segunda-feira, 14 de junho de 2021

Brasil cai para 6º em ranking de combate à corrupção na América Latina

 


Após ser ultrapassado pela Argentina, o Brasil caiu para o 6º lugar no Índice de Capacidade de Combate à Corrupção. O ranking classifica os países latino-americanos de acordo com a capacidade de detectar, punir e prevenir a corrupção.

O Brasil foi o país com a maior queda na pontuação. Sua nota caiu de 5,52 para 5,07. Em 2019, o país ocupava a 2ª posição.

O estudo cita que o Brasil“teve declínios na independência de suas agências anticorrupção e do Ministério Público”.

Segundo o estudo, na categoria “capacidade legal”, Brasil teve declínios na independência de suas agências anticorrupção e do Ministério Público”.

O documento também destaca que o “índice reflete a nomeação pelo governo do presidente Jair Bolsonaro de pessoas percebidas como menos independentes para o comando da Polícia Federal e do Ministério Público Federal“.

Com 7,80 pontos, o Uruguai liderou o ranking pelo segundo ano consecutivo. Comandada pelo ditador Nicolás Maduro, a Venezuela teve a pior nota das 15 nações analisadas, com 1,40.

A pesquisa foi realizada pela Americas Society/Council of the Americas e pela Control Risks.

Como destacou o fundador da organização Contas Abertas, Gil Castello Branco, à Crusoé, “talvez nós estejamos vivendo a maior corrupção da história do Brasil”. 

O Antagonista



Nenhum comentário: