quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Secretária de Meio Ambiente pede a colaboração da população para fortalecimento da Cooperativa de Catadores




A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais apóia a Cooperativa dos Catadores. O incentivo é dado desde o ano de 2009, quando o Prefeito Municipal, Francisco Assis de Medeiros se reuniu com um grupo de pessoas que já obtinham renda através da seleção de lixo.
Eles se organizaram e desde então a cooperativa vem lutando para se fortalecer dentro do município. A Secretária Gildete Maria revela que é difícil iniciar um trabalho como esse: “Só cerca de oito pessoas estão mais a frente da cooperativa. É difícil convencer catadores a participarem, pois eles acham que cooperativa tem que ter um lucro imediato, e não é bem assim. Você coleta, vende e distribui a renda entre os sócios”.
São diversas novidades em relação à manipulação do lixo. Parelhas é um dos 25 municípios da região do Seridó envolvidos no Consórcio de Resíduos Sólidos. A previsão é para que esse consórcio inicie os trabalhos em Junho de 2012. Todos os resíduos irão para Jardim do Seridó e de lá para Caicó, para o aterro sanitário. Também existe o projeto do Banco do Brasil da Unidade de Beneficiamento de Lixo, em parceria com o SEBRAE e a Prefeitura Municipal.
A pretensão é ajudar ainda mais os catadores, que hoje se reúnem em uma sede improvisada no Abatedouro da cidade. A primeira ação é conscientizar a população da importância da reciclagem, e da pré-seleção do lixo em casa. Gildete Maria explica melhor: “Separem em uma sacola apenas embalagens vazias de shampoo, desodorante, refrigerante e todos os outros materiais de plástico, que são o foco dos catadores hoje. Liguem para Edinalva, que hoje é a Presidente Interina da Cooperativa. Procurar as pessoas corretas é preciso. Nós convidamos também os catadores de rua para participarem. A cooperativa tem que ser fortalecida”.
As ações para este fortalecimento começam a partir de atitudes da população, que separando material plástico e entregando para os catadores da cooperativa, valorizam o trabalho dos que participam dela efetivamente.

Rafaela Gomes
Coordenadora de Comunicação

Nenhum comentário: