quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Fumo, bebida e grito são os principais inimigos da voz

Fale e ouça, com atenção, o som da sua voz. Parece calma, modulada, agradável e no tom certo? Ótimo, mas provavelmente nem sempre é assim. A voz, além de revelar muito sobre a nossa maneira de ser, também denuncia bastante sobre nosso estado de espírito. Duvida? É só se lembrar das situações em que você sentiu sua voz tremer.

“Isso acontece porque ela é uma forte expressão da personalidade e das circunstâncias emocionais por que passamos. Nesse sentido, quando estamos em um momento que nos causa desconforto, estresse ou ansiedade, ela pode, sim, soar trêmula”, diz a fonoaudióloga Anna Alice Almeida, vice-coordenadora do departamento de voz da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Se você quer dispor de uma boa condição vocal por muito, muito tempo, é bom começar a se preocupar com o assunto desde cedo.

Fumar, por exemplo, nem pensar. “O vício não faz mal apenas para a voz, mas para o corpo todo. A nicotina se fixa às cordas vocais e as deixa rígidas, enquanto a fumaça quente do cigarro irrita o trato respiratório. Tudo isso gera dificuldade de mobilização das cordas vocais, que repercutirá na qualidade do som. Sem falar que pessoas que fumam têm maior chance de desenvolver câncer de laringe e de pulmões”, adverte a fonoaudióloga Maria Lúcia Dragone.

Nenhum comentário: