segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

ALODOXAFOBIA, VOCÊ SABE O QUE É?

Alodoxafobia é o medo das opiniões de outros, ou seja, o receio extremo pelo julgamento alheio.
As redes sociais trouxeram praticidade mas também desenvolveram em muitas pessoas este receio.
Como ninguém paga nossas contas, afinal: porque temos tanto medo da opinião dos outros?
O julgamento é, na verdade, uma forma de se auto-afirmar. Uma vez que expomos um conteúdo, de alguma forma expomos algo íntimo sobre nossa personalidade e maneira de ver o mundo.
Se livrar deste medo, no entanto, não é fácil. No entanto, é possível. Basta seguir algumas regras básicas (que valem para toda a vida, e não só para as redes sociais).
1 -  Pergunte a si mesmo o que realmente importa para você
É perfeitamente normal ter valores diferentes das pessoas ao seu redor. Você não é obrigado a gostar de um estilo musical que não é o seu, só porque seus amigos insistem que você deve gostar.
Muitos vão julgá-lo por não seguir um determinado padrão, mas se você for fiel a seus próprios objetivos e valores desenvolverá, acima de tudo,  personalidade.
2 - Nem todos estão olhando para você, ou: você não é o centro do universo
Se preocupar muito com a opinião alheia pode ser também uma necessidade de ser o centro das atenções. A maioria das pessoas ao redor estão na verdade muito ocupadas cuidando de suas próprias vidas para ficar cuidando da sua.
3 - Aceite: a opinião dos outros não podem te afetar
Ou seja, agora você já sabe o que realmente importa para você e que você não é o centro das atenções, além disso, também é preciso ter em mente que você está a todo momento sujeito a julgamentos (e será assim até o fim da vida). Pode ser no trabalho, pode ser dos amigos, ou até mesmo quando estiver andando na rua. Na maioria das situações, a opinião das pessoas não vai mudar a sua essência.
É claro que existem alguns casos onde as opiniões das pessoas podem fazer a diferença, é o caso da opinião do seu chefe – Mas na sua opinião: É mais importante se preocupar com a opinião de quem realmente importa, ou com a opinião de quem não exerce nenhum efeito em sua vida?
As pessoas que realmente importam, que no caso são sua família e amigos, vão te amar pelo que você realmente é.
4 - Você não pode controlar o que as pessoas pensam
De fato não podemos controlar o pensamento das pessoas. Não tem como saber o que uma pessoa pensa muito menos o por que. As pessoas são diferentes, logo pensam de maneiras diferentes.
O que os outros pensam de você, que seja coisas boas ou ruins – a opinião é totalmente deles. Da próxima vez que você for se preocupar com o que os outros pensam ou podem pensar de você, antes, pergunte a si mesmo se esse pensamento sobre você pode exercer algum efeito em sua vida. No fim das contas, o que pensam de você é problema de quem pensa e não seu.

FONTE: Espaço Único

Nenhum comentário: