quinta-feira, 1 de outubro de 2015

ABSURDO: "Oposição pede a Temer apoio político para votar veto à doação de empresas"

Líderes da oposição na Câmara se reuniram nesta quarta-feira (30) com o vice-presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto, para pedir que ele intervenha junto ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), para assegurar a votação do veto presidencial ao projeto que autoriza a doação de empresas a campanhas eleitorais.
O Congresso Nacional convocou uma sessão para esta quarta-feira para analisar vetos da presidente Dilma Rousseff, entre os quais o que barrou o reajuste de até 78% aos servidores do Judiciário. No entanto, um impasse entre os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pode forçar o cancelamento da sessão conjunta de deputados e senadores.
 
Cunha quer que os congressistas apreciem, já na sessão desta quarta, o veto da presidente ao trecho da reforma que autorizava o financiamento empresarial de campanha eleitorais. No entanto, Renan não quer incluir o dispositivo na pauta do Congresso.
 
“Nós enxergamos o vice-presidente Michel Temer como alguém que tem compreensão do sistema eleitoral brasileiro e respeitabilidade para ajudar a construir uma relação entre Câmara e Senado. E, sobretudo, um constitucionalista e um jurista importante, que pode ajudar a atuar junto a essas instituições para encontrar uma solução definitiva para essa instabilidade quanto ao financiamento das eleições”, disse ao final da audiência o líder da Minoria na Câmara, deputado Bruno de Araújo (PSDB-PE).

Nenhum comentário: