terça-feira, 5 de agosto de 2025

Liderança consolidada, Francisco do PT lidera pesquisa para deputado estadual na região do Seridó


Pré-candidato à reeleição para deputado estadual, Francisco do PT lidera mais uma pesquisa de intenção de voto, é o que aponta a Pesquisa Sensatus, realizada na região do Seridó, entre os dias 31 de julho e 3 de agosto. 

Na amostragem expontânea, o parlamentar pontua 12,80%, mais que o dobro das citações do segundo colocado, que aparece com 5,40%. 

“Mais uma pesquisa nos coloca entre os nomes da preferência do eleitorado Potiguar. Recebo com alegria, mas sem vaidade. É o reflexo da nossa luta incansável em prol do povo e do desenvolvimento do Rio Grande do Norte. O trabalho continua. Sigamos”, ressaltou Francisco.



PESQUISA SENSATUS: "Odon Jr. e Francisco são os nomes mais lembrados para Deputado Federal e Estadual no Seridó"


A pesquisa Sensatus, realizada na região do Seridó entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, avaliou o cenário eleitoral para as eleições de 2026 em todos os cargos.

Deputado Federal
O ex-prefeito Odon Jr lidera as intenções de voto para Deputado Federal na região, sendo o mais citado em primeiro lugar. A atual Deputada Federal Natália Bonavides aparece em segundo lugar na pesquisa espontânea.

Deputado Estadual
O Deputado Francisco do PT é o nome mais lembrado em primeiro lugar para Deputado Estadual na pesquisa espontânea. Em segundo lugar, aparece o Deputado Nelter Queiroz.


Blog do Jair Sampaio

No Seridó Lula é aprovado por 75,8% da população, Fátima por 62,6%, aponta pesquisa


O Instituto de Pesquisa Sensatus realizou, entre os dias 31 de julho e 03 de agosto, um levantamento de opinião pública na região do Seridó. A pesquisa avaliou a percepção da população sobre os governos federal e estadual, além de aspectos do cenário eleitoral regional.

A amostra foi composta por 500 entrevistados dos 10 municípios mais populosos da região, garantindo uma representação fiel da opinião do Seridó.

Os resultados mostram uma avaliação positiva para ambos os governos:

O presidente Lula alcançou 75,8% de aprovação entre os entrevistados.

A governadora Fátima Bezerra foi aprovada por 62,6% da população consultada.

Os dados refletem a boa aceitação das gestões junto à população seridoense, indicando um cenário político favorável para ambos os líderes na região.







SANTANA DO SERIDÓ: "Prefeita e vice tem salários penhorados por desobediência a Justiça Eleitoral"


Em mais um capítulo lamentável da política potiguar, a Justiça Eleitoral determinou a penhora de parte dos salários da prefeita de Santana do Seridó, Tatiana Fátima Ferreira, e de seu vice, Caio Cabral Bezerra, para garantir o pagamento de uma multa eleitoral que ambos se recusaram a quitar voluntariamente, mesmo após decisão judicial definitiva.

O caso, julgado pela 24ª Zona Eleitoral de Parelhas, expõe não apenas a inadimplência dos gestores com a Justiça, mas também uma clara demonstração de desprezo pelas regras democráticas e pelas instituições judiciais. Após serem condenados e devidamente intimados, os dois se mantiveram em silêncio, sem efetuar o pagamento ou indicar qualquer bem para penhora.

Diante da omissão, o Ministério Público Eleitoral teve que atuar de forma subsidiária para exigir o cumprimento da sentença. E, com base nisso, o juiz eleitoral determinou o desconto direto em folha de 30% dos subsídios que ambos recebem como autoridades públicas de Santana do Seridó, até que se alcance o valor devido: R$ 12.181,59 para cada um.

A decisão é contundente: a própria Justiça reconhece que a melhor e mais eficaz forma de garantir o pagamento da dívida é retirar do bolso de quem se mantém confortável no poder, mesmo sob condenação eleitoral.

Reflexão necessária: 

"Para uma cidade pequena como Santana do Seridó, que tanto carece de exemplo, honestidade e responsabilidade de seus representantes, o episódio é grave e simbólico. 

Se não cumprem uma ordem judicial já transitada em julgado, o que esperar da condução cotidiana da máquina pública?

A história está registrada nos autos do processo nº 0600125-40.2024.6.20.0024, mas o impacto dela ultrapassa o ambiente jurídico.


CURRAIS NOVOS: "Prefeito Lucas Galvão(PT), tem quase 90% de aprovação popular, aponta pesquisa"


Quase 90% de aprovação. O número expressivo revela o crescimento de uma liderança política em ascensão em uma das cidades mais importantes do Seridó do Rio Grande do Norte – o prefeito de Currais Novos, Lucas Galvão (PT).

Em pesquisa realizada pelo Instituto Sensatus – Pesquisa e Consultoria, entre os dias 31 de Julho e 1 e 2 de Agosto no munícipio de Currais Novos, os primeiros sete meses de mandato de Lucas Galvão conta com 89% de aprovação popular, demonstrando força e capacidade de liderança do jovem prefeito.

Para Lucas, contar com o apoio da população currais-novense nesse início de gestão é de suma importância e dá um gás a mais na realização diária do trabalho à frente da Prefeitura de Currais Novos.

“Por aqui o trabalho não para e a população vivencia nossos esforços para realizá-lo diariamente. O povo é testemunha ocular do que fazemos todos os dias pela população de Currais Novos, especialmente por aqueles e aquelas que mais necessitam do poder público e de suas políticas”, declara.

Na mesma pesquisa também foram avaliados o trabalho do Governo Federal do Presidente Lula e do Governo Estadual, da professora Fátima Bezerra.

Blog do Barreto



ANÁLISE: "Bolsonaro provocou prisão ao descumprir regras da justiça"


Ao descumprir regras de Moraes, Bolsonaro testa as consequências.


A prisão domiciliar de Jair Bolsonaro foi, em certa medida, provocada por ele mesmo — uma estratégia para testar os limites em três frentes: o apoio popular, a reação internacional (especialmente de Donald Trump) e a resposta do Congresso Nacional.

Bolsonaro tinha consciência de que seria preso ao desobedecer as medidas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes. Ao que tudo indica, ele está apenas antecipando o que já considera inevitável: sua condenação.

Sem confiar mais na imparcialidade do STF, o ex-presidente age calculadamente para medir os efeitos de sua prisão, tanto no cenário interno quanto externo.

Seus objetivos parecem ser:

Testar o apoio popular: Sentir se a maioria da população se solidariza com sua prisão e se haverá manifestações significativas em sua defesa.

Observar a reação internacional: Especialmente de Donald Trump, a quem considera um aliado estratégico nessa guerra política.

Forçar uma resposta do Congresso Nacional: Ver se os parlamentares teriam coragem de tomar duas atitudes: votar a anistia dos manifestantes do 8 de janeiro e abrir um processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes.

Tudo isso faz parte do jogo político que está só começando!

Por Daniel Bezerra

Governo do RN empossa três novos integrantes da gestão estadual


A governadora Fátima Bezerra deu posse a três novos gestores para compor a administração do Governo do Estado, sendo eles o secretário Extraordinário de Assuntos Federativos, Luciano Santos; o novo diretor-presidente da CAERN, Sérgio Rodrigues; e o subsecretário do Turismo, Dácio Galvão.

A solenidade ocorreu nesta segunda-feira (04), na Escola de Governo do Centro Administrativo e foi acompanhada por secretários, deputados, vereadores e prefeitos municipais.

“Estamos comemorando essa contribuição para três áreas muito importantes, que é a atuação federativa, o saneamento básico e o turismo”, afirmou a governadora Fátima Bezerra. “Foram escolhas que levaram em conta o preparo técnico, a seriedade, a ética, o espírito público, e sobretudo o amor pelo povo do Rio Grande do Norte e a vontade de arregaçar as mangas e trabalhar cada vez mais em prol do desenvolvimento do nosso Estado”, complementou Fátima.

Blog do Daltro Emereciano