.

terça-feira, 27 de junho de 2017

PARELHAS: "Vereador Tom confirma ao Blog que votará em Francisco do PT para Deputado"

"Só é o voto que tenho garantido, é o de Francisco". Com essas palavras o vereador Wellington Araújo Silva, respondeu a pergunta feita pelo Blog na manhã da última segunda-feira.
Depois de ter declarado na tribuna da Câmara, seu apoio ao ex-prefeito, o Blog quis saber se a posição do vereador havia mudado, depois do Programa Mesa Redonda do último sábado.
"Eu, vereador Tom, se Francisco for candidato, votarei e farei campanha para ele. Independente de qualquer coisa, Francisco, é o meu único voto certo para 2018". Destacou Tom.

E SE VOCÊ FOSSE MOTORISTA DE AMBULÂNCIA O QUE FARIA?

Os motoristas das ambulâncias em todo o Brasil terão sempre um dilema na cabeça: Evitar multas ou salvar a vida de um paciente?

O que tem sido discutido no município de Santana do Seridó, nos últimos dias é a seleuma que envolve uma ambulância, adquerida pelo prefeito Hudson Pereira de Brito para servir a população, aliás já está servindo.

A ambulância veio para cidade, mas com ela uma infinidade de multas, na grande maioria por excesso de velocidade e isso causou uma discussão entre algumas pessoas.

Voltemos a pergunta que originou a matéria: "Se você fosse um motorista de ambulância, e tivesse que decidi entre salvar uma vida ou evitar multas por excesso de velocidade? O que você faria?

Existe no Brasil, algum veículo destinado a socorrer vidas, que não tenha multa por está acima da velocidade máxima permitida?

Você recusaria o atendimento a um parente seu, ou a você mesmo, porque a  ambulância tem 12 mil reais de multa?
São perguntas, que poderão ter, ou não respostas, não importa.

O que importa, é o bem comum de uma população que precisa e necessita de socorro, ademais são picuinhas políticas que não devem ser levadas em consideração.



MANDATO POPULAR INFORMA: "Fique de olho na convocação da lista de espera do SISU"


A convocação dos candidatos que compõem a lista de espera da segunda edição de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) teve início nesta segunda-feira, 26. 

Nesse caso, a convocação dos estudantes para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse. 

A lista de espera é aberta aos candidatos que não foram selecionados na chamada regular ou que foram aprovados somente para a segunda opção de curso, independentemente de terem efetuado ou não a matrícula para o curso no qual foram selecionados. A participação na lista é restrita à primeira opção de vaga.

MAIORES INFORMAÇÕES:

#ProUni2017 l Confira o resultado aqui: http://siteprouni.mec.gov.br 
Se você for pré-selecionado, atente-se aos próximos passos do processo seletivo! 
Saiba mais: https://goo.gl/uAckSz 
Ouça pelo SoundCloud: https://goo.gl/x7DFfL
Assista: https://youtu.be/scjStJO-11I

Vereador Frank Professor
     Sempre Presente

COLUNA DA DRA FRANCIMARA: "Tudo que você precisa saber sobre Concursos Públicos"


Em tempos de crise, cresce cada vez mais a classe dos "concurseiros".


O que muitos não sabem são as curiosidades e regras gerais mais importantes que norteiam esse mundo.

Abaixo, algumas informações úteis pra quem deseja iniciar sua caminhada rumo ao tão sonhado cargo ou emprego público:

1- TODO CONCURSO TEM PRAZO DE VALIDADE, MAS NEM TODOS SÃO IGUAIS:
Em geral, a lei elege o prazo de até dois anos de validade (contando-se da data da homologação do resultado), permitindo uma única prorrogação por igual período.
No entanto, vale lembrar que a palavra ATÉ permite que editais escolham prazo menor de validade, que PODERÁ sofrer uma prorrogação apenas, correspondente ao mesmo período escolhido inicialmente.

2- OS APROVADOS DENTRO DAS VAGAS DEVEM SER NOMEADOS DENTRO DO PERÍODO DE VALIDADE:
Se você alcançou êxito em algum certame e se classificou dentro do limite de vagas previsto no edital, fique feliz: O STF já pacificou o entendimento de que você deverá ser nomeado sim ou sim!
Vale lembrar, porém, que a Administração poderá fazê-lo até o finalzinho do período de validade do concurso.

3- A ESCOLARIDADE MÍNIMA PODE SER PROVADA ATÉ O ATO DE POSSE:
Pra quem almeja um cargo público que exige determinada escolaridade mínima, mas que ainda se encontra cursando o referido grau de estudo, é importante saber que não é proibido se inscrever para fazer as provas.
Acaso o candidato seja aprovado, é possível apresentar o diploma/certificado de conclusão de curso até o ato da a posse.

4- CONTRATOS TEMPORÁRIOS PARA FUNÇÃO IGUAL À QUE VOCÊ FOI APROVADO PODEM SER QUESTIONADOS JUDICIALMENTE:
É bastante comum no cenário público que sejam contratados profissionais para desempenhar temporariamente para exercer as funções para às quais há aprovados em concurso público.

Nesses casos fica demonstrada a necessidade da Administração em ter pessoas desempenhando funções específicas, que preferencialmente devem ser acometidas a servidores aprovados em concurso.

Na maioria das vezes ações judiciais nesse sentido são exitosas!



Por hora, ficamos por aqui...



Abraço a todos, e até a próxima!



Francimara A. dos Santos Molina

Advogada – OAB/RN 8.950

ROBINSON FARIA: "Meu governo deixará um legado na segurança"

O governador Robinson Faria (PSD) afirmou que está executando “tudo o que está ao seu alcance” na gestão da segurança pública no Rio Grande do Norte. Em entrevista ao Portal Agora RN/Agora Jornal, o chefe do Executivo estadual contou que as críticas formuladas ao seu governo nesta área não lhe incomodam. “Haverá críticas a vida inteira, porque segurança nunca vai ser 100%, mas eu estou fazendo tudo o que está ao meu alcance”, diz.
Ao elencar alguns dos investimentos efetuados pelo governo na área de segurança, Robinson destaca a promoção de agentes. “Fui o governador que mais promovi policiais militares. De 8.500, já promovi 6.500. Fiz em dois anos o que não fizeram em vinte”, assinala. “Além disso, estou investindo em tecnologia, equipando o Ciosp, e comprando automóveis para botar polícia na rua”, complementa.
Robinson frisa ainda que o atual governo trabalha na elaboração de um concurso para contratação de agentes da Polícia Civil. De acordo com o governador, serão 3 mil novos policiais admitidos. Somado a isso, o chefe do Executivo estadual menciona a expansão do “Ronda Cidadã”, projeto aproxima a polícia das comunidades e tem o foco voltado para o acolhimento, a inclusão social e a cidadania. “A Ronda será expandida. Levamos para Mossoró e lá está sendo um sucesso. Queremos levar também para Parnamirim, Caicó e Macaíba”, planeja.
Além das medidas apresentadas acima, o governador registra a construção de novas unidades prisionais, com o foco de reduzir a superlotação nos presídios do estado. Uma delas é a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, onde 26 detentos morreram após uma violenta rebelião em janeiro. Parcialmente destruída no confronto entre os internos, a prisão teve um dos pavilhões reconstruído e reinaugurado. “Estou recuperando Alcaçuz e fazendo dois novos presídios [em Afonso Bezerra], com padrão moderno, de segurança máxima. Uma coisa está ligada à outra”, afirma o governador.
Apesar dos investimentos destacados por Robinson, o Rio Grande do Norte já registrou, apenas em 2017, mais de 1,1 mil mortes, segundo levantamento do Observatório da Violência Letal Intencional (Obvio), que contabiliza crimes violentos no estado. O governador credita a onda de violência à crise nacional no setor de segurança. “A crise é nacional. As facções enriqueceram com o tráfico [de drogas] e o armamento e perderam o medo do Estado. Elas desafiaram o Estado e estamos em uma guerra civil”, lamenta.
Porém, o governador diz estar “fazendo o dever de casa”. “O governo que mais teve políticas públicas para a segurança foi o meu. As críticas até me desafiam, mas eu tenho a consciência aberta. Depois dos quatro anos do meu mandato, virá o julgamento e o povo verá que o meu governo deixou um legado na segurança”, resume.
GOVERNO TEMER
O governador afirmou que a crise política e econômica brasileira afetam o Rio Grande do Norte por gerar “insegurança e pessimismo”. Entretanto, ele conta que a relação com o governo federal tem sido “muito boa”.
“Fechamos um convênio com o presidente Michel Temer na área da saúde que trará R$ 150 milhões. Será importante para o custeio de UTIs e realização de cirurgias eletivas. Também construiremos o hospital da Polícia Militar e uma central de diagnósticos. Vou fazer ainda o Hospital da Mulher em Mossoró, que vai ser uma redenção para atender toda a região Oeste. Isso vai mudar o perfil da saúde. Vou deixar mais esse legado”, assinala.
ELEIÇÕES 2018
Questionado sobre a possibilidade de se candidatar a reeleição em 2018, Robinson declarou que não está “preocupado” com isso. “Eu não durmo e acordo pensando nisso. Durmo e acordo é pensando em cumprir a minha missão, de ser o governador da justiça social. Estamos entregando 20 restaurantes populares e ações de microcrédito. Isso é o que me realiza. Minha preocupação é cumprir a minha palavra”, finalizou.



LASCOU: "Quem recebeu dinheiro de Henrique Alves terá que devolver"

De acordo com o Blog do Primo, o soldado Vasco conversou com um grande jurista potiguar sobre a situação dos políticos que receberam dinheiro do então candidato a governador Henrique Alves na eleição de 2014.
Segundo o jurista com muitos anos de banca, caso seja comprovada a origem ilícita do dinheiro recebido, o Ministério Público Federal poderá pedir que o valor seja devolvido ao erário público, e nestes casos a Justiça Federal atende de imediato até bloqueando cautelarmente os bens das pessoas suspeitas.
Comenta-se que muitas pessoas foram citados na delação do empresário e pmdbista Fred Queiroz..

POLÍTICA: "Tamborete no comando do PMDB/RN"

O nome do ex-governador Geraldo Melo está sendo lembrado para assumir à presidência do Diretório Estadual do PMDB do RN.
Com o atual presidente Henrique Alves preso e o vice-presidente, deputado federal Walter Alves não querendo assumir por ser investigado e citado na delação do ex-senador Sérgio Machado, Geraldo Melo que já foi presidenta é um nome com experiencia  e confiança de todos para retirar o partido da crise que enfrenta.
Em 1982 quando Aluízio Alves perdeu a eleição para governador, num momento de crise do PMDB, Geraldo Melo foi convocado e assumiu o partido levando para vitória em 1986.
Nesta nova crise, Geraldo Melo poderá ser novamente a solução para restruturar o PMDB.
Blog do Primo

ENQUANTO ISSO: "Temer acusará Janot de tentar condená-lo sem provas"

Na tentativa de barrar a denúncia contra ele, o presidente Michel Temer partirá para o enfrentamento direto com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, acusando-o de tentar condená-lo sem provas.
Em reunião na noite de segunda-feira (26), no Palácio do Planalto, o peemedebista traçou com ministros e parlamentares estratégia de reação tanto política como jurídica contra a denúncia que pode afastá-lo do cargo.
O principal ponto da denúncia que será contestado é a associação direta do peemedebista com a mala de R$ 500 mil recebida da JBS pelo ex-assessor presidencial Rodrigo Rocha Loures, um dos maiores aliados do presidente.
O argumento central é que o dinheiro ficou com o ex-auxiliar presidencial e que, portanto, não é possível provar que o presidente seria o beneficiário do montante.
Blog do Primo



GILMAR MENDES: "Denúncia contra Temer pode ser anulada"

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atacou duramente, em entrevista ao SBT, o Ministério Público Federal, disse que o órgão tem “pensamento totalitário” e busca a “criminalização da política” e levantou a hipótese de a denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) ser anulada pelo fato de os procuradores terem obtido provas de forma ilegal.
Para ele, a colocação de uma fita sem perícia – a da gravação da conversa com o empresário Joesley Batista, dono da JBS, com Temer no Palácio do Jaburu – no inquérito contra o presidente foi um constrangimento para o ministro Edson Fachin, relator da investigação, e para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.