No último dia 15 de Março, o potiguar Matheus Faustino foi até o Aeroporto de SGA para constranger e humilhar publicamente a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, ocasião em que tomou um “se liga” do deputado Mineiro.
segunda-feira, 18 de março de 2024
"Cidadão de bem" que assediou presidente do PT, é investigado pelo MP e pelo Ministério da Justiça
No último dia 15 de Março, o potiguar Matheus Faustino foi até o Aeroporto de SGA para constranger e humilhar publicamente a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, ocasião em que tomou um “se liga” do deputado Mineiro.
Financiar ou alugar? Saiba por que o financiamento é a melhor opção!
Afinal, eu devo financiar ou alugar um imóvel? Essa é uma das maiores dúvidas na busca pela casa própria e ainda divide muitas opiniões.
A escolha vai depender da sua situação financeira e do seu planejamento, mas hoje vamos te contar um pouco mais sobre as vantagens do financiamento imobiliário.
Apesar de muita gente ainda ter receio de investimentos a longo prazo, o financiamento ainda apresenta muitas vantagens sobre o aluguel. Para conhecer esses benefícios, continue a leitura deste post!
É mais vantajoso comprar um imóvel ou pagar aluguel?
Se você está em busca de um imóvel com certeza esse questionamento já passou pela sua cabeça, não é mesmo? Essa é uma das etapas mais importantes para encontrar a casa ideal e depende de alguns fatores pessoais, como orçamento.
Apesar desses fatores individuais, existem alguns diferenciais importantes em cada tipo de investimento, principalmente em relação ao retorno financeiro. É importante colocar tudo isso na balança antes de decidir qual caminho seguir.
Com o aluguel, por exemplo, o dinheiro gasto todo mês é basicamente perdido, pois não retorna de maneira alguma para você. Por outro lado, o financiamento pode te ajudar a realizar o sonho da casa própria.
Vantagens do financiamento imobiliário
O financiamento pode parecer um sonho caro e difícil, mas com o planejamento correto é a forma mais segura de comprar a casa própria. Economizar um dinheiro para dar entrada no seu financiamento vale muito a pena.
Para entender melhor, listamos algumas vantagens do financiamento imobiliário e esperamos te ajudar nessa decisão tão importante. Confira:
1. Utilização imediata do imóvel
2. Investimento com possibilidade de retorno
Já falamos neste post sobre a falta de retorno financeiro com o aluguel, certo? Com o financiamento temos uma visão oposta a essa: o dinheiro investido pode parecer muita coisa agora, mas a rentabilidade de um imóvel é alta e a possibilidade desse dinheiro voltar para você também!
No futuro, caso você decida se mudar, o imóvel pode ser vendido até por um preço mais alto do que o valor pago por você. Toda reforma, ampliação e melhoria feita na casa valoriza o imóvel e ajuda a aumentar esse valor.
Sem contar que, segundo o Estadão, mesmo com a pandemia, a venda de imóveis cresceu no Brasil. Esse número vem da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), que mostra que os financiamentos imobiliários para aquisição com recursos da poupança somaram R$ 110,7 bilhões no acumulado anual. Só em agosto do ano passado, o valor foi de R$ 21 bilhões, maior número na série histórica desde 1994.
3. A conquista do imóvel próprio
Alugar um imóvel pode parecer mais simples, afinal, o local já está pronto, algumas vezes até mesmo mobiliado, mas quando você aluga um espaço, corre o risco de pagar aluguel para o resto da vida.
Sabemos que financiar um imóvel envolve algumas burocracias, que podem parecer muito complexas no entanto, quando você financia um imóvel, ele é seu, e a partir do momento que você quita todas as parcelas, não existe mais nenhuma dívida a ser paga e a única coisa com a qual você deverá arcar será o condomínio, em caso de apartamento e casa em condomínio.
4. Forma segura de comprar imóvel
Existem garantias e seguros que integram o pacote que acompanha a transação do financiamento imobiliário. Estes seguros agregam proteção ao seu bem, já que cobrem danos físicos que podem ocorrer no decorrer de sua vigência. Uma das coberturas previstas garante proteção em caso de danos provocados por tempestades, entre outros fenômenos climáticos.
5. Valor único das parcelas
Ao contrário das parcelas de um financiamento, o valor do aluguel é instável e pode sofrer alterações a qualquer momento. Isso pode afetar todo o seu planejamento financeiro.
O período de pagamento e o valor das parcelas do financiamento são definidos conforme as suas condições financeiras e, normalmente, não pode ultrapassar 30% da sua renda mensal. Tudo isso é descrito em contrato e não pode sofrer alterações, o que evita surpresas indesejadas e que podem trazer prejuízos financeiros.
6. Facilidades no pagamento
O objetivo do financiamento imobiliário é exatamente facilitar o acesso à casa própria, oferecendo condições de pagamento diferenciadas e bem mais atrativas para o nosso bolso.
Além da possibilidade de parcelar em até 35 anos dependendo da instituição escolhida, você pode utilizar o seu saldo do FGTS para dar entrada ou amortizar parcelas, por exemplo. As taxas de juros também costumam ser bem mais baixas em programas como o Casa Verde e Amarela.
7. Existe um financiamento para você
8. Construção de um patrimônio pessoal
A casa própria, garantida com o financiamento, é um grande patrimônio pessoal para você e toda a sua família. A segurança de ter um bem pode fazer toda a diferença para o futuro ou para uma emergência financeira.
Além disso, o aluguel não te permite construir um espaço com a sua cara. Com o financiamento, você pode comprar terrenos, casas na planta ou já prontas para morar e decorar tudo conforme desejar.
Lembrando que qualquer mudança feita na casa própria é para você, mas reflete positivamente na valorização do imóvel, aumentando o valor no mercado imobiliário. Benefício em dobro, certo?
9. Existem momentos nos quais não se deve financiar?
É possível alugar um imóvel financiado pela Caixa?
Sim, é possível alugar um imóvel financiado pelo programa Minha Casa Minha Vida, desde que você cumpra as regras estabelecidas pelo programa e pela Caixa Econômica Federal (CEF), que é o agente financeiro responsável por administrar os financiamentos do Minha Casa Minha Vida.