segunda-feira, 29 de novembro de 2021

PREOCUPANTE: "Professor alerta para situação hídrica da Barragem Boqueirão"


O professor José Oliveira, conhecido por todos os parelhenses como Zequinha da Cida, usou suas redes sociais para fazer um alerta, sobre a grave situação hídrica que se encontra a Barragem Boqueirão, aqui e Parelhas. 

De acordo com o professor e com fotos publicadas por ele, a situação é grave e deve ser debatida pelos órgão competentes e comunidades favorecidas pelas águas da barragem.

Confira o  alerta do amigo Zequinha da Cida: 

"Em visita a Barragem Boqueirão neste domingo 28/11, podemos constatar que o reservatório apresenta um volume útil de 10,89% , valor abaixo do registrado no mesmo período do ano passado. Há um ano, o volume estava em 19,40%.

Em alguns locais já podemos notar a água verde, fator que está relacionado a algo natural: o desenvolvimento de algas. São organismos microscópios que crescem e se reproduzem em rios, lagos e represas. Eles podem mudar a cor para amarela ou esverdeada.
O que preocupa ainda mais é a quantidade de embalagens descartáveis e outros materiais que são descartados na proximidade do espelho d’água, esses materiais podem contribuir para o processo um outro processo que é a eutrofização da água. A eutrofização é o processo de poluição de corpos d´água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquático.

Chegou o momento dos órgãos responsáveis e as comunidades favorecidas com o abastecimento de água da Barragem Boqueirão, começar debater e traçar alternativas para enfrentar uma possível escassez de água para o abastecimento, caso não ocorra chuvas suficientes no próximo ano de 2022, para uma recarga hídrica da barragem, como ocorreu nesse ano de 2021."



INCANSÁVEL: " Vereador Felisberto esteve reunido com Presidente da Federação Norte-rio-grandense de Voleibol"


Na última sexta-feira (26), o vereador Felisberto Nascimento esteve em Natal ao lado do jovem desportista Cleivan, reunido com Presidente Federação Norte-rio-grandense de Voleibol, Igor Ribeiro Dantas que também é membro da Confederação Brasileira de voleibol CBV.

Entre as pautas,  foi conversado sobre Lei de incentivo ao esporte do governo do estado, sobre projetos futuros para o município de Parelhas. 

O Vereador Felisberto sempre incansável em busca de melhorias para o esporte de Parelhas.



Reforma trabalhista de Rogério Marinho aumentou desemprego no Brasil


A chamada Reforma Trabalhista, promulgada há quatro anos (Lei n.º 13.467/2017) que teve como relator o atual Ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho prometia multiplicar os empregos no Brasil até aqui não passou de ‘falácia’. 

A aposta na flexibilização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) tinha o objetivo de criar um ambiente mais seguro judicialmente e atrativo para as empresas.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entretanto, mostra o contrário: depois de quatro anos, o total de desempregados subiu de 12,6 milhões, no fim daquele ano, para 13,2 milhões no terceiro trimestre de 2021.

Robson Pires



Vice-presidente Mourão tenta emplacar seu nome para vice de Sérgio Moro


Fora dos planos de reeleição de Jair Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão vem buscando uma aproximação com o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), considerado suspeito por atuar com parcialidade nos processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, visando compor a chapa presidencial encabeçada por ele. De acordo com o jornal O Globo, os contatos com Moro contam com a intermediação do general Carlos Alberto dos Santos Cruz, ex-titular da Secretaria de Governo, e desafeto do Planalto. 

A movimentação de Mourão teria se intensificado nas últimas semanas, após Jair Bolsonaro acertar com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, a sua filiação que será realizada nesta terça-feira (30). “Vou para o PL. Tenha um paraquedas reserva”, teria aconselhado Bolsonaro ao seu vice. Interlocutores do Planalto também teriam dito que Bolsonaro “está disposto a apoiá-lo ao cargo que ele escolher concorrer em 2022, desde que não haja conflitos com interesses do núcleo mais próximo do mandatário da República”. 

Apesar do apoio de Santos Cruz para ser o vice de uma chapa encabeçada por Moro, Mourão, que é filiado ao PRTB, ainda negocia possibilidade de disputar o governo fluminense ou de concorrer a uma vaga para o Senado pelo Rio de Janeiro ou Rio Grande do Sul.

Roberto Flávio



NOVO BRASIL: "Com fome, pessoas desmaiam em filas de postos de saúde de São Paulo e pedem comida nas consultas"


 As cadeiras da recepção da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Três Corações, na zona sul de São Paulo, ficam distantes umas das outras. Mesmo assim, as pessoas perceberam que Felipe Santos de Oliveira, 23, passava mal. “Comecei a sentir tontura e a mulher do lado perguntou se eu tava bem. Eu caí, apaguei. Foi muito rápido. Acordei e tava todo mundo assustado. Eu tava sem entender o que aconteceu.” A reportagem é do portal UOL. 

Todos foram acudi-lo e virou aquela coisa de traz um copo d’água, abana, abre espaço para o moço respirar. Até que perguntaram se Felipe havia tomado café. Ele contou que fazia mais de 24 horas que não comia. O rapaz desmaiou de fome.

Médica da UBS Jardim Campinas, também na região sul da capital, Daniela Silvestre viu entrar em seu consultório, em junho, uma grávida de 30 anos que cambaleava. Olhos fundos, boca seca e muita magreza. Ela perguntou se a paciente usara drogas ou se havia bebido. Arregalou os olhos com a resposta da mulher. “Não. Você não tem nada para eu comer? Eu preciso comer.”

A grávida não comia havia dois dias. Além de tratar doenças, as pessoas têm ido aos postos de saúde procurar remédio para problemas sociais.

Tenho bastante medo de virar morador de rua. Quando a coisa [pandemia] começou, eu perdi emprego e depois fiquei sem comida. Ficava pensando no dia em que ia ser obrigado a pegar minha malinha e ir morar numa calçada.

O secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, disse que os casos de pessoas que procuram unidades de saúde por causa de fome começaram a aparecer há três meses. O primeiro deles foi em Parelheiros, também na zona sul.

Uma enfermeira que trabalha na UBS de Parelheiros contou ao TAB, em condição de anonimato, que toda semana atende crianças que pedem comida durante a consulta. Ela acrescentou que idosos diabéticos não conseguem controlar a glicemia porque têm apenas pão e bolacha para comer em casa. As consequências são feridas que nunca cicatrizam e crises que os fazem ter de procurar hospital.

A enfermeira da UBS de Parelheiros disse que profissionais do postinho pedem doações e fazem vaquinhas entre si para a compra de cestas básicas. Idosos acamados e mães com filhos pequenos têm prioridade na distribuição. Outra medida é enviar os pacientes que se queixam de fome à assistência social para tentar incluí-los em algum programa municipal, estadual ou federal. Contatos com ONGs e igrejas também estão na lista de providências.

Roberto Flávio



Escolhido como pré-candidato do partido a presidência João Dória não descarta aliança com Moro


Escolhido como pré-candidato à Presidência pelo PSDB, em eleições prévias do partido, o governador de São Paulo, João Doria, disse neste domingo (28) à CNN Brasil que uma aliança com o ex-juiz e ex-ministo Sergio Moro para a disputa em 2022 é possível.

Segundo Doria, a boa relação que tem com Moro pode resultar em uma aliança. O ex-juiz se filiou recentemente ao Podemos. No entanto, ainda não anunciou sua pré-candidatura.

“Tenho boas relações com o Sergio Moro e tenho respeito por ele. Mantemos boas relações e, aliás, não haveria nenhuma razão para não manter boas relações com alguém que ajudou o Brasil, que contribuiu com a Lava Jato”, disse Doria.

Blog do Pássaro



PARELHAS: "Prefeitura realiza encerramento da Semana do Bebê"



O encerramento da Semana do Bebê ocorreu na tarde da última sexta-feira(26), na Maternidade Dr. Graciliano Lordão.

A solenidade contou com a presença do prefeito, Tiago Almeida, das equipes das secretarias envolvidas na realização das atividades na Semana do Bebê e do padre Thiago Leite, com a bênção aos profissionais e cuidadores de crianças.

Durante toda a semana foram disponibilizadas para as gestantes e mães as palestras, oficinas de leitura acerca dos cuidados com higiene, prevenção de acidentes domésticos, prevenção à Dengue, serviços com fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos que trouxeram aplicações de ventosas, escalda pés e momentos de relaxamentos para as mães e ainda, ações educativas para os profissionais de saúde, assistência social, vereadores e conselho tutelar, com palestras que abordaram temas como a Violência à Criança no contexto familiar.

Sabemos da importância da maternidade da cidade para a população, que sempre demonstra todo o cuidado, carinho com as mães e os recém-nascidos. Já vimos a sociedade se unir para ajudar, apoiar e manter o seu funcionamento e como gestor, tenho essa preocupação. Estamos buscando trazer mais suporte para atender as necessidades, pois é um compromisso que assumimos, o de melhorar o relacionamento com a maternidade para trazer saúde, mais cuidados para nossos bebês, parelhenses, e as gestantes”, comentou o prefeito Dr. Tiago Almeida.

A Semana do Bebê é uma importante estratégia de mobilização e debate sobre os direitos das crianças na primeira infância, gestantes e mães. Essa iniciativa é nacionalmente apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF e acontece em diversos municípios do país há mais de dez anos. Tem como principal objetivo incentivar a reflexão e avaliação das condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece as crianças e com isso melhorar os serviços oferecidos.

A Semana do Bebê 2021, foi ação conjunta das secretarias de Saúde, secretaria de Assistência Social, do Trabalho e da Habitação, secretaria de Educação, da Cultura e do Esporte com o apoio do Selo Unicef e da gestão Municipal.



FUTEBOL: "Agora é oficial, Renato Gaúcho não é mais o técnico do Flamengo"


Renato Gaúcho não é mais o técnico do Flamengo. A decisão foi tomada pela diretoria nesta segunda-feira, após conversa com o treinador. A saída acontece depois da perda do título da Libertadores para o Palmeiras, no sábado, em Montevidéu, no Uruguai.

“O Clube de Regatas do Flamengo informa que, após conversa entre as partes, o técnico Renato Gaúcho não comanda mais o time principal”, publicou o clube nas redes sociais.

Com contrato até o fim do ano, Renato já não seguiria no clube em 2022 por opção da diretoria e do próprio treinador e por não haver mais clima diante do trabalho e dos resultados. Restava a decisão da ruptura imediata ou ao término do Brasileirão. Pela questão da logística de voltar no mesmo voo e do luto pela derrota, a diretoria do Flamengo evitou bater o martelo na capital uruguaia.

Independentemente do resultado na decisão, a permanência do treinador para 2022 já estava em xeque, fosse pelo trabalho que não é bem avaliado internamente, fosse por atitudes no dia a dia que irritam jogadores. Terça-feira, dia do empate com o Grêmio, por exemplo, Renato não foi ao CT do próprio clube gaúcho dar treino para os titulares, o que causou irritação.

Sob o comando de Renato Gaúcho, o Flamengo foi eliminado para o Athletico-PR na semifinal da Copa do Brasil e perdeu o título da Libertadores para o Palmeiras. O treinador deixa o time na vice-liderança do Brasileirão, com remotas chances de título.

Ao todo, Renato comandou o Rubro-Negro em 38 jogos, com 25 vitórias, 8 empates e 5 derrotas, um aproveitamento de 72,8%.

98FM



Governo do RN pede autorização da Assembleia para fazer empréstimo de R$ 649 milhões


O governo do Rio Grande do Norte enviou um projeto de lei à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para ter o aval na contratação de empréstimos que poderão somar até R$ 649,6 milhões.

De acordo com o projeto, os recursos deverão ser aplicados em despesas de capital – como aquisição de equipamentos, obras e investimentos – além de pagamento de dívidas com credores através de leilões.

Se aprovado, o projeto de lei vai garantir a inclusão do estado no Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal e no Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal criados pelo governo federal através da Lei Federal 178/2021.

De acordo com o governo, o estado só conseguirá a garantia da União nos empréstimos solicitados com a adesão a esses programas. O valor de R$ 649 milhões corresponde ao percentual de 6% da Receita Corrente Líquida do Estado em 2020.

Por outro lado, o estado deverá atender a um conjunto de metas e compromissos para “promover o equilíbrio fiscal e a melhoria da capacidade de pagamento”.

Entre as medidas previstas no programa de equilíbrio fiscal, estão os leilões para pagamento de dívidas do estado, pelo critério de maior desconto.

Nesses leilões de pagamento, os fornecedores ou outros que credores que oferecerem maiores descontos terão prioridade na quitação das dívidas. O estado também poderá parcelar os valores acordados.

O projeto foi encaminhado ao Legislativo estadual através de uma mensagem da governadora Fátima Bezerra (PT), assinada no último dia 23 de novembro (veja aqui). No documento, a governadora pede a votação da matéria em regime de urgência.

G1/RN