terça-feira, 16 de agosto de 2011

O PT É BOM DE GOVERNO: Índice de aprovação da presidenta Dilma Rousseff é de 70,2%, aponta pesquisa CNT/Sensus



 Foto: Divulgação
O índice de aprovação da presidente Dilma Rousseff(foto) registrado em agosto pela 111ª Pesquisa CNT/Sensus ficou em 70,2%. 

O levantamento feito entre os dias 7 e 12 deste mês com dois mil entrevistados em todo o país mostra que houve uma separação entre a atuação da presidente e o desempenho do governo, avaliado como ótimo ou bom por 49,2% dos cidadãos pesquisados.

Embora 45,4% dos entrevistados considerem o atual governo pior, 38,1% igual e apenas 11,5% melhor que o governo Lula, a avaliação do desempenho governamental de Dilma ficou próximo aos 48,3% contabilizados por Luiz Inácio Lula da Silva em agosto de 2003, no início do primeiro mandato do ex-presidente.

Na opinião do presidente da Seção de Transporte de Carga da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Flávio Benatti, é cedo para fazer comparações entre os dois governos. "A presidente Dilma está demonstrando uma excelente capacidade administrativa, mas ela não tem o mesmo carisma que o presidente Lula".

Benatti argumentou que a avaliação de Dilma se encontra em um bom patamar, mas é necessário investir em ações sociais e ampliar os investimentos em infraestrutura para tornar o país mais competitivo. 

Para o dirigente da CNT, do ponto de vista da população, "o combate à corrupção é importante, mas não é tudo". 

Entre os entrevistados, 73,2% consideraram que a presidente tem capacidade administrativa e 69,6% reconheceram em Dilma habilidade política para gerir o país.

As denúncias sobre corrupção no governo têm sido acompanhadas por 40,4% das pessoas ouvidas, e as medidas adotadas pela presidente tiveram a aprovação de 79,2% desse grupo de entrevistados. Já o total dos que consideram que a crise no ministério dos transportes afeta a imagem de Dilma chegou a 62,9%.

Conjuntura

A CNT/Sensus mediu fatores conjunturais para a definição do chamado Índice do Cidadão.  A nota de avaliação de fatores como emprego, renda, educação e segurança pública nos últimos seis meses ficou em 49,17. Já as expectativas em relação ao desempenho para os próximos seis meses foi de 72,16.

A pesquisa também mostrou um perfil mais conservador do brasileiro em relação a temas considerados polêmicos. Entre 53,8% e 56,3% dos entrevistados reprovaram propostas como a união civil e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo.

Outros 86% se disseram favoráveis à redução da idade penal de 18 para 16 anos e 78,6% foram contra a descriminalização  do uso de drogas.

Uma das novidades da rodada atual foi o levantamento sobre o uso da internet e das mídias sociais: 42,4% dos entrevistados disseram ter acesso à rede mundial de computadores e 39,2% lêem blogs. O acesso ao Twitter é feito por 20,8%;  ao Facebook por 37,4% e ao  Orkut por  64,5%.

Fonte: CNT 

Nenhum comentário: