quarta-feira, 21 de março de 2018

ATUAÇÃO: "Temer atrasa chegada das águas do São Francisco ao RN e Fátima Bezerra sai em defesa do estado"

O ministro da Integração Nacional Hélder Barbalho afirmou nesta terça-feira (20) que as obras do eixo norte da transposição do rio São Francisco, no trecho que inclui o Rio Grande do Norte e a Paraíba, serão concluídas apenas em dezembro de 2018. A declaração foi dada na audiência pública convocada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado, presidida pela senadora Fátima Bezerra (PT). 
A parlamentar potiguar fez um apelo para que não haja novas quebras no cronograma estipulado e que, dessa forma, os estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba possam ser atendidos o mais breve possível.
Participaram da reunião os senadores Humberto Costa, Garibaldi Filho, José Agripino, Raimundo Lira, Elmano Ferrer e Cássio Cunha Lima; os deputados Beto Rosado e Fernando Mineiro; além de entidades representativas e sociedade civil.
O calendário anunciado anteriormente previa para junho o término das obras do eixo norte, mas o ministro informou que neste período só será possível chegar no Ceará. Embora a previsão de chegada das águas no Rio Grande do Norte e na Paraíba seja dezembro, as obras complementares, necessárias para a fluência do rio em ambos os estados, encontram-se pendentes de orçamento. A senadora Fátima Bezerra cobrou recursos do orçamento para resolver o problema:
– Vamos continuar vigilantes para que a obra do Ramal do Apodi [estrutura que levará as águas ao oeste do RN] tenha recurso orçamentário ainda em 2018. Sem o Ramal do Apodi, as águas do Rio Francisco beneficiarão apenas parte da população do Rio Grande do Norte”.
Outra preocupação apresentada diz respeito ao projeto de revitalização do Velho Chico, uma vez que o governo federal informou que não há recursos assegurados para ações de sustentabilidade do rio.
A senadora Fátima Bezerra fez duras críticas ao modelo de revitalização defendido pelo governo Temer:
– E agora querem atrelar a revitalização à privatização da Eletrobras. Que absurdo.
Fátima pediu ainda que o governo finalize as obras de Oiticica, no Seridó.
Saiba Mais


Nenhum comentário: