quarta-feira, 24 de setembro de 2025

OPINIÃO: "Tatiana precisa ter cuidado para não se transformar em "prefeita TikTok"


Tatiana Fátima é, sem dúvidas, uma das prefeitas mais bem avaliadas do Rio Grande do Norte. Em Santana do Seridó, sua gestão tem alto índice de aprovação — e isso todo mundo sabe. 

Tatiana se elegeu graças ao apoio do ex-prefeito Hudson Brito, porém vem conquistando espaço político e já pode andar com as próprias pernas. 

O que a prefeita precisa compreender é que, apesar do respeito que conquistou, corre o risco de desgastar sua própria imagem. O excesso de exposição nas redes sociais — em postagens quase diárias — a coloca no papel de “prefeita TikTok”. 

De tanto aparecer, sua comunicação corre o risco de cair na mesmice e diminuir o brilho de seu carisma e simpatia, que sempre foram trunfos pessoais.

Tatiana é uma gestora aplaudida e reconhecida, mas precisa refletir: mais do que likes, o que consolida sua liderança são resultados de gestão e força política. 

Do contrário, pode transformar a popularidade conquistada em excesso de exposição e, paradoxalmente, em desgaste.

Cassações de prefeitos viram rotina no RN e tendência é de cerco cada vez maior


Está virando rotina a cassação de mandatos de prefeitos e vice-prefeitos no Rio Grande do Norte. Os motivos variam: alguns gestores são afastados por improbidade administrativa, outros enfrentam acusações envolvendo licitações suspeitas, descritas como verdadeiramente “cabulosas”.

O que se percebe é uma vigilância cada vez mais intensa dos órgãos de controle. Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Ministério Público (MP) estão de olho e têm atuado com firmeza. A tendência é de fechamento do cerco, aumentando a pressão sobre administrações municipais e tornando o ambiente político cada vez mais instável no interior potiguar.

Robson Pires

MAIS UM: "Por 5×2, Prefeito de Ouro Branco perde mandato no TRE"


Na sessão realizada nesta terça-feira (23), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) decidiu, por cinco a dois, cassar os mandatos do prefeito de Ouro Branco, Samuel Souto, e do vice-prefeito, Dr. Araújo, por prática de abuso de poder político e econômico.

Com a decisão, além da perda imediata dos mandatos, o prefeito ficará inelegível por oito anos. O vice-prefeito também está sujeito às sanções impostas pela Corte Eleitoral.

Enquanto novas eleições não são realizadas, quem deverá assumir a chefia do Executivo municipal interinamente é o presidente da Câmara de Vereadores, Amarildo dos Santos.

A decisão ainda cabe recurso, mas o município já se prepara para a realização de novo pleito, que definirá quem comandará Ouro Branco nos próximos anos.

QUEM DISSO CUIDA, DISSO USA: "Sergio Moro apresenta emenda pra tentar salvar a PEC da bandidagem no senado"


O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) apresentou uma emenda para tentar salvar a PEC da Blindagem e limitar o alcance do texto aprovado pelos deputados federais na semana passada.

A proposta do senador prevê que seja exigida autorização prévia da Câmara ou do Senado para a abertura de investigações contra parlamentares apenas em casos que envolvam “crime contra a honra” ou “qualquer imputação fundada exclusivamente em opiniões, palavras e votos do parlamentar”.

Moro destacou que, dessa forma, o texto sugerido elimina qualquer proteção em relação a processos por outros crimes, como corrupção, organização criminosa ou lavagem de dinheiro.

A emenda é assinada em conjunto com outros 12 senadores, entre eles Ciro Nogueira (PP-PI) e Rogério Marinho (PL-RN).

PEC da Blindagem

Agora tramitando no Senado, a PEC da Blindagem, que rendeu muito desgaste para a Câmara, deverá ser “sepultada” logo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa Alta, prevê o presidente do colegiado, senador Otto Alencar (PSD-BA).

O relator do texto no Senado, Alessandro Vieira (MDB-SE), já adiantou que seu relatório será pelo engavetamento do texto.

OPINIÃO: "Já diz o ditado, quem disso cuida, disso usa"