sexta-feira, 1 de agosto de 2025

EITA!: "Vereador chama Deputado Federal de covarde durante festa de Santana em Caicó"


O Blog soube, de fonte segura, que um vereador "soltou os cachoros" em cima de um deputado federal aqui do Rio Grande do Norte.

Segundo consta, o deputado já foi bem chegado ao vereador, mas  nos últimos meses manteve-se afastado, esqueceu  a "amizade", a ponto de visitar a cidade natal do edil, sem siquer avisá-lo da sua visita.

Durante os festejos de Santana em Caicó, o deputado tentou uma aproximação do nobre par, estendendo a mão para cumprimenta-lo, num daqueles momentos clássicos de política "paz e amor", esperando talvez um abraço, ou até uma selfie. Mas  recebeu uma resposta inesperada, que ecoou mais alto do que o som da banda.

"Agradeço todas as emendas que você mandou pra minha cidade, mas pra mim você não passa de um covarde". Teria dito o vereador

As pessoas que estavam presentes, relatam que o parlamentar federal, ouviu o recado, baixou a cabeça e saiu de fininho, enquando o vereador gritava a pleno pulmões, pra quem quisesse  ouvir: "É um covarde"

O Blog, claro, não vai  citar nomes. Mas é só ligar os pontos pra saber de quem se trata.

Vereadores desse "naipe" não se em qualquer esquina. Em tempos de figurantes e bajuladores, ver alguém  com coragem para peitar um Deputado Federal, ainda por cima, com patente; é coisa rara.





ELEIÇÕES 2026: "Depois de ressuscitar o MDB, Fátima Bezerra poderá sofrer rasteira de Walter Alves"


A política potiguar caminha para mais um de seus enredos clássicos: alianças que se tornam incômodas e, em certos momentos, ameaçadoras. 

Depois de dar sobrevida ao MDB no Rio Grande do Norte ao convidar Walter Alves para compor sua chapa como vice-governador em 2022, a governadora Fátima Bezerra pode agora enfrentar um movimento silencioso de enfraquecimento vindo justamente de seu aliado.

Walter Alves, herdeiro político do ex-senador Garibaldi Alves, viu no convite de Fátima uma oportunidade de se manter em evidência após sucessivas derrotas eleitorais do MDB. 

Com a estrutura e a visibilidade do cargo de vice, ele tem articulado cada vez mais dentro e fora do governo, e  o MDB caminha para recuperar protagonismo em 2026 — nem que para isso tenha que romper com a atual gestão petista.

A relação entre Fátima e o MDB nunca foi exatamente natural. A aliança sempre foi pragmática, mas o clima nos bastidores tem mudado. Interlocutores próximos apontam que o MDB tem demonstrado desconforto com a condução de algumas políticas do governo e, sobretudo, com a falta de espaço para ampliar sua influência.

Com a aproximação das eleições  e a montagem dos palanques para 2026, cresce a especulação de que Walter pode ensaiar um distanciamento estratégico, buscando abrir caminho para que o MDB tenha um projeto próprio de poder — ou até componha com setores da oposição, caso avalie que a popularidade de Fátima não reaja.

Se confirmada essa movimentação, Fátima Bezerra poderá experimentar o sabor amargo de ver um aliado virar adversário — Em política, como se sabe, gratidão costuma ser um artigo em falta.

Resta saber se a governadora agirá a tempo para evitar a rasteira ou se terá que assistir de camarote ao fortalecimento de quem ajudou a levantar.

É bom lembrar que a partir de Abril do próximo ano, Fatima Bezerra se tornará uma política sem mandato, e, sem mandato, nem o vento lhe bate nas costas.

Lembram do que disse a deputada Isolda na composição da aliança em 2022, que engoliria o MDB, para depois vomitar?

Pois bem, quem poderá ser vomitado no final das contas, é o PT.




EFEITO LULA: "Desemprego no Brasil atinge menor nível da história"



O número de pessoas desempregadas no Brasil está cada vez menor, com a taxa de desemprego registrando uma queda para 5,8% no segundo trimestre deste ano. Esse é o menor nível alcançado na série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), que começou em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os números foram divulgados nesta quinta-feira (31), mostrando um cenário de recuperação consistente do mercado de trabalho no Brasil.

O dado representa uma queda considerável em relação aos três primeiros meses de 2025, quando a taxa estava em 7%.

Também foi registrada uma melhora se for levado em consideração o mesmo período do ano passado, quando a taxa era de 6,9%. Antes disso, o índice mais baixo era de 6,1%, registrado em novembro de 2024.

Empregos formais e informais em alta

Entre os meses de abril e junho deste ano, a quantidade de pessoas ocupadas no Brasil chegou a 102,3 milhões. O número representa um aumento de 1,8% em relação ao trimestre anterior, quando se teve o registro de 1,8 milhão de brasileiros a mais no mercado de trabalho.

Por outro lado, o número de pessoas desocupadas caiu para 6,3 milhões, o que representa uma redução de 17,4% ou 1,3 milhão de pessoas.

O setor privado alcançou o maior número de empregos formais da série histórica, registrando 39 milhões de pessoas empregadas com carteira assinada.

Atualização com base no Censo

A pesquisa divulgada pelo IBGE utilizou, pela primeira, dados atualizadas com base no Censo Demográfico de 2022.

Essa atualização tem como objetivo tornar a amostra de domicílios mais representativa da população brasileira e manter o rigor estatístico do levantamento.

No total, foram visitados 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal.



URGENTE: "Justiça cassa mandato do prefeito e vice de Equador "

 


Em sentença proferida nesta sexta-feira (1º), o juiz eleitoral Wilson Neves de Medeiros Júnior cassou o mandato do prefeito de Equador/RN, Cletson Rivaldo de Oliveira, e do vice-prefeito Caio Ferreira, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante o pleito de 2024. A decisão também tornou  Cletson inelegível por 8 anos.

De acordo com a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), Cletson Oliveira teria operado, em conluio com Eldrin Wenceslau Diniz Falcão Silva, o perfil anônimo “O Sincerão” (@sincerao_o) na rede social Instagram. O perfil foi usado de forma sistemática para atacar e ridicularizar adversários políticos, divulgando conteúdo ofensivo, difamatório e inverídico contra nomes como Noeide Clemens, Cláudio Damião, José Frankiney (“Kiney”) e Camila Cantalice — esta última teria desistido da candidatura após os ataques.

A Justiça concluiu que as postagens do perfil fake extrapolaram os limites da crítica política, sendo de alta gravidade e com forte repercussão no pequeno colégio eleitoral da cidade, que tem pouco mais de 5 mil habitantes. A quebra de sigilo telemático confirmou acessos ao perfil a partir de dispositivos ligados ao próprio prefeito.

Além disso, a decisão reconheceu abuso de poder político com uso da máquina pública para coagir e manipular eleitores. A prefeitura de Equador contratou centenas de cooperados via cooperativas de trabalho, com forte aumento de despesas no ano eleitoral. Testemunhas relataram que contratações e demissões estavam ligadas à adesão ou não à campanha de Cletson. O próprio prefeito, em discurso público, utilizava metáforas com frutas para ameaçar opositores (“melancia eu corto pelo talo”), deixando clara a retaliação a quem não o apoiasse.

A sentença aponta que a conduta dos investigados comprometeu a lisura do pleito e feriu a isonomia entre os candidatos. A decisão ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral. A decisão cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral e os cassados podem continuar no cargo caso recorram da decisão.

Marcos Dantas 

Deputado Francisco participa da primeira edição da Feira Nacional Boné Brasil ao lado da governadora Fátima Bezerra


O deputado estadual Francisco do PT participou, nesta quinta-feira (31), da primeira edição da Feira Nacional Boné Brasil, realizada no município de Serra Negra do Norte, no Seridó potiguar. Ao lado da governadora Fátima Bezerra e de outras autoridades estaduais e locais, o parlamentar prestigiou o evento que reuniu expositores, empreendedores, artesãos e representantes da cadeia produtiva do setor de bonelaria do Rio Grande do Norte e de outros estados.

A presença do deputado reafirma seu compromisso com o fortalecimento da economia regional e com os trabalhadores e trabalhadoras que movimentam a produção local. “A cadeia produtiva do boné é um importante vetor de desenvolvimento para Serra Negra do Norte e para o Seridó. É fundamental que iniciativas como essa sejam apoiadas, valorizadas e ampliadas”, destacou Francisco.

Durante a visita, o parlamentar conversou com expositores, dialogou com a população e reforçou a importância do incentivo a políticas públicas voltadas ao empreendedorismo e à geração de emprego e renda na região.

A Feira Boné Brasil se consolida como um espaço estratégico para divulgação de produtos, troca de experiências e articulação de parcerias para o setor, que emprega centenas de pessoas no município.