quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Instituto de pesquisa faz sondagem dizendo que Bolsonaro é do PT


O Instituto Sensatus começou a realizar nesta segunda-feira (21) uma nova pesquisa para medir a intenção de votos para as eleições de 2022 no Rio Grande do Norte.

Contratado pela TV Band Natal, o instituto vai entrevistar, até a próxima quinta-feira (24), 1.666 pessoas em 54 municípios do Estado para sondar quem está na frente nas corridas para presidente da República, governador e senador, entre outros aspectos da disputa eleitoral. O resultado deverá ser divulgado na sexta (25).

Apurando denúncias recebidas pelo WhatsApp, o PORTAL DA 98 FM consultou nesta segunda-feira, junto à Justiça Eleitoral, o questionário que está sendo aplicado aos eleitores potiguares. Ao todo, são 30 perguntas com variados cenários eleitorais, entre 1º e 2º turno, e avaliação dos governos estadual e federal.

Um erro chama a atenção no questionário. Em pelo menos três perguntas, o presidente Jair Bolsonaro aparece como filiado do PT, o que não é verdade. O presidente da República, pré-candidato à reeleição, é filiado ao PL, e o PT é a sigla do principal adversário dele segundo as pesquisas: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em outras perguntas, Bolsonaro aparece como “sem partido”.

Todas as perguntas em que Bolsonaro aparece como filiado do PT são relativas a cenários de segundo turno das eleições presidenciais.

Este não é o único erro do levantamento. O PORTAL DA 98 FM apurou que, além de Bolsonaro, aparecem com o partido creditado de forma errada os presidenciáveis Ciro Gomes (que é do PDT, mas aparece como filiado do PSDB).

Outro aspecto que chama a atenção no questionário é o fato de que pré-candidatos do PT aparecem sempre como os primeiros na versão estimulada da pesquisa – quando os nomes dos concorrentes são apresentados ao eleitor.

A disposição dos nomes pode induzir que os primeiros sejam citados, a depender da impaciência do entrevistado em responder às perguntas. Normalmente, a lista é apresentada em ordem alfabética para evitar essa interpretação.

98FM





Nenhum comentário: