Dr. Antônio Petronilo, já está na história política de Parelhas, sua luta pela nutrição das crianças e pela dignidade dos funcionários públicos da prefeitura, jamais serão esquecidos.
Dr. Antônio foi o responsável direto pela independência financeira da população, acabando de vez com o famoso "pede-pede" na porta da prefeitura.
Construiu creches, escolas, revolucionou o sistema municipal de saúde da época, foi prefeito, e ao mesmo tempo, médico e amigo do povo.
Com dedicação e amor, abriu caminho em um espaço controlado pelas orligarquias, criou um legado marcado por conquistas, respeito e representatividade.
Alexandre Petronilo, seu filho, herdou o capital político do pai para continuar a tragetória política, porém, perdeu-se no caminho e na ilusão de se fazer política de forma pragmática.
Com a mesma honestidade, mas sem o carisma do pai, Alexandre não conseguiu consolidar uma liderança á altura , nem manter o eleitorado cultivado pelo "doutorzinho".
Ao perder a primeira disputa, Alexandre preferiu se recolher, não foi a luta, não defendeu seu legado. Apesar de todas as acusações de ter deixado a prefeitura com dívidas, quando na verdade deixou um saldo positivo, o filho do ex-prefeito, escolheu sair de cena.
Um erro fatal.
Na política, não existe espaço vazio.