quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Cartas para Lula


Olá, presidente. O senhor mostrou que os políticos não são todos iguais. Obrigado por ajudar esse povo tão sofrido e parabéns pela eleição da Dilma. Sei que no dia 1º o senhor não será mais presidente, mas espero que volte.

O trecho acima reúne frases de diferentes cartas e e-mails recebidos pela Presidência desde abril, com mais intensidade a partir de agosto.

O objetivo das mensagens é dar um caloroso adeus --ou, ao menos, um "até logo"-- ao presidente mais bem avaliado após o fim da ditadura, Luiz Inácio Lula da Silva.

Até meados de novembro, as correspondências somavam cerca de 1.700 mensagens, enviadas de todos os Estados. Não faltam também convites para inaugurações, visitas e projetos sociais.

Na presença da reportagem, as mensagens de despedida foram abertas, de forma aleatória, pelo responsável pela documentação histórica da Presidência da República, Cláudio Rocha. Todas elas eram elogiosas ao presidente.

Mais de 70% das correspondências chegaram por e-mail, 80% foram escritas por adultos com até 60 anos e mais de 50% foram enviadas do Sudeste do país. O tom é geralmente informal, muitas vezes usando "você".

As mensagens recebidas ao fim  do governo, Lula vai recebê-las e direcioná-las para seu instituto, ainda a ser criado. O mesmo acontecerá com os presentes.

Nenhum comentário: