sexta-feira, 7 de junho de 2019

Secretário de Saúde garante que não tomou nenhum decisão para fechar o Hospital Dr. Ruy Mariz

O secretário Estadual de Saúde, Cipriano Maia, garantiu, durante entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira, 5, que a pasta ainda não tomou nenhuma decisão com relação a um possível fechamento do Hospital Ruy Pereira e remanejamento dos serviços para outras unidades hospitalares da rede estadual.

De acordo com o secretário, apesar da Sesap ter um laudo de engenharia apontando que o Hospital Ruy Pereira possui sérios problemas estruturais que não permitem ali o funcionamento de um hospital, ainda não tomou uma decisão. A Sesap  está realizando estudos para o reordenamento do fluxo de atendimento aos pacientes vasculares de forma regionalizada e qualificada, mantendo a quantidade de procedimentos realizados e garantindo os leitos de retaguarda clínica.

Uma das possibilidades seria remanejamento de serviços para o Hospital Pedro Germano (Hospital da Polícia Militar), que está ativando parceria entre a Sesap e Secretaria de Segurança como um hospital da rede SUS, aguardando apenas liberação de recursos pelo Ministério da Saúde.

“Mas o importante é que só haverá uma definição quando estiver assegurada a atenção continuada aos pacientes que hoje são atendidos pelo Ruy Pereira. Então não tem data definida. Isso é uma coisa que a Secretaria vai anunciar apenas no momento oportuno”, finalizou o secretário.

Algumas informações sobre o hospital.

1) O prédio foi alugado por valor mensal de R$ 200 mil de aluguel, totalizando exorbitantes R$2.400.000 ao ano.

2) A estrutura é muito antiga e inadequada.

3) O contrato do aluguel do ITORN se encerra no próximo mês de agosto. O RN vai economizar e manter absolutamente todos os serviços do ITORN, remanejando-os para outras unidades hospitalares, a exemplo do hospital Santa Catarina na Zona Norte.

Portanto:

Não haverá redução de profissionais;

Não haverá redução de leitos;

Não haverá redução de serviços;

E mais: a desativação daquela estrutura antiga e inadequada não será feita de forma abrupta, mas, paulatinamente, até o mês de encerramento do aluguel.


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA

Natal, 6 de junho de 2019


2 comentários:

Lourenço - Emater S. do Mel disse...

Quanto mais explica mais se complica. Fechamento de hospital é, sempre, um ato de desrespeito, sobretudo com a população menos aquinhoada. Isso é igual a batom na cueca: não tem explicação.

Lourenço - Emater S. do Mel disse...

Quanto mais explica mais se complica.