilhante. Eu estou empenhado e farei tudo que estiver ao alcance de minhas forças, para ajudar ainda mais a atual administração, que sem dúvidas, é uma das melhores administrações que Santana já teve. A hora é de manter a união desse grupo vitorioso, e meu pensamento é, através do nosso mandato, fazer o que for preciso, para nos unirmos ainda mais, em torno do meu prefeito Hudson e minha vice-prefeita Tatiana."




Pesquisa Ipespe aponta Lula com 43% das intenções de voto contra 28% de Bolsonaro


A pesquisa Ipespe divulgada hoje (30) também realizou simulações sobre a sucessão de 2022. No primeiro cenário, o ex-presidente Lula (PT) lidera com 43% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) tem 28%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar com 11%.

Em seguida estão tecnicamente empatados o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 5%, o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM), que registra 4%, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), soma 2%. Brancos, nulos e indecisos contabilizam 7%.

No segundo cenário testado, o resultado é muito similar ao primeiro. Lula lidera com 42%. Em segundo lugar está Bolsonaro com 25%. Em seguida aparecem Ciro Gomes com 9%. O ex-ministro Sergio Moro (Sem partido) tem 7%.

Mais abaixo estão o apresentador da TV Bandeirantes, José Luiz Datena (PSL), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e Luiz Henrique Mandetta com 3% cada. Pacheco e a também senadora Simone Tebet (MDB-MS) somam 1%. Brancos, nulos e indecisos contabilizam 6%.

Espontânea mostra polarização consolidada

Outro dado importante a ser ressaltado sobre a sucessão e consolidação da polarização bolsonarismo x lulismo. Hoje, Lula aparece com 30% das intenções de voto na menção espontânea. Bolsonaro soma 23%. Ciro registra apenas 2%. Brancos, nulos e indecisos contabilizam 34%.

Conforme podemos observar, 53% do eleitorado declaram espontaneamente a intenção de votar em Lula ou Bolsonaro.

Lula venceria adversários no segundo turno

Nas simulações de segundo turno, o ex-presidente Lula venceria todos os possíveis adversários: Jair Bolsonaro (50% a 31%), Sérgio Moro (53% a 34%), Ciro Gomes (49% a 30%), Eduardo Leite (49% a 21%) e João Doria (50% a 24%).

Bolsonaro, além de perder para Lula se a eleição fosse hoje, também seria derrotado por Ciro (45% a 34%), Doria (39% a 35%) e Leite (36% a 33%).

Roberto Flávio



Fátima Bezerra continua liderando corrida eleitoral para o governo, aponta mais uma pesquisa


A governadora Fátima Bezerra (PT) caminha à reeleição com 33,8% das intenções de votos, na pesquisa estimulada. O resultado, contudo, não garante vitória em primeiro turno. Isso porque Carlos Eduardo ocupa a segunda colocação, com 21,1% da preferência. Styvenson, que não confirmou oficialmente ser pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, tem 12,2%. O deputado federal Benes Leocádio (PR) é a escolha de 3,3% dos entrevistados. Assim sendo, os três adversários da petista têm 36,6% dos votos totais, somados.

Ao todo, 17,1% informaram que votariam nulo, branco e/ou ninguém. Outros 12,5% não sabiam ou não responderam.

No cenário espontâneo, Fátima continua na liderança (20,2%), mas com redução na vantagem em relação ao segundo colocado, Carlos Eduardo (10,2%). Styvenson tem 6% e Benes, 1,6%. Álvaro Dias soma 0,6. O ministro Marinho é a escolha de apenas 0,1% dos entrevistados, assim como Garibaldi, Rosalba, Zenaide e o ex-governador Robsinson Faria (PSD), por exemplo. Outros cinco políticos tiveram desempenho similar.

Ao todo, 11,3% informaram que votariam nulo, branco e/ou ninguém. Outros 49,1% não sabiam ou não responderam.

2º turno

Caso a disputa pelo comando político administrativo do Rio Grande do Norte force segundo turno entre Fátima e Styvenson, a petista ganharia com 36,2% contra 22,4%. Ninguém, branco e nulo somam 34,2%, enquanto 7,2% não souberam ou responderam.

Se a governadora concorresse com Álvaro Dias, a vantagem seria ampliada, já que ela teria 35,5% dos votos contra 16,5% do tucano. Neste cenário, nota-se que a maioria do eleitorado (40,4%) optou por votar em ninguém, branco ou nulo. Os 7,7% restantes não sabiam ou não responderam.

A menor vantagem de Fátima contra o segundo colocado é no cenário 3, quando ela disputa o voto com Carlos Eduardo. A governadora tem 35,6% dos votos contra 23,5% do ex-prefeito de Natal. Ao todo, 33,8% votariam em ninguém, branco ou nulo. Já 7,1% não sabem ou não responderam.



Ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo se envolve em acidente no interior do RN

 


O ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) se envolveu em um acidente na cidade de Martins, no interior do RN, nesta quinta-feira (30). O veículo trafegava na RN-078. Além dele, outros três pessoas ocupavam o veículo no momento do incidente. O motorista teria perdido o controle e batido em uma árvore. Nenhum dos envolvidos teve ferimentos graves. As informações são da InterTV Costa Branca/G1 RN.

A PM informou que o acidente aconteceu por volta das 20h, em uma curva da RN-078 a poucos metros da entrada do município. O motorista dirigia uma caminhonete modelo Frontier. Ele perdeu o controle do veículo e bateu na vegetação.

Os ocupantes do veículo foram socorridos por populares e foram encaminhados para o hospital do município. O motorista saiu ileso do acidente. Um guincho chegou a ser acionado para remover o carro.

O condutor contou aos policiais que os ocupantes do veículo vinham de Natal e iam dormir na cidade de Martins. Na manhã desta sexta-feira (01) estava previsto o cumprimento de uma agenda política em Pau dos Ferros.

Fonte: Agora RN



TRE nega recurso e mantém ex-governador Robinson Faria inelegível


Na sessão dessa quinta-feira (20), a Corte Eleitoral potiguar rejeitou um recurso no processo que declarou a inelegibilidade do ex-governador Robinson Faria e de cinco ex-agentes públicos da administração estadual pela prática de abuso de poder econômico e político nas Eleições de 2018.

Ao julgar uma ação de investigação proposta pela Procuradoria Regional Eleitoral, o TRE-RN entendeu, por maioria dos votos, que, além do ex-governador, os auxiliares Francisco Vagner Gutemberg de Araújo, Pedro Ratts de Ratis, Pedro de Oliveira Cavalcanti Filho, Ana Valéria Barbalho Cavalcanti e Josimar Custódio Ferreira utilizaram recursos públicos em ações institucionais de forma que comprometeram a isonomia do pleito.

A defesa embargou a decisão do órgão colegiado, mas o recurso foi rejeitado à unanimidade, seguindo o voto do relator, desembargador Ibanez Monteiro. “É mais um daqueles embargos de declaração em que as partes questionam, mas não apontam nenhuma contradição, obscuridade ou omissão no julgamento. Analisei todos os aspectos apresentados no recurso e demonstro que todos foram examinados de forma clara no julgamento do processo”, destacou o magistrado.

98FM