quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

POLÊMICA: "Cláudia Leite troca nome de "Iemanjá" por "Yeshua" em letra de música e atitude repercute"


Em suas redes sociais, Pedro Tourinho, secretário de Cultura Turismo de Salvador, falou sobre a situação, sem citar o nome da artista. “Se é para celebrar os 40 anos do Axé Music, que seja para celebrar com respeito, fortalecendo seu fundamento, ajustando desequilíbrios, valorizando sua verdade, avançar caminhando pela frente. Não podemos admitir desrespeito, apropriação e retrocesso, novamente”, disparou ele.

E acrescentou: “Quando um artista que se diz parte desse movimento, saúda o povo negro e a cultura, reverencia a percussão e musicalidade, faz sucesso e ganha dinheiro com isso, mas, de repente, escolhe reescrever a história e retirar o nome de Orixás das músicas, não se engane: o nome disso é racismo, e é o surreal e explícito reforço do que houve de errado naquele tempo”.

A crítica repercutiu e um dos comentários que chamou a atenção foi o de Ivete Sangalo. A artista comentou apenas com um “Sim!”, seguido de emojis de aplausos.

Na letra original de Caranguejo, os versos são “Joga flores no mar. Saudando a rainha Iemanjá”. Na nova versão cantada por Claudia Leitte ela diz: “Joga flores. Eu canto meu rei Yeshua”.

Nenhum comentário: