O deputado estadual Francisco do PT comemorou, nesta quarta-feira (19), a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que viabiliza a implantação do Hospital Universitário do Seridó, em Caicó. A cerimônia, realizada na Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN, reuniu autoridades estaduais e federais, incluindo o ministro da Educação, Camilo Santana, e celebrou um passo decisivo para a construção do mais novo hospital universitário do Rio Grande do Norte.
Francisco destacou que essa é uma conquista que acompanha sua trajetória pública há muitos anos.
“Essa é uma luta que venho defendendo desde quando fui prefeito de Parelhas. Sempre acreditei que a região do Seridó precisava de um equipamento de saúde desse porte, capaz de atender a população, fortalecer o SUS e ampliar a formação dos nossos profissionais. Hoje, damos um passo histórico”, afirmou o parlamentar que também é líder do Governo na Assembleia e disse que vai trabalhar para a rápida aprovação do projeto que permite a doação do terreno para a contratação do hospital.
A governadora Fátima Bezerra entregou oficialmente ao ministro e ao reitor uma cópia do projeto de lei que transfere para a UFRN o terreno onde será construído o hospital, destacando o pedido de tramitação em regime de urgência na Assembleia Legislativa. “Estamos todos de mãos dadas para fazer esse sonho virar realidade”, disse.
O acordo foi firmado entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Ministério da Educação, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Governo do Estado. A implantação do Hospital Universitário do Seridó consolida um projeto esperado por décadas e reforça a política de expansão da saúde pública e do ensino superior na região.
Segundo o ministro Camilo Santana, a assinatura do ACT marca o início oficial da implantação do hospital, que terá papel estratégico para o desenvolvimento regional. O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, detalhou que o novo HU contará com 181 leitos, sendo 158 de internação, oferecendo atendimento adulto e pediátrico de alta complexidade, além de um robusto setor de diagnóstico e um centro de pesquisa clínica integrado às universidades públicas.
O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, ressaltou que a experiência da Ebserh será fundamental para garantir qualidade e inovação. Ele anunciou a doação de um equipamento de ressonância magnética para a policlínica e informou que, quando o hospital estiver em funcionamento, a Universidade dobrará as vagas do curso de Medicina, passando de 50 para 100.
Também participaram da solenidade prefeitos da região, parlamentares, gestores da área da saúde e da educação e autoridades federais e estaduais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário