sexta-feira, 1 de agosto de 2025

EFEITO LULA: "Desemprego no Brasil atinge menor nível da história"



O número de pessoas desempregadas no Brasil está cada vez menor, com a taxa de desemprego registrando uma queda para 5,8% no segundo trimestre deste ano. Esse é o menor nível alcançado na série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), que começou em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os números foram divulgados nesta quinta-feira (31), mostrando um cenário de recuperação consistente do mercado de trabalho no Brasil.

O dado representa uma queda considerável em relação aos três primeiros meses de 2025, quando a taxa estava em 7%.

Também foi registrada uma melhora se for levado em consideração o mesmo período do ano passado, quando a taxa era de 6,9%. Antes disso, o índice mais baixo era de 6,1%, registrado em novembro de 2024.

Empregos formais e informais em alta

Entre os meses de abril e junho deste ano, a quantidade de pessoas ocupadas no Brasil chegou a 102,3 milhões. O número representa um aumento de 1,8% em relação ao trimestre anterior, quando se teve o registro de 1,8 milhão de brasileiros a mais no mercado de trabalho.

Por outro lado, o número de pessoas desocupadas caiu para 6,3 milhões, o que representa uma redução de 17,4% ou 1,3 milhão de pessoas.

O setor privado alcançou o maior número de empregos formais da série histórica, registrando 39 milhões de pessoas empregadas com carteira assinada.

Atualização com base no Censo

A pesquisa divulgada pelo IBGE utilizou, pela primeira, dados atualizadas com base no Censo Demográfico de 2022.

Essa atualização tem como objetivo tornar a amostra de domicílios mais representativa da população brasileira e manter o rigor estatístico do levantamento.

No total, foram visitados 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal.



Nenhum comentário: