segunda-feira, 17 de março de 2025

Só tem torcida de político na rua: o Brasil cansou, a corja venceu...


É formidável como o Brasil nos obriga a prestar atenção ao que não tem importância. 

Essa manifestação bolsonarista de ontem, em Copacabana, qual é a relevância dela para a vida de todo mundo, exceto a do próprio Jair Bolsonaro? Nenhuma.

Como de hábito, quem organiza fala em milhão de manifestantes e quem se opõe, em poucos milhares. O milhão de ontem é claramente lorota. Havia ali umas 20 mil pessoas.

Não é pouco, não fosse a nossa mania de inflar o número de gente que se junta na rua para protestar, comemorar Réveillon, sambar ou rezar. Aí, tem de ser milhão para cima para ser considerado sucesso.

Eu ia dizendo sobre a falta de importância da manifestação de ontem. Vale para todas. Perdeu-se o estímulo para ir gritar na rua por coisas que valem a pena desde o fim da Lava Jato — fim para o qual Jair Bolsonaro deu contribuição inestimável também, depois de pegar carona eleitoral na operação anticorrupção.

O Brasil continua a ser a porcaria de dez anos atrás ou porcaria até maior, mas os brasileiros foram derrotados pela corja e se cansaram de se esgoelar na Avenida Paulista, em Copacabana ou em qualquer outra grande praça pública. Sobraram só as torcidas organizadas de Jair Bolsonaro e de Lula.

Essa torcidas organizadas querem fazer crer que se movem em prol de boas causas — no caso de Jair Bolsonaro, pela liberdade de expressão e pela anistia aos presos pelo 8 de janeiro; no caso de Lula, pela defesa da democracia e contra o fascismo, estão lá apenas para defender os interesses pessoais dos seus ídolos.

Está todo mundo cansado das boas causas, só tem torcida de político se manifestando. 

O Brasil cansou, a corja venceu.

Mário Sabino- Colunista do Metrópoles

Nenhum comentário: