quinta-feira, 13 de março de 2014

MUNDO: "Há 2 meses em coma Schumacher perdeu 20 quilos"

O piloto alemão desde que iniciou seu calvário com o acidente de esqui até agora, perdeu 20 kgs. Isto, porém, não agrava o quadro clínico do ex-piloto alemão. A perda de peso, embora neste caso considerável, é natural em pacientes que se encontram em estado de coma

O esportista apresentou sinais de melhora pequenos, mas encorajadores.
Heptacampeão mundial de Formula 1, Schumacher mede 1,74 m e, antes do acidente, pesava 75 kg – o que significava um IMC (índice de massa corporal) de 24,8, considerado dentro do ideal. Neste momento, caso esteja mesmo com 55 kg, o IMC do esportista é de 18,2, abaixo do ideal.
Isto, porém, não agrava o quadro clínico do alemão. A perda de peso, embora neste caso considerável, é natural em pacientes que se encontram em estado de coma. Ele induz ao catabolismo – assimilação de matéria orgânica para fins de obtenção de energia – e provoca a perda de massa muscular. Além disto, por ter sido um esportista dedicado, Schumacher possuía condição muscular capaz de resistir a tais perdas. O ex-piloto escorregou após passar por uma pedra escondida sob a neve e caiu, batendo a cabeça em uma outra rocha.
O alemão foi levado foi levado ao hospital de helicóptero, e a suspeita inicial era de que a pancada havia sido leve. Porém, horas mais tarde, o traumatismo craniano sério e o coma foram confirmados.

Nenhum comentário: