segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Fátima Bezerra: Aliança com o PSB não é automática






O PT do Rio Grande do Norte tem uma aliança “preferencial” com o PSB, mas isso não significa que o partido se alie “automaticamente” com os pessebistas liderados pela governadora Wilma de Faria.

É o que diz a deputada federal Fátima Bezerra.

Segundo Fátima, durante o ano de 2009, o PT manteve diálogos com todos os pré-candidatos ao Governo do Estado que fazem parte da base aliada do governo Lula: Carlos Eduardo (PDT), João Maia (PR), Iberê Ferreira (PSB) e Robinson Faria (PMN).

“A todos eles o partido reafirmou que o seu posicionamento em relação ao pleito de 2010 estaria vinculado à continuidade do projeto nacional, representado pela candidatura da ministra Dilma Roussef, e a um projeto de governo para o RN”, frisa Fátima.

A deputada acrescenta que foram conversas iniciais que deixaram o quadro em aberto, significando que o PT dialoga com todas essas pré-candidaturas, mas que ainda não tem candidato definido, apesar da “aliança preferencial” com o PSB.

O PT defende que a aliança para vencer as eleições no Rio Grande do Norte deve ser ampliada englobando partidos que atualmente não fazem parte do governo Wilma, caso do PDT e PMDB, e com partidos que não fizeram parte da aliança que disputou a Prefeitura de Natal em 2008, como PR, PMN e PTB.

“Esperamos que unidos, se não todos, a maioria representativa dos partidos que compõem a base dos governos de Lula e de Wilma, cheguemos a um consenso de qual a melhor candidatura irá representar o nosso projeto para o Rio Grande do Norte”, afirma Fátima Bezerra.

Com isso, o PT ainda não bateu o martelo em torno da pré-candidatura ao Governo do vice-governador Iberê Ferreira.

PT deve apresentar candidato ao Senado

Segundo ainda Fátima Bezerra, seguindo orientação da Direção Nacional de ampliar ao máximo o palanque da ministra Dilma Rousseff, o PT decidiu que não lançará candidatura ao Governo.

“Sem, no entanto, abrir mão de discutir e ter participação na chapa majoritária. O que pode acontecer com uma das vagas em disputa pelo Senado onde, mantida a posição do senador Garibaldi Filho de formar palanque com o DEM, o PT deverá apresentar um nome para a disputa da segunda vaga”, enfatiza Fátima.

A deputada lembra que o PT é detentor do segundo maior tempo do horário gratuito de TV. “Além de ser o partido com maior inserção nos movimentos sociais e ser o partido do Lula, presidente com maior popularidade da história desse país e com o governo melhor avaliado na s pesquisas de opinião pública”, afirma a líder petista.

De acordo com a parlamentar, os petistas do Rio Grande do Norte comemoram também os investimentos feitos pelo governo federal em 2009.

“Foram 10 novas unidades do IFRN (antigo CEFET), investimentos nos portos de Natal e Areia Branca, para onde já estão assegurados mais de R$ 170 milhões , a refinaria Clara Camarão, além de investimentos em energia, no Programa Minha Casa Minha Vida, na agricultura familiar, através dos Territórios da Cidadania, entre outros”, observa Fátima Bezerra.

Nenhum comentário: