terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Oncologista alerta para diagnóstico precoce no combate ao câncer

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.
Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que 1,2 milhão de casos da doença no Brasil devem surgir até o final deste ano (2018-2019). Apesar de ser uma doença que possui altas chances de cura quando diagnosticado cedo, a demora pode dificultar bastante o tratamento, podendo chegar a ser fatal.
“Cigarro, sedentarismo, má alimentação e poluição estão entre os principais fatores de risco para o surgimento de tumores. O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela União Internacional de Controle do Câncer. A data visa mobilizar pessoas e organizações mundiais para reforçar a importância de adoção de hábitos saudáveis, atitudes de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, fundamentais para o controle da doença”, destacou o oncologista Dr. Valdemir Ferreira.
Levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que a doença pode aumentar em 78% nos próximos 20 anos. Entre os tipos de cânceres com maior incidência em ambos os sexos está o câncer de pele não melanoma, que é um tipo de tumor menos letal. Os outros 10 tipos mais incidentes são: próstata, mama, intestino, pulmão, estômago, colo do útero, cavidade oral, sistema nervoso central, leucemia e esôfago
“Existem hábitos que podem prevenir o câncer, como por exemplo não fumar e não beber, manter hábitos de sexo seguro, realizar uma dieta saudável e praticar atividade física regularmente”, frisou Dr. Valdemir.
Blog do Barreto

Nenhum comentário: