sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Bolsonaro ficará inelegível, mas não deve ser preso, dizem juízes do Supremo e do STJ


É quase certo que Jair Bolsonaro (PL) será declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na estimativa de magistrados de cortes superiores de Brasília. Já a hipótese de ele ser condenado e preso nos próximos quatro anos é considerada praticamente impossível, informa Mônica Bergamo em sua coluna na Folha de S.Paulo.

Bolsonaro responde a 16 ações no TSE, que podem levar à sua inelegibilidade, e a diversos inquéritos criminais e civis que podem resultar em condenação à prisão. Mas ele só poderá ser recolhido ao cárcere em decorrência de uma sentença condenatória transitada em julgado, ou seja, quando não couber mais recurso em nenhuma instância da Justiça.

A única possibilidade de Bolsonaro ser preso, dizem os mesmos magistrados, se apresentaria no caso de ele tentar obstruir investigações, destruindo provas ou intimidando testemunhas.

O ex-presidente poderia ser preso também por decisão de um juiz de primeira instância, onde responderá a oito investigações. Nessa hipótese, no entanto, a maior probabilidade é a de que o STF reverta a detenção.

Roberto Flávio



Nenhum comentário: