terça-feira, 19 de maio de 2020

FRANCISCO DO PT SOLICITA IMPLANTAÇÃO DE POLICLÍNICA NA REGIÃO CENTRAL

Diante dos problemas enfrentados pela população do Rio Grande do Norte neste período de pandemia, o deputado Francisco do PT encaminhou requerimento ao Governo do Estado pedindo a construção de uma policlínica na região Central, com o objetivo de garantir a efetivação do direito à saúde.

   “A saúde é um direito fundamental, previsto em nossa Constituição Federal, devendo o poder público, a partir da cooperação dos entes federados, promovê-lo de forma mais acessível. E uma das maneiras encontradas no País para promover esse direito é a instalação de policlínicas regionais”, justificou Francisco.

Segundo o parlamentar, as policlínicas proporcionam apoio diagnóstico, com consultas médicas em diferentes especialidades. “Essas unidades de saúde objetivam ampliar e facilitar o acesso a exames e consultas com especialistas. 
Elas oferecem exames gráficos e de imagem com fins diagnósticos e, em alguns casos, realizam pequenos procedimentos”, reforçou o deputado.

Para Francisco do PT, tudo isso garante mais resolutividade nos cuidados básicos com a saúde e evita que pacientes precisem se dirigir aos hospitais em casos que podem ser solucionados de forma ambulatorial.

O documento foi enviado ao Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).


PARELHAS: "Jovem Cleomar Jamyson é mais uma aposta do PT para o legislativo municipal"

O jovem Cleomar Jamyson, tem 23 anos e está concluindo o curso de Serviço Social na Universidade Estadual da Paraíba. 

Nascido Bairro Maria Terceira,  filho de dois trabalhadores: Cláudio Melo e Betânia Melo, Cleomar  se apresenta como pré-candidato a vereador nas próximas eleições.

Com apenas 14 anos, Jamyson foi delegado, representando Parelhas, e o estado do Rio Grande do Norte, na 9° Conferência Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes em Brasília-DF.

"É com bastante prazer que me apresento como pré-candidato a vereador da nossa amada cidade de Parelhas. Meus pés estão no chão e tenho muita vontade de construir esperança para o povo da minha cidade.

Desejo ter um mandato popular, que dialogue olho no olho com toda a população, não podemos mais nos manternos distantes das pessoas. O povo tem o verdadeiro poder, e deve pressionar seus representantes sempre que necessário, diante de suas queixas. 

Percebo o distanciamento da maioria dos nossos atuais representantes do povo parelhense. Por isso, defendo: é necessário que todas as bandeiras de luta da população sejam, também, bandeiras dos vereadores(as). Bandeiras em defesa da educação, da saúde,  da assistência social, da agricultura familiar, da pesca artesanal,  da juventude, do esporte, da cultura, da comunidade LGBTT, da comunidade quilombola, dos pequenos empreendedores, das mulheres, dos idosos e das crianças. 

Em resumo: quero ser uma alternativa mais justa e popular para o povo da minha  Parelhas." 

Destacou o jovem pré-candidato pelo PT de Parelhas


SINASEFE emite nota sobre tentativa de interferência política no IFRN de Parelhas


NOTA:

"O Ofício 002/2020 do diretor interino do diretório municipal do PRTB encaminhado nesta segunda-feira (18/05), ao Diretor Geral do IFRN Campus Parelhas demonstra, de forma inequívoca, interesses alheios ao Instituto nesse momento de intervenção. 

Ao solicitar a “relação dos funcionários que prestam serviços e suas funções (...) bem como dos servidores efetivos” o interesse partidário fica claro: exercer pressão político-partidária para com os servidores concursados e trabalhadores contratados por meio de empresas terceirizadas. Ou será que pretendem simplesmente substituí-los, ao sabor de seus interesses?

Ao afirmar que “tal solicitação se faz, justificando, a fiscalização dos serviços prestados e seu quadro efetivo”, o que não é atribuição de diretório municipal diante uma instituição federal de educação ciência e tecnologia, somente reafirma uma indevida interferência e busca de comprometer a autonomia acadêmica, administrativa e pedagógica do IFRN.

Dessa forma, o SINASEFE NATAL repudia por completo tal tentativa de ingerência na vida de instituições públicas por essa organização partidária e solidariza-se com todos os trabalhadores efetivos e terceirizados do Campus Parelhas e seu corpo de dirigentes."


Diretoria Executiva do SINASEFE Seção Natal






PARELHAS: "Prefeitura proíbe por meio de decreto frequência de pessoas em açudes, riachos e cachoeiras"

A Prefeitura de Parelhas está ampliando as ações de combate e disseminação ao Novo Coronavírus. 
Por meio do Decreto 041/2020, DE 18 DE MAIO DE 2020., com isso, novas (e mais rígidas) ações já estão sendo realizadas na cidade. 
Com a publicação do decreto, fica proibida a frequência de pessoas em açudes, riachos e cachoeiras d’água por tempo indeterminado, em atendimento às recomendações das organizações de saúde de não aglomeração de pessoas com vistas à prevenção de propagação do Coronavírus (Covid-19).
A população pode ajudar na fiscalização do cumprimento das recomendações, denunciando aglomerações, através do disque covid no whatsapp : 9 8812- 9730, através do 190 da Polícia Militar ou ainda através do aplicativo “Tô de Olho”
Basta instalar o aplicativo, disponível no Google Play, ou se cadastrar no site (https://todeolho.mprn.mp.br). 
Os dados fornecidos serão utilizados apenas durante a pandemia e para fins específicos do controle da cadeia de contágio, sendo totalmente destruídos ao fim da crise epidêmica. A Prefeitura lembra que a identidade dos denunciantes é preservada.

ARTUR VIRGÍLIO: "Bolsonaro colaborou para mortes e seu teste de covid é fajuto"

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é “corresponsável” pelas mortes causadas pelo novo coronavírus. A declaração foi feita hoje durante participação no UOL Entrevista.
“Acho que ele é corresponsável, sim. Se ele fez as pessoas irem para a rua e a maior defesa é o isolamento social (…) Ele colaborou para entupir hospitais, para mortes de pessoas”.
Na entrevista, Virgílio declarou ainda que Bolsonaro “tem um coração com muita capacidade de odiar”. “Mandou investigar dois funcionários do Ibama que estavam expulsando garimpeiros de terra indígena. Ele tem um coração com muita capacidade de odiar.”
O prefeito de Manaus citou algumas vezes a relação do presidente com a Ditadura Militar, e relatou a luta do pai, Arthur Virgílio Filho, senador cassado pelo regime, contra os militares.
“Meu pai foi um dos maiores líderes contra a ditadura militar, que enfrentou a ditadura como um homem deve enfrentar. Vir mexer com o pai do Felipe Santa Cruz [presidente da OAB], uma pessoa querida. Depois, se lembra de mim: ‘aquele vagabundo daquele prefeito, filho de quem é’. Ele conhece a lista que dedo-duro geralmente guarda do regime que ele idolatra”, afirmou Virgílio Neto.
Roberto Flávio

Cotado por Bolsonarista pra assumir a saúde, chama Corona Vírus de "viruzinho" e diz que vírus não é letal

O olavista de carteirinha, Italo Marsili, sugerido para o Ministério da Saúde por parte dos bolsonaristas, chamou o novo coronavírus, em vídeo gravado em 21 de abril, de “uma porra de um viruzinho”.
Marsili fala que o novo coronavírus “não é letal”. “Óbvio que as pessoas morrem. As pessoas morrem engasgadas numa noite de orgia, não sei se você sabe disso.” Ele disse, ainda, que as pessoas morrem batendo a cabeça. “O Gugu está aí e não deixa a gente mentir.”
Por fim, ele pergunta: “Está com medo de quê?” No vídeo, Marsili também chama o STF de “vagabundo”, “ignorante” e “maldosos”, e acusa os ministros da corte de terem “agenda oculta, para desestabilizar o Brasil”.
O médico não tem título de psiquiatra registrado junto ao Conselho Federal de Medicina nem à Associação Brasileira de Psiquiatria. Nas redes sociais, em vídeos e entrevistas, ele se apresenta como psiquiatra.
“Só tem valor o registro que se faz pela autarquia, que diz se você é especialista ou não. Ele não tem”, afirma Antonio Geraldo, diretor da Associação Brasileira de Psiquiatria. Dessa forma, Marsili infringe o Código de Ética Médica.
Blog do BG

TRF-3 rejeita denúncia da Lava Jato contra Lula

O TRF-3 rejeitou nesta segunda-feira (18), por unanimidade, denúncia por parte da força-tarefa da Lava Jato de São Paulo contra o ex-presidente Lula e seu irmão Frei Chico.  A audiência foi realizada por videoconferência.

O irmão de Lula, Frei Chico, era apontado como beneficiário de “mesada” da Odebrecht. Os desembargadores da 5ª Turma decidiram que não há elementos para abertura de uma ação penal relativa a esse fato.
Em nota, a defesa de Lula afirmou que a decisão do Tribunal é pedagógica. “A decisão do TRF3 prestigia o devido processo legal e reforça a inocência de Lula e excepcionalidade dos processos contra o ex-presidente conduzidos a partir da 13º Vara Federal de Curitiba”.
Roberto Flávio