A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, nesta quarta-feira (20), uma audiência pública proposta pelo deputado Francisco do PT para discutir o cenário da Agricultura Familiar no estado. O encontro fez parte da programação da 22ª edição do movimento “Grito da Terra RN”, que reúne trabalhadores rurais, sindicatos e entidades representativas do campo.
Segundo o parlamentar, o movimento é estratégico para valorizar a agricultura familiar, considerada pilar na produção de alimentos saudáveis, na segurança alimentar, na sustentabilidade ambiental e na dinamização da economia local.
“O Grito da Terra articula proposições políticas que visam o fortalecimento de um modelo de desenvolvimento rural sustentável e solidário, atualizado com a realidade socioambiental e econômica do nosso Estado, fortemente impactado pela estiagem prolongada”, destacou Francisco.
Durante o debate, foram apresentadas propostas de enfrentamento emergencial à seca e ações estruturantes como reordenamento agrário, incentivo ao cooperativismo, políticas voltadas para mulheres, jovens e idosos do campo, além de medidas para garantir assistência técnica e controle social das políticas públicas.
A audiência contou com a participação da FETARN, CUT/RN, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, ANATER, INCRA, SEDRAF, EMATER, cooperativas do setor, além do mandato da deputada Divaneide Basílio (PT). Também participaram os vereadores de Natal Samanda Alves, Daniel Valença e Brisa Bracchi, e a vereadora de Caicó Ana Aline.
Ao final, o deputado Francisco reafirmou seu compromisso com a categoria:
“Nosso mandato será sempre uma trincheira de defesa da agricultura familiar e das pautas apresentadas pelos movimentos sociais. Vamos trabalhar para que os anseios das trabalhadoras e trabalhadores rurais tenham o apoio desta Casa Legislativa e do Governo do Estado”, concluiu.