A deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) participou, nesta terça-feira, 13/08, na Câmara dos deputados, do ato em defesa dos recursos dos royalties e de 50% do fundo social para a educação.  A organização do evento foi realizada pelos movimentos sociais ligados ao setor educacional do país.
“O Brasil não pode abrir mão de nenhum recurso para educação. Nos últimos 10 anos, muito foi feito pela educação, mas há muito mais para ser conquistado. Precisamos garantir às crianças o acesso a creche de qualidade, valorizar o magistério e universalizar o ensino no país”, disse a deputada.
Em sintonia com as entidades vinculadas à educação no Brasil, Fátima defendeu ainda o substituto do Projeto de Lei dos royalties, relatado pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE), na medida em que seu parecer destina um volume expressivo de recursos para educação. “É dinheiro novo para a educação. Esses recursos vão dar um salto no ensino público do país e acelerar a agenda em defesa da educação nos próximos 10 anos”, declarou.
Em relação ao Plano Nacional de Educação-PNE, a deputada pediu a aprovação do mesmo ainda este ano. “Nós queremos que o Senado faça seu dever de casa e aprove o PNE o mais rápido possível, sem retrocesso, garantindo 10 % do PIB e dos recursos do petróleo para educação”, concluiu.

FONTE: Roberto Flávio