sexta-feira, 24 de maio de 2019

Audiência pública proposta por Francisco do PT mostra viabilidade dos Correios no RN

As consequências de uma possível privatização dos Correios foi tema de Audiência Pública realizada na manhã desta sexta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

O deputado Francisco do PT, propositor do debate, abriu a audiência declarando que o tema é estampado rotineiramente na mídia e redes sociais.

“O desejo do atual governo federal em privatizar diversas estatais é apresentado quase que diariamente. Os Correios, que tem um papel importantíssimo em todo o país, principalmente em lugares ermos, de difícil acesso, onde empresas privadas não querem atuar, é um dos principais alvos para a privatização”, afirma Francisco, que ainda alega o fato da Estatal manter parcerias com municípios, Estado e com a União para serviços de logísticas como entrega de livros didáticos, material biológico e provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

Em 2018, a empresa se destacou no serviço de entrega de encomendas, com o aumento de 20% da receita bruta.

O superintendente dos Correios no RN, Rodrigo Medeiros, participou da audiência e apresentou as funcionalidades e serviços oferecidos pela empresa que, segundo ele, é comum a toda família brasileira, mas muitos não conhecem as suas peculiaridades. 


“Em dois anos estamos em novo crescimento. Não podemos negar que decisões equivocadas de gestões passadas trouxeram prejuízos, mas retomamos o crescimento desde 2017 e estamos investindo num melhor funcionamento, principalmente no monopólio postal de mensagem que representa 40% da nossa receita”, defendeu o superintendente.

Para José Rivaldo da silva, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telégrafos e Similares – FENTECT, os Correios é uma empresa viável e salutar. “Temos exemplos de cidades potiguares que só têm o Banco Postal – serviço oferecido pelos Correios – para servir a população. Os correios é uma empresa de integração nacional, o governo federal precisa estudar a empresa antes de pensar em privatizar”, declarou Rivaldo.

A senadora Zenaide Maia (PROS) alegou que uma empresa estatal observa a população como o todo, já uma empresa privada priorizará o lucro e tratará diferente um grande centro que traz resultados positivos de uma pequena cidade que poderá gerar prejuízos. “Fiquei feliz com a apresentação do superintendente da estatal que exibiu números que comprovam a viabilidade dos Correios aqui no RN”, disse Zenaide.

O representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), José Teixeira, explanou que “Os Correios é uma estatal com todas as possibilidades de continuar nos orgulhando e orgulhando a quem constrói a empresa, por isso a CUT vem aqui deixar claro a toda população e companheiros, que vamos lutar nas ruas deste país contra a privatização”.

Já o presidente Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios, Telégrafos e Similares do RN, afirma que o Governo Federal é neoliberalista, busca destruir toda a conjuntura nacional e a classe trabalhadora precisa blindar os Correios. “Para privatizar precisara passar por cima de milhares de trabalhadores que irão defender seus empregos conseguidos através de concursos públicos”, falou Edson Silva.

Dário Barbosa, representante da CSP-Conlutas, trouxe o modelo americano de gestão das empresas estatais, afirmando que o serviço de fornecimento de águas dos EUA é controlado pelo estado devido a importância do setor. “O Governo Bolsonaro declarou guerra contra os trabalhadores, mentindo sobre déficit, enquanto verificamos que a empresa caminha com suas próprias pernas”, explica Dário.

Após a exposição dos integrantes da Mesa, o debate foi aberto ao público participante. Nos depoimentos, opiniões a favor da permanência do monopólio dos correios e outras em defesa da privatização.

Os presentes que defenderam a permanência dos correios enalteceram a importância da empresa no sistema estatal. Já os que querem a privatização manifestaram a opinião que os Correios são uma empresa defasada e que não é ruim abrir o mercado, pois o problema maior é o monopólio, porque as empresas se acomodam e não existe eficiência nos trabalhos.


Governo Fátima dialoga com setor têxtil pela geração de empregos

A governadora Fátima Bezerra recebeu nesta quinta-feira (22), o presidente do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores da Indústria Têxtil do RN (Sindtêxtil), José Nogueira Filho, e mais três membros de sua diretoria – Francisca Nascimento, José dos Anjos Paixão e Laércio Araújo. O grupo apresentou à chefe do Executivo estadual e equipe o principal pleito da categoria, que é o empenho do Governo do RN para atrair novas empresas a fim de reaquecer o segmento.
“É importante que eu esteja aqui falando com o outro lado, com a classe trabalhadora. Vamos sim, juntos, procurar os caminhos que podemos trilhar para a geração de emprego”, declarou Fátima,acompanhada na ocasião pelo vice-governador Antenor Roberto e pela secretária adjunta de Trabalho e Ação Social (Sethas), Josiane Bezerra.
Ela afirmou que os incentivos como o Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial) serão mantidos, com o objetivo de fomentar a economia, no entanto, estão passando por revisão para preencher as lacunas e corrigir as distorções. “Se não for para o bem do nosso povo, é preferível investir os impostos, os quais abrimos mãos através dos incentivos fiscais, diretamente na saúde e na educação”, frisou.
Nogueira informou que até cinco anos atrás havia 17 mil trabalhadores no setortêxtil, cadastrados pelo Sindtêxtil (que representa todas as cidades do RN, à exceção de Mossoró), e hoje esse número reduziu para 8 mil. “Diversas empresas fecharam, como Sacoplast, Texita, Nortex, Textile e Capricórnio”, informa.
A governadora finalizou reiterando o compromisso de que o” Governo é aliado da classe trabalhadora, mas reconhecermos que quem gera emprego são os empresários”.

"Bolsonaro é burro e governa como se estivesse em um churrasco", diz filósofo de direita

Ao contrário dos filósofos e intelectuais que o presidente Jair Bolsonaro tanto critica, Luiz Felipe Pondé sempre se colocou à direita no espectro ideológico. Defensor de bandeiras liberais, tanto na economia quanto nos costumes, o filósofo e escritor brasileiro era comumente criticado por seus pares por defender um Estado menor e a economia de mercado.
Para ele, o liberalismo “dentro de todas as políticas econômicas, é a que parece menos ruim”. O filósofo, no entanto, não está nem um pouco satisfeito com o governo de direita de Bolsonaro, que vem se afastando cada vez mais do perfil liberal que prometera durante as eleições. E parte da culpa dessa instabilidade, para o filósofo, é do seu companheiro de profissão, Olavo de Carvalho.
Não por acaso, Pondé acredita que Bolsonaro tem potencial de ser uma liderança nacional populista, aos mesmos moldes do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, e do vice-primeiro ministro italiano Mateo Salvini. Quer dizer, existe um obstáculo: para o filósofo, Bolsonaro é burro.
“Ele é burro. Pode escrever isso. Ele é burro, segue um intelectual paranoico e se deixa influenciar pelos filhos que não entendem nada de sociedade e de convívio democrático”, diz Pondé.
O melhor caminho para se tomar, segundo ele, é uma conversa mais madura entre todo o espectro político, deixando a radicalização de lado. “A política é a capacidade de conviver com o que você não concorda. Não é conviver com o que você concorda”, afirma ele, que recebeu a reportagem de EXAME em seu escritório, em São Paulo.
Se Bolsonaro não entender isso, de acordo com Pondé, um impeachment pode se tornar um caminho possível. Confira, a seguir a sua entrevista:
Roberto Flávio

PARELHAS: "Prefeitura divulga lista eletiva das cirurgias de cataratas, confira!"

A prefeitura Municipal de Parelhas, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou a lista eletiva do SUS das cirurgias de cataratas.

Caso seu nome, ou de algum parente, constar na lista, procure a servidora Luana,  no anexo do Hospital Dr. José Augusto Dantas, até o próximo dia 31 de Maio.

Confira a lista:

*SALMA GOMES DA SILVA

*JOVITA CORDEIRO DE LIMA

*JUAREZ FERREIRA DE SOUZA

*MARLENE TOMAZ DOS SANTOS

*JOSÉ VALENTIM DOS SANTOS

*HELENA MARTINS DE SOUZA

*MARIA FRANCELINA DA OLIVEIRA

*MARIA DO CARMO FERREIRA DA COSTA

*MAURICEA MARIA DINIZ

*LEVINA MARIA DA SILVA



TRIBUNA DA CASA: "Humberto Gondim destaca luta pela isenção do IPVA"

O vereador Humberto Alves Gondin, usou a tribuna da câmara na tarde de ontem e fez um breve relato de sua luta para que o projeto de isenção do IPVA das motos fosse uma realidade.

"A audiência da última sexta-feira foi muito importante e quero destacar que a ideia da isenção, nasceu desta casa e do vereador Humberto Gondin e lembro que na época fui muito criticado, por que algumas pessoas achavam impossível a realização desse sonho. Mas graças a Deus a nossa ideia foi levada pelo deputado Nelter Queiroz a governadora Fátima que abraçou nossa causa e graças a ela e ao deputado Francisco que também deu muita força, esse sonho se tornou lei."

Humberto também  informou que a partido dia 10 de junho a Lei entra em vigor.

"A partir do dia 10 de junho que tiver sua motinha atrasada e a placa for do Rio Grande do Norte, pode se dirigir ao DETRAN, porque é a partir de lá, que você vai andar livremente em nossa cidade e no nosso estado." Finalizou


SANTANA DO SERIDÓ: "Hudson Pereira poderá perder um forte aliado nos próximos dias"

Na política nada é definitivo, ela muda como as nuvens no céu, que num dia pode está límpido como água cristalina, no outro poderão surgir nuvens escuras e dias tempestuosos.

O céu de brigadeiro em que voava o atual prefeito, poderá se tonar em um céu escuro e cinzento.

O blog soube recentemente que um aliado de primeira hora, está com tudo pronto para entregar o cargo e ser candidato a prefeito pela oposição. Procurado pelo Blog, o aliado em questão, preferiu manter o silêncio, naquela linha de quem cala consente.

Mas, de acordo com informações, o prego já foi batido e a ponta virada, e tem mais, outros aliados muitos próximos, podem seguir o mesmo destino e deixar a base aliada do prefeito.

Se não usar as sandálias da humildade e não descer do pedestal, o baque pode ser feio. 

O grupo de situação, sofre hoje uma guerra interna, sobre quem será o vice para as eleições de 2020 e se juntar isso, a perda de aliados importantes, o páreo, que parecia fácil, pode se tornar muito difícil, com risco inclusive de perder a eleição.

Já dizia a santa Bíblia: "Um reino dividido não subsisti".









PESQUISA: "36% desaprovam governo Bolsonaro e 26% consideram regular"

Segundo a nova pesquisa da XP/Ipespe, 36% dos eleitores consideram o governo de Jair Bolsonaro ruim ou péssimo, e 34% o consideram ótimo ou bom. 
Por outro lado, 26% consideram regular- uma espécie de “mediano”.
É a primeira vez que a XP mostra a desaprovação maior do que a aprovação.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 21 de maio, e entrevistou 1000 pessoas de todas as regiões do país – via telefone, sob margem de erro para cima ou para baixo de 3,2%.
O Antagonista

IBGE: "Com aumentos sucessivos do gás de cozinha 14 milhões de brasileiros voltou a cozinhar usando lenha ou carvão"


Com os sucessivos aumentos no preço do gás de cozinha — que no período entre 2016 e 2018 acumulou alta de 24% —, cerca de um quinto das famílias brasileiras passou a cozinhar usando lenha ou carvão . 

Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE, são 14 milhões de brasileiros ou mais três milhões de domicílios nos últimos dois anos.