domingo, 30 de março de 2014

PESQUISA: "Para 65% dos brasileiros, mulheres que mostram o corpo merecem ser atacadas"

Parece incrível, mas no país do carnaval e do biquíni diminuto 65,1% da população concorda que a mulher que mostra o corpo merece ser estuprada. É o que mostra um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado na última quinta-feira. Para a pesquisa, foram entrevistadas 3.810 pessoas de ambos os sexos.
Perguntados se concordavam, ou não, com a afirmativa “mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”, 65,1% respondeu que sim, total ou parcialmente. Surpreendente também foi a resposta positiva de 58,5% dos entrevistados à proposição “se as mulheres soubessem se comportar, haveria menos estupros”.
Na conclusão do estudo, o Ipea destaca que a responsabilidade pela violência sexual continua sendo atribuída às mulheres. “A maioria [...] continua a considerar as próprias mulheres responsáveis, seja por usarem roupas provocantes, seja por não se comportarem ‘adequadamente’”.
Minutos após a divulgação dos resultados da pesquisa, os sites de redes sociais já mostravam reações imediatas de muitos usuários.

Nenhum comentário: