sexta-feira, 21 de agosto de 2015

FÁTIMA BEZERRA: “Professores devem ser tratados e valorizados como profissionais e não como abnegados”

Durante a audiência pública que debateu a valorização dos profissionais de educação, sugerida e presidida pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN), os participantes defenderam a importância de ações que possibilitem salários adequados para os profissionais da educação, assim como o incentivo a sua formação. A reunião foi realizada, nesta quarta-feira (19), na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.
A presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais de Educação (Anfope), Iria Brzezinski, (Anfope), defendeu uma política contínua de formação e valorização profissional como dever de Estado. “Não basta formá-los com a qualidade, é preciso, concomitantemente, implementar políticas de valorização desses profissionais da educação “, informou.
Segundo a senadora Fátima Bezerra, é preciso aumentar a participação financeira da União, para promover um verdadeiro regime de cooperação técnica, garantindo melhores salários, jornada de trabalho e carreira para os profissionais da educação. “Os jovens querem ser professores, mas não querem ser desvalorizados. É preciso ter salários, carreiras, e jornadas mais atrativos. Os professores devem ser tratados e valorizados como profissionais e não como abnegados que desempenham, por vocação, uma missão”, afirmou.
Para Mariza Abreu , da Confederação Nacional de Municípios (CNM) , o país precisa aprimorar os critérios de reajuste anual do piso, bem como ampliar a complementação da União e estruturar a carreira. “ Não tenho dúvida de que valorizar o magistério é condição para a melhoria da qualidade da educação”, disse.
O secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação, Binho Marques, informou que será criado fórum permanente para acompanhamento da atualização progressiva do valor do Piso Salarial Nacional para os profissionais do magistério público da Educação Básica.
Além de Fátima, participaram da audiência os senadores Romário, Telmário Mota, Dário Bergere Regina Souza.
Greve
Durante a audiência pública, a senadora Fátima defendeu que não aconteçam mais cortes na educação e reiterou seu apelo ao governo federal para que sejam superados os impasses para colocar um fim às greves dos professores e dos técnicos das universidades, que já duram quase três meses.

Nenhum comentário: