quarta-feira, 29 de outubro de 2025

CARRASCOS DOS SERVIDORES: "General Girão e João Maia assinam a PEC da reforma administrativa, que abre brecha para perseguir concursados"


Os deputados federais General Girão (PL) e João Maia (PP) foram os únicos membros da bancada do Rio Grande do Norte a assinar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma administrativa.

A PEC atingiu 171 assinaturas para começar a tramitar.

A proposição é uma das metas do presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta (Republicanos). No discurso, a ideia é acabar com privilégios e penduricalhos do alto escalão do serviço público.

Mas no miolo da PEC é que está o problema.

A proposta limita a realização de concursos públicos por meio de travas orçamentárias abrindo brechas para a ampliação de contratações temporárias. Outro ponto negativo é a precarização da docência com a possibilidade de terceirizar a contratação de professores.

A PEC acaba com a progressão automática da carreira com a implantação de critérios de avaliação de desempenho subjetivos, o que abre margem para favorecimentos.

A proposta também facilita a extinção de cargos e facilita as transferências temporárias, o que abre brecha para perseguições políticas, além de simplificar o processo de demissão de efetivos.

Outro ponto é que futuro excesso de contratações temporárias e terceirizadas colocam em risco de colapso os Regimes de Previdência Própria (RPPS).

Em São José do Campestre, deputado Francisco participa da procissão de São Judas Tadeu


O deputado estadual Francisco do PT participou, na tarde desta terça-feira (28), da procissão de São Judas Tadeu, em São José do Campestre.

Durante o percurso, o parlamentar esteve acompanhado da presidenta da Câmara Municipal, vereadora Márcia Nelo, do vice-prefeito, Anderson Handrade e do dirigente do PT municipal, Fábio Júnior.

Francisco destacou a importância das expressões religiosas como forma de fortalecer os laços comunitários e a cultura popular.

“São momentos que renovam a fé e reforçam o sentimento de união entre as pessoas. Fico feliz em poder participar dessa celebração tão especial para o povo do bairro Paraíba”, afirmou o deputado.

Ex-prefeito e ex-secretários são condenados por desvio de combustível em cidade do RN


O ex-prefeito de Angicos, Deusdete Gomes, e três ex-secretários municipais foram condenados por improbidade administrativa por causa de um esquema de desvio de combustível entre os anos de 2017 e 2018.

A investigação foi conduzida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) por meio da Operação Combustão. Segundo a acusação, o esquema envolvia o abastecimento de veículos particulares com combustível pago pela Prefeitura.

As irregularidades foram descobertas depois que os investigadores identificaram gastos excessivos do município, com combustível, durante o período.

Na sentença, a Justiça determinou que o ex-prefeito perca os direitos políticos por oito anos e tenha o nome inscrito no Cadastro Nacional de Condenados por Ato de Improbidade Administrativa.

Os ex-secretários de Saúde, Transporte e Obras Públicas também foram condenados. Além da perda dos direitos políticos, eles deverão devolver os valores desviados aos cofres públicos.

De acordo com o Ministério Público, apenas a então secretária de Saúde desviou cerca de R$ 26 mil.

g1/RN