terça-feira, 2 de abril de 2019

Francisco do PT promove debate sobre o Mais Médicos e movimenta a Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do RN, por proposição do deputado estadual Francisco do PT, promoveu na tarde de hoje (01), um importante debate sobre o Programa Mais Médicos e os desafios das lacunas assistenciais. 

Com o objetivo de acolher, formular e incentivar o debate com a sociedade potiguar e tomar conhecimento do estágio em que se encontram as discussões em torno do Programa Mais Médicos e os desafios das lacunas assistenciais atuais no Congresso Nacional, a audiência pública reuniu diversos segmentos ligados ao tema, bem como representações da sociedade civil. 

Para Francisco do PT, que foi prefeito de Parelhas por dois mandatos e conhece de perto a problemática, o déficit de médicos no interior é uma realidade e a população carente é a mais prejudicada. “É preciso aprofundar o debate acerca de encontrar alternativas para suprir déficits de recurso humano médico do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito da Atenção Básica. A população pobre é a que mais sente, pois não dispõe de meios para ter acesso a medicina privada”, concluiu.

O secretário adjunto da Secretaria de Saúde Pública do RN, Petrônio Spinelli, apresentou um panorama do programa Mais Médicos no RN, desde sua criação em 2013, no governo da presidenta Dilma Rousseff, até os dias atuais. Gestor chamou atenção para as lacunas já existentes que foram ampliadas após o desligamento dos médicos cubanos. 

A secretária Municipal de Saúde de São José do Seridó e atual presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Debora Costa dos Santos, corroborou com a fala do deputado ao afirmar que mais de 90 municípios do RN sofrem com a ausência do profissional. 

Participaram também da mesa de debate a deputada estadual Isolda Dantas; o presidente do CREMERN, Marcos Lima de Freitas; a tutora do Mais Médicos na UFRN, Liane Ramalho; Renato Dumaresc (OAB-RN) e a coordenadora do Curso de Medicina da UFERSA, Tammy Rodrigues.


Nenhum comentário: